Questões de Vestibular: UNIOESTE

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1 Q685536 | Literatura, Teoria Literária, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE

Para responder a esta questão, leia os excertos abaixo:

“Onde se viu ir ao cinema, de luto pesado! A dor já estava sendo cultivada pelas aparências, e eu, que sempre gostara apenas regularmente de meu pai, mais por instinto de filho que por espontaneidade de amor, me via a ponto de aborrecer o bom do morto”.
“Voltei, abri a porta e ele ao me ver disse ‘não faça isso, doutor, só tenho o senhor no mundo’. Não acabou de falar ou se falou eu não ouvi, com o barulho do tiro”.
“— Será que ele está vendo a gente de algum lugar? — perguntou o rapazinho. Olhou para o alto — o teto ainda de luz acesa —, como se a alma do morto estivesse por ali, observando-os; não viu nada, mas sentia como se a alma estivesse por ali”.
“Ai, por que não fugi? Pegou a vassoura atrás da porta e me encheu de pancada. Me desviei, a criança ali nos braços, o cabo deu no canto da mesa e se quebrou”.

Os fragmentos acima correspondem, respectivamente, aos seguintes contos:

2 Q685564 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Seja a um número real arbitrário. Suponha que f: R→R é uma função que satisfaz
f(k + x) = f(k) + xa,

para quaisquer x R e k R. Então é CORRETO afirmar que:

3 Q685532 | Literatura, Parnasianismo, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE

Leia atentamente o excerto do soneto “O acendedor de lampiões”, de Jorge de Lima, e assinale a opção CORRETA.

“Triste ironia atroz que o senso humano irrita: – ele que doira a noite e ilumina a cidade, talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua crenças, religiões, amor, felicidade, como este acendedor de lampiões da rua!”

4 Q685545 | Filosofia, Em Busca da Verdade, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

“(...) Há alguns que, mesmo não ignorando os seus próprios limites, buscam o saber com tal afinco e insistem tão obstinadamente no estudo, que merecem obter, por obra da vontade, aquilo que não obteriam pela eficácia do estudo em si. Mas há outros os quais, sentindo que nunca poderiam compreender as coisas altíssimas, desprezam também as coisas mínimas e, como que repousando em seu próprio torpor, tanto mais perdem a luz da verdade nas coisas sumas, quanto mais fogem das coisas mínimas que poderiam aprender”.

HUGO DE SÃO VITOR, Didascálicon, p. 43.

Sobre o excerto acima, considere as seguintes afirmações:
I. Todos os seres humanos são iguais em não saber, porque são limitados. II. Saber é um dom da natureza e não depende nem de esforço nem de nenhum tipo de exercício. III. Não saber é determinado pela pobreza do patrimônio familiar que dificulta o estudo. IV. Não saber é questão de incapacidade e não pode ser superado. V. Não saber e não querer saber são duas coisas bem diversas.

Sobre as afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA.

5 Q685554 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Leia os versos a seguir.


Tô enfiado na lama

É um bairro sujo

Onde os urubus têm casas

E eu não tenho asas


Mas estou aqui em minha casa

Onde os urubus têm asas

Eu vou pintando, segurando as paredes

No mangue do meu quintal e manguetown


Andando por entre os becos

Andando em coletivos

Ninguém foge ao cheiro sujo

Da lama da manguetown (...)


(...) Fui no mangue catar lixo

Pegar caranguejo

Conversar com urubu.


“Manguetown” – Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. In: Afrociberdelia. Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. Rio de Janeiro: Chaos, 1996, CD, faixa 12, (3:15 min).

O texto acima reporta trechos da canção intitulada “Manguetown”, e assim como demais canções, atividades, ou movimentos culturais e artísticos, muitas vezes expressam críticas sociais sobre diferentes problemáticas que atingem a sociedade. Sobre as temáticas que permeiam o espaço urbano e temas correlatos, assinale a alternativa CORRETA.

6 Q685569 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Um dos ácidos mais utilizados pelas indústrias químicas é o ácido sulfúrico. Sua composição possui o átomo de enxofre, cujos estados de oxidação mais comuns são -2, 0, +2, +4 e +6; este último presente no ácido sulfúrico. Em relação ao átomo de enxofre nos estados de oxidação 0 e -2, é CORRETO afirmar que:

7 Q685574 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

T. H. Marshall, em Cidadania e classe social (Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1967), classificou os direitos em:

8 Q685541 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

A raiz emerge da semente em germinação, permitindo à plântula fixar-se no solo e absorver água e sais minerais. É CORRETO afirmar que:

9 Q685549 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Na palestra que contém o trecho abaixo citado, Antonio Candido defende a fruição das artes, e da literatura em particular, como direito inalienável dos seres humanos, uma vez que ela nos humaniza. Segundo o autor, devemos encará-la como uma profunda necessidade, do mesmo tipo que a necessidade de alimentação, moradia, vestuário, do amparo da justiça ou da instrução.
“Entendo aqui por humanização (...) o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.”

CANDIDO, Antonio. “O Direito à Literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades. 2004.

A partir do exposto, assinale a alternativa que expressa de maneira CORRETA a associação entre os direitos humanos e a fruição artística.

10 Q685560 | História, Revolução Industrial, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Leia atentamente a afirmação abaixo:


“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”

SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.

Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:

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