Questões de Vestibular: FAPEC

Prepare-se para a prova com questões de FAPEC de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q689154 | Biologia, Evolução biológica, Vestibular, UFMS, FAPEC

Várias linhagens de seres vivos surgiram e desapareceram durante a história da vida na Terra, com poucas linhagens perdurando até os dias de hoje. O registro fóssil serve de ferramenta para biólogos e paleontólogos identificarem quando e, às vezes, como esses eventos aconteceram. Os pesquisadores utilizam características morfológicas dos fósseis para identificá los como sendo pertencentes a uma determinada linhagem. O processo evolutivo, como o conhecemos, possui taxas de transformação que operam em velocidades diferentes. Normalmente, a taxa de mudanças no genoma ocorre numa velocidade superior às taxas de mudanças em padrões fisiológicos, morfológicos ou comportamentais. Isso significa que transformações genéticas ocorrerão antes das demais. Um biólogo evolutivo ou sistemata deve levar essas taxas em consideração quando for realizar uma análise para calcular o tempo de origem de uma linhagem. Para calcular o tempo de origem, o pesquisador utiliza um modelo matemático para predizer como o genoma evoluiu associado com uma calibração baseada nas idades dos fósseis da linhagem de interesse. A calibração serve para restringir o modelo matemático de forma a fazer com que os cálculos não gerem resultados surreais. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

2 Q689159 | Química, Velocidade de Reação, Vestibular, UFMS, FAPEC

No processo de produção de cervejas, uma das reações utilizadas é a fermentação alcoólica, que consiste na conversão de açúcares, como a glicose, em álcool etílico. A equação química dessa reação é:
C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2

Considerando um processo de conversão com eficiência de 85%, qual será a massa de etanol obtida da fermentação de 100 kg de glicose? (Massa molar (g/mol): C = 12,0; H = 1,0; O = 16,0)

3 Q689164 | Matemática, Logaritmos, Vestibular, UFMS, FAPEC

O Sr. Flávio é um apaixonado pela mobilidade e deseja pegar um transporte coletivo cuja função de custo é dada pela equação C(x) = 6,00 + 0,50.x, em que x representa a distância percorrida pelo transporte em km e C(x) o valor a ser pago em reais. Esse custo pode sofrer modificação caso a viagem seja alterada. Se a viagem aconteceu conforme o previsto pelo aplicativo utilizado, e o Sr. Flávio percorreu uma distância de 48 km, o total a ser pago para o motorista é:

4 Q689161 | Matemática, Problemas, Vestibular, UFMS, FAPEC

“Parte expressiva da liberação de carbono na atmosfera fica bem longe da fumaça liberada por usinas ou carros. Um novo estudo do Chatham House, o Real Instituto de Relações Internacionais do Reino Unido, indica que cerca de 15% dos poluentes que levam ao aquecimento global são provenientes da pecuária”.

O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeitoestufa-18122744

O gás emitido por esse setor da economia que tem maior impacto no efeito estufa é o:

5 Q689162 | Matemática, Álgebra Linear, Vestibular, UFMS, FAPEC

Três dúzias de ovos valem 4 dúzias de maçãs, 5 dúzias de maçãs valem 3 dúzias de peras. Sabendo-se que uma dúzia de peras custa R$ 6.00, quanto custará uma dúzia de ovos?

6 Q689166 | História, República Autoritária 1964 1984, Vestibular, UFMS, FAPEC

Em O Povo Brasileiro (1995), Darcy Ribeiro afirma que o brasileiro surge enquanto uma “nova etnia” a partir da relação estabelecida entre diferentes etnias e culturas, que estiveram presentes e em contato desde o descobrimento do Brasil. Assinale a alternativa correta sobre quais etnias foram as principais no processo de formação do povo brasileiro:

7 Q689174 | Geografia, Vestibular, UFMS, FAPEC

Leia o texto a seguir.

"Leibniz afirma: “Costumo chamar os escritos de ___________ de vestíbulo da verdadeira filosofia, já que, embora ele não tenha alcançado seu núcleo íntimo, foi quem dele se aproximou mais do que qualquer outro antes dele, com a única exceção de Galileu, do qual oxalá tivéssemos todas as meditações sobre os diversos temas, que o destino adverso reduziu ao silêncio. Quem ler Galileu e ___________ se encontrará em melhores condições de descobrir a verdade do que se houvesse explorado todo o gênero dos autores comuns”. O juízo ponderado de um grande filósofo sobre outro grande filósofo, que dá a medida exata da personalidade de ___________, com toda razão chamado precisamente de pai da filosofia moderna. Com efeito, ele assinalou uma reviravolta radical no campo do pensamento pela crítica a que se submeteu a herança cultural, filosófica e científica da tradição e pelos novos princípios sobre os quais edificou um novo tipo de saber, não mais centrado no ser ou em Deus, mas no homem e na racionalidade humana."

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Humanismo a Descartes. São Paulo: Ed. Paulus, 2004. p. 283.

No texto apresentado, os autores recorrem aos escritos de Leibniz para mostrar o pensamento de uma expressivo filósofo cujo nome foi suprimido do trecho transcrito. Assinale a alternativa correta que contém o nome do pensador descrito no texto:

8 Q689170 | Atualidades, Economia na Atualidade, Vestibular, UFMS, FAPEC

Leia o texto a seguir.

"Quando os colonizadores europeus chegaram nesta região, nas primeiras décadas do século XVI, encontraram aqui um conjunto de sociedades indígenas, composto por etnias representantes de três dos quatros troncos linguísticos que forma o universo etno-linguístico brasileiro. Eram várias centenas de milhares de índios portadores de sistemas culturais ricamente diferenciados. Esses grupos, às vezes, possuíam divergências entre si mas respondiam bem, cada segmento ao seu modo, às equações colocadas pela paisagem que também era múltipla e variada. Em função disso, desde os primeiros momentos da colonização ibérica no continente, a área de Mato Grosso do Sul, apesar de sua distância dos centros econômicos mercantilistas na América do Sul, foi, de imediato, inserida na estratégia econômica do sistema colonial na condição de importante fonte fornecedora de uma mercadoria vital para o funcionamento desse modelo: a mão-de-obra compulsória.

Durante os cinco séculos da presença europeia em Mato Grosso do Sul, a resistência indígena à ocupação colonial de seu território foi a tônica das relações intercivilizatórias. O Pantanal sulmato-grossense foi o cenário da maior e mais obstinada oposição nativa à presença colonizadora ibérica na história do Brasil."

MARTINS, Gilson Rodolfo. Breve painel etno-histórico de Mato Grosso do Sul. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2002. p. 11-12.

O texto acima nos apresenta um panorama da ocupação de Mato Grosso do Sul, muito comum em todo o Brasil colonial. Assinale a alternativa correta sobre a história dos povos indígenas e a relação estabelecida com os colonizadores portugueses que aqui chegaram:

9 Q689168 | História, Trinta anos de ouro expansão do socialismo 1945 1975, Vestibular, UFMS, FAPEC

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentou uma grande crise econômica e social, o que gerou instabilidade política e possibilitou a ascensão e o crescimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Assinale a alternativa que congrega elementos do governo chefiado por Hitler:

10 Q689172 | Atualidades, Atualidades do ano de 2018, Vestibular, UFMS, FAPEC

Leia o texto a seguir.

"Nesta etapa de concentração em guetos, o objetivo nazista era expulsar os judeus da Europa ocupada, tornar os territórios incorporados pela Alemanha “judenrein”. Mas, nas palavras de Heydrich, uma vez que todo o “problema judeu” era insolúvel pela imigração, era necessária agora uma “solução territorial final”. Himmler afirmou que queria “ver o conceito judaico totalmente extinto (na Europa” pela virtual possibilidade de uma grande emigração de todos os judeus para a África ou outra colônia”. Uma das ideias era deportá-los para uma região da Polônia próxima à fronteira com a URSS (Lublin, entre os rios Vístula e Bug) onde ficariam confinados em um protetorado, ou para alguma colônia europeia na África ou América, como a Guiana inglesa."

CYTRYNOWICZ, Roney. Memória da barbárie. São Paulo: Nova Stella; Ed. USP, 1990. p. 38.

O texto apresentado trata de um importante evento ocorrido, em escala global, durante o século XX. Assinale a alternativa correta que apresenta este evento histórico:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.