Frente às dificuldades de avaliação de desempenho de pessoal durante o período de isolamento
social em razão da pandemia de Covid-19, foi recomendada a adaptação de uma medida de uso
consolidado em Marketing para a área de Gestão de pessoas. A proposta foi utilizar o que chamaram de
“Net Performance Promoters Score (NPPS)”, ou “Escore Líquido de Promotores de Desempenho (ELPD)”,
com avaliação a partir de três perguntas para cada trabalhador/colaborador:
1) Qual a probabilidade de você recomendar esta organização como local de trabalho para amigos
ou parentes? , com respostas restritas a uma escala de 10 pontos, com extremos de 1 (indicando muito
improvável) e 10 (indicando muito provável);
2) Por que você indicou este escore? , com resposta aberta;
3) O que poderia ser feito para você aumentar seu escore em 1 ponto? , com resposta aberta.
Concernente à primeira questão, respondentes que indicassem de 1 a 6 seriam categorizados como
“detratores”, os que indicassem 9 ou 10 seriam categorizados como “promotores”, e os demais seriam
categorizados como “passivos”. O ELPD é definido como a diferença entre o percentual de promotores
e o percentual de detratores. De acordo com a proposta, trata-se de uma métrica conveniente, prática,
relevante e útil para medir o desempenho de pessoal em períodos de crise, podendo ser útil após o final
da pandemia.
AGUINIS, H.; BURGI-TIAN, J. Measuring performance during crises and beyond: the Performance Promoter Score.
Business Horizons , v. 64, n. 1, p. 149-160, 2021 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O ELPD constitui uma alternativa de avaliação de desempenho centrada no trabalhador/
colaborador, por meio de averiguação tanto quantitativa quanto qualitativa.
II. As empresas com valores positivos de ELPD são as que apresentam evidência de desempenho
superior e de satisfação de pessoal, dada a predominância de detratores de produtividade
no trabalho.
III. A pandemia de Covid-19 redefiniu o conceito de trabalho e, consequentemente, o de avaliação
de desempenho, cuja operacionalização tornou-se mais simples, prática e conveniente,
como é tradição nas pesquisas de marketing.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.