Questões de Vestibular: ESPM

Prepare-se para a prova com questões de ESPM de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q680307 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, RS, ESPM, ESPM

Os progressos da escultura podem ser explicados, em primeiro lugar, pela própria qualidade dos materiais de que os artistas passaram a dispor. Depois de um período de aprendizado em trabalhos de madeira e de pedra branda, a escultura grega passou a usar principalmente o mármore de grãos finos e compactos. Os processos de fundição de bronze foram provavelmente importados do Egito.
(Auguste Jardé. A Grécia Antiga e a Vida Grega)
A vida grega, que reservava ao corpo um papel tão importante, era favorável ao desenvolvimento da escultura. Assinale a alternativa correta sobre a escultura na Grécia Antiga:

2 Q680303 | Matemática, Problemas, RS, ESPM, ESPM

Daqui a 3 anos, a idade de um pai será a soma das idades que terão sua esposa e seu filho. Quando a esposa nasceu, a idade do pai era:

3 Q680826 | Literatura, Gênero Épico ou Narrativo, RJ, ESPM, ESPM

Considere os dois excertos que seguem.


I

E disse: “Ó gente ousada, mais que quantas

No mundo cometeram grandes cousas,

Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,

E por trabalhos vãos nunca repousas (...)”


(Os Lusíadas, Luís de Camões, canto V)
II Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um povo que quer o mar que é teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. João Segundo!
(Mensagem, de Fernando Pessoa, 2.ª parte)

Em I, o Gigante Adamastor fala aos navegantes portugueses que queriam, pioneiramente, atravessar o Cabo das Tormentas a caminho das Índias; em II, o timoneiro fala ao mostrengo o porquê de a embarcação lusitana estar enfrentando os perigos do mar. A partir dos excertos e dos comentários, assinale a afirmação que esteja incorreta.

4 Q680322 | Atualidades, Política no Brasil, RS, ESPM, ESPM

Nas eleições de 2018, o colégio eleitoral brasileiro apresentava:

5 Q680297 | Matemática, RS, ESPM, ESPM

Um menino possui 29 moedas de 10 centavos e 15 moedas de 25 centavos. O número de maneiras diferentes que ele tem para formar 5 reais é igual a:

6 Q680298 | Matemática, RS, ESPM, ESPM

Estima-se que a probabilidade de um time de futebol repetir sua performance na temporada seguinte à atual é igual a 2/5 . Se nesta temporada esse time for campeão, a probabilidade de ele ser campeão daqui a duas temporadas é:

7 Q680301 | Matemática, Produtos Notáveis e Fatoração, RS, ESPM, ESPM

As soluções reais da equação (x² – x)² + (y² – y)² = 0 representadas em um plano cartesiano, são vértices de um polígono cuja área vale:

8 Q680304 | Matemática, Álgebra Linear, RS, ESPM, ESPM

O número 9xyz2 é o produto de 3 números pares consecutivos, onde x, y e z são algarismos ocultos. O valor da soma x + y + z é:

9 Q688620 | Português, Flexão de voz ativa, RS, ESPM, ESPM

Texto associado.
Aborto, porte de armas e o presidente DonaldTrumpforam alguns dos assuntos que dominaram a primeira audiência de confirmação dojuizconservadorBrettKavanaughpara a Suprema Corte dos Estados Unidos, realizada em meio a protestos de ativistas e tentativas de adiamento do processo por parte de democratas.
Kavanaugh passará por mais dois dias de sabatina, na quarta e na quinta, e testemunhas contra e a favor do juiz devem ser ouvidas na sexta.

(Folha de S.Paulo, 04/09/2018)
Segundo o Dicionário Aurélio (versão digital), a palavra sabatina possui as seguintes acepções:
1. Repetição, no sábado, das lições estudadas durante a semana. 2. Oração do sábado. 3. Tese que os estudantes de filosofia defendiam ao término de seu primeiro ano de curso. 4. Fig. Discussão, debate, questão.
Levando-se em conta que o vocábulo sabatina ganhou o valor semântico de "exame, prova ou questionamento (não necessariamente realizados num sábado) para o exercício de um cargo", pode-se afirmar que nesse caso ocorreu um(a):

10 Q688622 | Literatura, Escolas Literárias, RS, ESPM, ESPM

Texto associado.
Quando se conversa, deve-se evitar as frases feitas que são verdadeiras chapas. Exemplos: em um enterro, dizer “que não se morre senão uma vez”, que “basta estar vivo para morrer”, que “o morto é feliz porque deixou de sofrer”, que “Deus sabe o que faz e escreve certo por linhas tortas” ou que “as grandes dores são mudas”. Quando se visita um doente, não há necessidade de levar no bolso sentenças desse jaez: “a saúde é a maior das fortunas”, “somos nós que pagamos pelos excessos de nossos pais” ou “a ciência, que tudo pode, ainda não encontrou remédio para os pequenos males”. Em todos os setores das atividades sociais, há frases no mesmo estilo e que convém deixar ao cuidado do Conselheiro Acácio que nelas se esmerou.

(Marcelino de Carvalho, Guia de Boas Maneiras)
O autor defende a ideia de que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.