Questões de Enem e Vestibular: Administração

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1 Q683000 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Administração, MEC, INEP, 2022

Frente às dificuldades de avaliação de desempenho de pessoal durante o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19, foi recomendada a adaptação de uma medida de uso consolidado em Marketing para a área de Gestão de pessoas. A proposta foi utilizar o que chamaram de “Net Performance Promoters Score (NPPS)”, ou “Escore Líquido de Promotores de Desempenho (ELPD)”, com avaliação a partir de três perguntas para cada trabalhador/colaborador:
1) Qual a probabilidade de você recomendar esta organização como local de trabalho para amigos ou parentes?, com respostas restritas a uma escala de 10 pontos, com extremos de 1 (indicando muito improvável) e 10 (indicando muito provável);
2) Por que você indicou este escore?, com resposta aberta;
3) O que poderia ser feito para você aumentar seu escore em 1 ponto?, com resposta aberta.
Concernente à primeira questão, respondentes que indicassem de 1 a 6 seriam categorizados como “detratores”, os que indicassem 9 ou 10 seriam categorizados como “promotores”, e os demais seriam categorizados como “passivos”. O ELPD é definido como a diferença entre o percentual de promotores e o percentual de detratores. De acordo com a proposta, trata-se de uma métrica conveniente, prática, relevante e útil para medir o desempenho de pessoal em períodos de crise, podendo ser útil após o final da pandemia.
AGUINIS, H.; BURGI-TIAN, J. Measuring performance during crises and beyond: the Performance Promoter Score. Business Horizons, v. 64, n. 1, p. 149-160, 2021 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O ELPD constitui uma alternativa de avaliação de desempenho centrada no trabalhador/ colaborador, por meio de averiguação tanto quantitativa quanto qualitativa.
II. As empresas com valores positivos de ELPD são as que apresentam evidência de desempenho superior e de satisfação de pessoal, dada a predominância de detratores de produtividade no trabalho.
III. A pandemia de Covid-19 redefiniu o conceito de trabalho e, consequentemente, o de avaliação de desempenho, cuja operacionalização tornou-se mais simples, prática e conveniente, como é tradição nas pesquisas de marketing.

É correto o que se afirma em

2 Q677976 | História, Mercantilismo, Administração, UEA, VUNESP

Da ilha amazônica de Marajó ao interior do Piauí, os padres da Companhia possuíam extensas fazendas de gado e de cavalos. No Amazonas, as flotilhas de canoas dos jesuítas aportavam todos os anos em Belém com invejáveis quantidades de cacau, cravo-da-índia, canela e salsaparrilha, cultivados às margens dos principais afluentes do grande rio. A Companhia possuía direitos e privilégios que incluíam a total isenção em Portugal e no Brasil de taxas alfandegárias para todos os seus produtos.

(Daniel Alden. “O período final do Brasil colônia: 1750-1808”.
In: Leslie Bethell (org.) História da América Latina:
A América Latina Colonial, vol. II, 1999. Adaptado.)


O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e do Brasil em 1759. A sua decisão visou, entre outros objetivos,

3 Q677977 | Geografia, Agricultura brasileira, Administração, UEA, VUNESP

Texto associado.
Leia um excerto do livro Marco zero I: A revolução melancólica, escrito por Oswald de Andrade e publicado em primeira edição em 1943, para responder à questão:

[…] logo os horizontes [ficaram] penteados de cafezais. Pelos carreadores passava a condução mecânica, tratores, Fordes, caminhões. Enchiam-se os secadores, as tulhas debordavam. A máquina de beneficiar café socava de barulho a sede. A eletrificação havia animado o deserto. […] Toda essa aventura perecera no desastre mundial de 1929. […] O crédito cessara. Cessara a defesa artificial do produto, mantida pelos exploradores da City.

(Oswald de Andrade. Marco zero I: A revolução melancólica, 1978.)
O excerto descreve

4 Q677980 | Geografia, Administração, UEA, VUNESP

Parceiros comerciais do Brasil no exterior, principalmente os compradores de commodities produzidas na Amazônia, andam preocupados em evitar o que chamam de “desmatamento importado”, e têm exigido cada vez mais garantias de que os bens que compram são produzidos em conformidade com normas de respeito ao meio ambiente. (Bernardo Esteves. “O meio ambiente como estorvo”. Revista Piauí, junho de 2019.)
A concepção de “desmatamento importado”

5 Q683586 | Matemática Financeira, Juros compostos, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A empresa ALFA não tem disponibilidade de caixa. Precisa fazer compra de estoque para dar continuidade à produção. O fornecedor apresentou a seguinte condição: pagar R$ 31.500,00 a vista ou R$ 34.500,00 no prazo de 90 dias. O banco ABC ofereceu um limite rotativo de crédito à empresa ALFA, pela taxa de 2,00% a.m. (juros compostos). Do ponto de vista financeiro, qual alternativa se mostra economicamente mais viável? Não considere para efeito desse cálculo despesas de IOF, TAC ou outras tarifas.

6 Q677978 | Geografia, Agricultura brasileira, Administração, UEA, VUNESP

Texto associado.
Leia um excerto do livro Marco zero I: A revolução melancólica, escrito por Oswald de Andrade e publicado em primeira edição em 1943, para responder à questão:

[…] logo os horizontes [ficaram] penteados de cafezais. Pelos carreadores passava a condução mecânica, tratores, Fordes, caminhões. Enchiam-se os secadores, as tulhas debordavam. A máquina de beneficiar café socava de barulho a sede. A eletrificação havia animado o deserto. […] Toda essa aventura perecera no desastre mundial de 1929. […] O crédito cessara. Cessara a defesa artificial do produto, mantida pelos exploradores da City.

(Oswald de Andrade. Marco zero I: A revolução melancólica, 1978.)
A “aventura pereceu” devido

7 Q677983 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Administração, UEA, VUNESP

Se o GPS caísse por um dia, economia dos EUA sofreria impacto bilionário
Com a utilização de aplicativos como Uber, Google Maps, Waze e de outros serviços de geolocalização acessíveis pelo celular, ir de um lugar para outro nunca foi tão fácil. Dada a grande adesão aos serviços de geolocalização que utilizam o GPS, uma queda nesse sistema causaria prejuízos de US$ 1 bilhão por dia nos Estados Unidos. Tal cenário é hipotético e improvável, mas foi calculado pelo Departamento de Comércio americano. Melhor que ele não se realize, afinal, a tecnologia nos deixou mal-acostumados — ninguém quer navegar pela cidade com um mapa de papel na mão.
(https://noticias.uol.com.br, 23.06.2019. Adaptado.)
Além da substituição de mapas impressos, a tecnologia GPS oferece vantagens econômicas por ser capaz de

8 Q682995 | Direito Digital, Administração, MEC, INEP, 2022

Uma startup, cuja missão é auxiliar estudantes de diversas áreas a encontrarem o seu primeiro emprego, tem um modelo de negócio cujas receitas são obtidas predominantemente a partir de anúncios pagos por recrutadores. Atualmente, a startup possui um cadastro com mais de 350 000 estudantes, que contém desde informações curriculares até dados pessoais dos candidatos. Visando expandir suas receitas, os fundadores estão cogitando a venda de dados dos usuários de sua base para outras empresas de varejo, que têm interesse em obter informações de perfil desse público. Após consulta à Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD), descobriram que a comercialização de dados pessoais é proibida no ordenamento jurídico brasileiro. Entretanto, o artigo 12 da referida lei dispõe o seguinte:
“Art. 12. Os dados anonimizados não serão considerados dados pessoais para os fins desta Lei, salvo quando o processo de anonimização ao qual foram submetidos for revertido, utilizando exclusivamente meios próprios, ou quando, com esforços razoáveis, puder ser revertido.
§ 1º A determinação do que seja razoável deve levar em consideração fatores objetivos, tais como custo e tempo necessários para reverter o processo de anonimização, de acordo com as tecnologias disponíveis, e a utilização exclusiva de meios próprios.
§ 2º Poderão ser igualmente considerados como dados pessoais, para os fins desta Lei, aqueles utilizados para formação do perfil comportamental de determinada pessoa natural, se identificada.” Em relação ao artigo 5 da LGPD, considera-se:
“III - dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.”
Com base nas informações apresentadas, a comercialização dos dados pela startup é

9 Q683571 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A respeito do planejamento estratégico empresarial, considere as seguintes afirmativas:
I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo. III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais. IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.
Está correto o que consta APENAS em:

10 Q683573 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Os gerentes de marketing são capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Considerando que há diferentes tipos de demanda, assinale a alternativa correta.
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