Questões de Vestibular: á Distância

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1 Q685474 | Física, Fundamentos da Cinemática, á Distância, UEG, UEG

Em um dia de tempestade, você ouve um trovão 10 segundos após ver o clarão do relâmpago. Com o conhecimento de que a velocidade do som seja aproximada para 340 m/s, a distância que você se encontra da tempestade é, aproximadamente, de

2 Q685476 | Física, Lei da Termodinâmica, á Distância, UEG, UEG

Considere que seja proibitivo o fluxo de calor de um corpo 1 para outro corpo 2 e que os corpos estejam em contato térmico. Por garantias aos princípios da termodinâmica, a premissa acima considera que

3 Q685484 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, á Distância, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.
A competição entre as superpotências continuava, principalmente no que diz respeito às corridas armamentista e espacial, sendo esta última uma forma estrondosa de propaganda e de mostrar superioridade perante o mundo.
TASINAFO, C. R.; FREITAS NETO, J. A. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 753.

Em 2019, completaram cinquenta anos da chegada do homem à Lua, ocorrida em 20 de julho de 1969. Esse feito só foi possível graças ao trabalho do cientista que desenvolveu o foguete V-2 para Hitler e que, depois, passou a trabalhar nos projetos espaciais americanos. Seu nome era

4 Q685480 | Química, Soluções características, á Distância, UEG, UEG

As baterias chumbo-ácido continuam sendo importantes meios de produção de energia elétrica, principalmente em veículos automotores. Nessas baterias, o eletrólito é constituído de uma solução de ácido sulfúrico em água deionizada. Em processos de reciclagem de baterias, a solução ácida deve ser neutralizada. Qual volume de uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH(aq), 2,0 mol/L, deve ser usado para neutralizar, estequiometricamente, 500 mL de uma solução de H2SO4(aq) de concentração 4,0 mol/L?

5 Q685490 | Sociologia, á Distância, UEG, UEG

As mudanças sociais desenvolvidas com o advento da sociedade capitalista suscitaram reflexões de diversos pensadores sobre os problemas enfrentados pelas populações das cidades. Essas reflexões foram fundamentais para o surgimento da sociologia. No interior da temática da mudança social, verifica-se que:

6 Q685468 | Inglês, á Distância, UEG, UEG

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.

This is how the way the world measures success in education is changing
Since 2000 when the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) launched a global academic benchmark for measuring student outcomes by testing 15-year-olds, many global education systems have been impacted by what sometimes looks and feels like a race to rank high.
When the OECD launched the Programme for International Student Assessment — PISA — the idea was to enable countries to make cross-national comparisons of student achievement using a common/standard metric to increase human capital. In other words, higher academic achievement should corelate with earnings in the future and a country’s standard of living. As PISA states, it publishes the results of the test a year after the students are tested to help governments shape their education policies.
As PISA has developed, through seven global testing rounds every three years, with the first in 2000 and the most recent in 2018, for some it has gained a reputation as the “Olympics of education” given the widespread attention that country rankings receive following the release of results.
Now, partly in the face of criticisms, PISA is looking at expanding how and what it tests. As this process unfolds, policy-makers must remember that the social consequences of a test are just as important as the test’s content. Putting a new face on PISA will undoubtedly present various opportunities and challenges.
To date, PISA has been restricted to what is generally called the “cognitive” side of learning, focusing on reading, mathematics and scientific literacy. In addition to test questions, students and school principals fill out questionnaires to provide contextual information on student and school environment characteristics that can be associated with more or less favourable performance.
Countries that excel in PISA tests, such as Finland, a country with less than six million people, have become regarded by policy-makers as a “global reference society” — an ideal to aspire to — due to their high performance in PISA rankings.
Asian countries or jurisdictions like Singapore, Hong Kong (China) and Japan tend to consistently achieve exceptional PISA performances and hence get a lot of attention from other countries wishing to emulate their success via borrowing policy. For example, England flew teachers out to China to study mathematics teaching.
In the next administration in 2021, PISA will tackle creative thinking, trying to find ways to assess, and have students assess, flexibility in thinking and habits of creativity such as being inquisitive and persistent. The PISA team is also developing a way of testing students’ digital learning, which should be ready in time for the 2024 assessment.
However, it should be remembered that education policies from high achieving nations don’t migrate across international boundaries without consideration given to national and cultural contexts. Rather, innovations and changes in education require teachers to have the time and opportunity to re-educate themselves in relation to more recent insights in what it means to get the best out of children.
The OECD will need to respond to previous critiques and provide greater transparency around newer test instruments and the choices made to arrive at rankings. The latter is no small challenge since the future focus of PISA is based on topics which seem more difficult to evaluate than math, science or reading skills.
Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2019/04/new-global-testing-standards-will-force-countries-to-revisit-academic-rankings/. Acesso em: 25 jun. 2019. (Adaptado).
Considerando-se os aspectos semânticos presentes no texto, verifica-se que a construção

7 Q685479 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, á Distância, UEG, UEG

O metano (CH4) é um gás incolor e inodoro, pertencente à família dos alcanos. É também chamado de “gás dos pântanos”, visto que se forma a partir da fermentação anaeróbica (sem oxigênio). A síntese do metano pode ser representada a partir da reação entre o carbono na forma de grafite (C(graf)) e o gás hidrogênio (H2(g)), conforme a equação mostrada a seguir.
C(graf) + 2H2(g) → CH4(g)
As reações envolvidas neste processo encontram-se representadas da seguinte forma:
CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l) ∆H° = -890,4 kJ/mol C(graf) + O2(g) → CO2(g) ∆H° = -393,5 kJ/mol H2(g)+ 1 O2(g)/2 → H2O(l) ∆H° =- 285,8 kJ/mol
Com base nessas reações, verifica-se que o valor da entalpia padrão de formação do CH4(g) é:

8 Q685482 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, á Distância, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.
Deus oferece a África à Europa. Peguem-na, não pelos canhões, mas pela charrua; não pela espada, mas pelo comércio; não pela batalha, mas pela fraternidade. Espalhem aquilo que lhes sobre nessa África, e da mesma forma, resolvam as questões sociais, transformem proletários em proprietários.
Discurso de Victor Hugo em 18 de maio de 1879. In: FREITAS NETO, José Alves de; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 533.

No texto citado, o importante intelectual francês, Victor Hugo, corrobora a ideia de que a colonização do continente africano deveria ser uma

9 Q685471 | Matemática, Áreas e Perímetros, á Distância, UEG, UEG

Ao planificarmos um cilindro circular reto cuja altura é igual a 6 cm e cujo raio da base é igual a 4 cm, obtemos uma figura plana cuja área é aproximadamente igual a

10 Q685477 | Biologia, Vírus e bactérias, á Distância, UEG, UEG

Em 1946, o pesquisador Wendell Stanley (1904-1971) foi laureado com o prêmio Nobel de Química pelo mérito de ter isolado pela primeira vez o vírus do mosaico do tabaco (TMV). Ele elucidou o fato de o TMV ser cristalizado como forma inanimada até que uma planta de tabaco seja infectada. Sobre os desenvolvimentos conceituais da virologia após as descobertas de Stanley, tem-se o seguinte:
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