Questões de Vestibular: Edital n 01 2020

Prepare-se para a prova com questões de Edital n 01 2020 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q680439 | Biologia, Biomas brasileiros, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

É o Bioma que apresenta diferentes formas de relevo, paisagem e características climáticas; com isso possuía maior diversidade de espécies em comparação com a Floresta Amazônica. Tinha como área original boa parte do litoral brasileiro. Em virtude das queimadas e ocupação humana, restaram cerca de 7% de sua cobertura original. Com sua destruição, muitas espécies endêmicas ou não foram extintas.
(Brito, E. A. Bio, Pré-vestibular Biologia, livro 4. Sistema de Ensino Poliedro. Editora Poliedro. São José dos Campos – SP. 2017.)
O enunciado descreve o seguinte bioma:

2 Q680433 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

O citoplasma da fibra esquelética apresenta componentes relacionados com a obtenção de energia empregada na contração muscular. Qual desses componentes é uma molécula que funciona como fonte extra de energia na célula, pois constitui uma fonte a mais de fosfato?

3 Q680430 | Matemática, Aritmética e Problemas, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Um reservatório de água possui o formato de um paralelepípedo retângulo, com 2 m de altura e base com 5 m de comprimento e 1,5 m de largura. A quantidade de água, em litros, necessária para encher completamente esse reservatório é de:

4 Q680438 | Biologia, Esponjas e Cnidários, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Os cifozoários são espécies marinhas em que a forma medusoide é a predominante no ciclo de vida. Espécies como água-viva são representantes desta classe de cnidários. Durante o ciclo de vida destas espécies, os pólipos reproduzem-se assexuadamente formando medusas. Esse processo que ocorre durante o ciclo de vida é conhecido por:

5 Q680440 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Relacione adequadamente os órgãos e os sistemas do organismo humano aos folhetos embrionários que lhes deram origem. (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.)
1. Endoderma. 2. Ectoderma. 3. Mesoderma.
( ) Derme. ( ) Epiderme e anexos (pelos, unhas e glândulas). ( ) Revestimento do tubo digestório. ( ) Fígado e pâncreas. ( ) Encéfalo, medula e nervos.
A sequência está correta em

6 Q680455 | Química, Cadeias Carbônicas Características e Classificações do Átomo do Carbono, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Considerando o parametilbenzenol, conhecido usualmente como orto-cresol, assinale o número de carbonos, o tipo de ligação, a função e a massa molar, em g/mol, respectivamente:

7 Q680424 | História e Geografia de Estados e Municípios, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

“O Rio de Janeiro, no começo do século XX, era a porta de entrada dos navios estrangeiros que se estabeleciam e afligiam a cidade, contatos econômicos com o Brasil. Capital da República, a cidade também era marcada pela desordem urbana, oriunda da ausência de planejamento na ocupação e pelos perigos oferecidos dos viajantes em relação às várias problemáticas sociais que afligiam a cidade. As principais capitais europeias passavam pelos mesmos problemas, bem como por tentativas de redefinição do espaço urbano.”
(ZALUAR, Alba e ALVITO, Marcos, 1998. Com adaptações.)
Nesse contexto, permeado também por discrepâncias sociais e insatisfação política, eclodiram inúmeros movimentos sociais entre os quais podemos destacar:

8 Q680444 | Física, Dilatações, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

No laboratório de Física, os alunos fizeram o seguinte experimento:
• uma barra metálica de comprimento X e coeficiente de dilatação linear α apresentou uma dilatação linear ΔL quando sofreu uma variação de temperatura ΔT; • uma outra barra metálica de comprimento 5x/6, largura 10x/7 e coeficiente de dilatação superficial 3α sofreu uma dilatação superficial ΔS ao passar pela mesma variação de temperatura que a primeira barra.
É possível concluir que a relação entre a dilatação linear e a dilatação superficial (ΔS/ΔL) foi de:

9 Q680410 | Texto associado, Interpretação de Textos, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Texto associado.
O que é prevenção de suicídio, afinal?

Dia mundial de prevenção de suicídio, 10 de setembro. De um tempo para cá todo ano voltamos ao tema. Mas ainda estamos encontrando o tom.
Após uma vida inteira ignorando o assunto os meios de comunicação resolveram finalmente abordá-lo. Mas, presos aos modelos de campanhas de conscientização habituais focaram-se nos números, taxas de crescimento, histórias individuais, entrevistas com pessoas afetadas pela questão. Tudo muito importante para que a sociedade fique mais esclarecida sobre o panorama local, nacional e até mundial sobre o suicídio. Mas inócuo para prevenção de fato.
O que é prevenção, afinal? A prevenção em saúde se dá em três níveis:
Prevenção primária: estratégias para evitar o adoecimento, retirando fatores de risco.
Prevenção secundária: detecção precoce de pessoas acometidas por um problema, se possível antes de ele se manifestar.
Prevenção terciária: intervenções para evitar sequelas depois que o problema acontece.
De trás para frente, quando se fala em suicídio, não é possível fazer prevenção terciária, a não ser tratar das feridas emocionais de quem ficou (na chamada pósvenção).
E o que seria a prevenção secundária nesses casos? Evitar que pessoas já com intenções ou planos suicidas cometam o ato. Tal situação normalmente se dá quando existe um transtorno mental que agrava uma situação de crise – por estar doente ela não vê outra saída que não a morte. É preciso então dissuadi-las disso, mostrando que o ser humano consegue superar qualquer coisa se tiver ajuda suficiente e se suas emoções não estiverem adoecidas. Não adianta apresentar números, contar histórias tristes. Ninguém nessa situação vai pensar “Puxa, quanta gente já se matou, né? Melhor eu não fazer isso”. Ao contrário, tais dados podem até normalizar para elas esse comportamento. Faremos prevenção se ensinarmos todo mundo a detectar sintomas de depressão, a diferenciar uso e dependência de substâncias; se combatermos o preconceito com psiquiatria, psicologia, estimulando em quem precisa a busca de ajuda e apresentando caminhos para atendimento em crises (como o CVV – fone 188). Se a sociedade inteira compreender que essas são formas eficazes de se buscar saídas para situações aparentemente insolúveis e insuportáveis, poderemos prevenir alguns casos.
Evidentemente o ideal é que a gente não chegue a ponto de considerar seriamente o suicídio. Como já vimos que isso normalmente ocorre quando crises parecem insuportáveis e insolúveis em função do adoecimento emocional, esse último deveria ser o alvo da prevenção primária. É ingênuo achar ser possível prevenir crises. Mas evitar o adoecimento é um alvo a ser perseguido com afinco. Atividade física regular, sono de qualidade, alimentação saudável, desenvolvimento de vínculos afetivos, criação de uma rede de suporte, tudo isso – de preferência ao mesmotempo – oferece boa proteção ao adoecimento ou ao agravamento dos transtornos mentais. Falar disso – que aparentemente nada tem a ver com o suicídio – talvez seja uma das formas mais importantes de prevenir novos casos.
Ah, e apesar de óbvio, vale a pena lembrar: não adianta voltarmos a esses temas apenas ano que vem, ok?
Já percebeu como diante das mesmas situações – mesmo as dramáticas – tem gente que desmorona, outros sofrem por um tempo mas seguem em frente, e ainda há quem não se abale? Isso mostra que boa parte do problema diante de eventos negativos não está neles, mas em nós – como nossa história, nossos pensamentos, pressupostos e crenças interferem na forma com que lidamos com as adversidades. Em O poder da resiliência (Sextante, 2019) o psicólogo Rick Hanson se uniu ao consultor Forrest Hanson para mostrar, baseado em pesquisas científicas e exemplos práticos, como resiliência vai além da capacidade de absorver os golpes e ficar em pé (o que já é bastante). Ela também coopera para termos mais qualidade de vida e um bem-estar efetivo. Habilidades que vêm muito a calhar tanto para prevenção primária como para secundária e pósvenção.

(Daniel Martins de Barros, 10/09/2019. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/o-que-eprevencao-de-suicidio-afinal/.)
Na organização das ideias do texto, pode-se afirmar que está correto o que se afirma em:

10 Q680437 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Após a fecundação, há formação do zigoto, que sofre transformações mitóticas sucessivas. As primeiras divisões são conhecidas, durante o desenvolvimento embrionário, como a fase de segmentação ou clivagem, onde ocorre a:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.