Questões de Vestibular: Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de Ensino Fundamental de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678949 | Biologia, A química da vida, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

O xampu é um produto de uso doméstico utilizado para lavagem dos cabelos, removendo a oleosidade capilar, sujeira e pele morta que vão se acumulando no couro cabeludo com o tempo.

Por causa dessas propriedades, esse produto também pode ser utilizado para

2 Q679181 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

Castelo de madeira

Vivi pensando a vida inteira em fazer um regaço. Mas agora que conquistei meu sonho, aquele abraço. Mas não importa se chão de terra tem poeira. Realizei meu sonho, meu castelo de madeira.

A FAMÍLIA. In: Cantando com a alma. São Paulo:

Sky Blue Music, 2004 (fragmento).

O tema central nessa canção relaciona-se com qual direito humano?

3 Q678966 | Matemática, Aritmética e Problemas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Um frasco que continha 3,5 L de uma determinada substância trincou-se. Com isso, perderam-se 300 mL de seu conteúdo. O restante da substância que permaneceu no frasco será transferido para recipientes com capacidade de 250 mL cada.

A quantidade mínima desses recipientes necessária para acomodar o restante da substância é

4 Q679185 | História, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

O Brasil viveu a década de 1980 e o início dos anos 1990 em crise econômica. Na tentativa de conter os preços, planos econômicos e ministros se sucediam em curto intervalo de tempo, mas foi o Plano Collor, lançado em 1990, o exemplo mais crítico.

PASSARELLI, H. Inflação: um problema que não pode ser esquecido. Disponível em: http://economia.estadao. com.br. Acesso em: 1 ago. 2014 (adaptado).


O plano econômico citado tornou-se rapidamente impopular, pois alterou a vida cotidiana das pessoas ao

5 Q678935 | Ciências, Eletricidade e Magnetismo, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Não é saudável resistir às transformações, pois isso significa estar em descompasso com o próprio tempo. Ao fenômeno no qual novos produtos ou processos extinguem sistemas, empresas e itens completos, o economista austríaco Joseph Schumpter chamou de destruição criativa. Exemplos dessa extinção são os aparelhos de fax, as antigas agendas eletrônicas, as listas telefônicas de papel, dentre outros.

ALMEIDA, L. A. P. Disponível em: https://canaltech.com.br. Acesso em: 10 set. 2018 (adaptado).


Esses exemplos de “destruição criativa” estão relacionados ao(à)

6 Q679180 | Geografia, Vegetação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

Fatores climáticos, particularmente temperatura e umidade, são de grande importância na taxa de alteração química da rocha. O ambiente ideal para o intemperismo químico é a combinação de temperaturas quentes e elevada umidade.

FONSECA, A. C. Geoquímica dos solos. In: GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005 (adaptado).

O bioma brasileiro mais suscetível a esse tipo de ação é o(a)

7 Q679182 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

O açúcar criou condições materiais de um modo de viver e de pensar. Um jeito de sermos brasileiros, divididos entre gente importante e gente insignificante, entre senhores e escravos. As amarguras do açúcar, e não suas doçuras, desenharam a cara do brasileiro e do Brasil.

MARTINS, J. S. Incertezas que jorram do mar.

O Estado de S. Paulo, 2 dez. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, que característica da colonização portuguesa continua influenciando a realidade brasileira atual?

8 Q679187 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

TEXTO I

A roda dos expostos (local onde eram colocadas as crianças indesejadas) foi uma das instituições brasileiras de mais longa vida. Só foi extinta definitivamente na década de 1950.

FREITAS, M. Disponível em: www.capemisasocial.org.br.

Acesso em: 15 set. 2013 (adaptado).


TEXTO II

Art. 4º – É dever da família e da sociedade em geral assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes.

BRASIL. Lei 8 069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Diário Oficial da União, 13 jul. 1990 (adaptado).

Apesar de suas diferenças, os textos apresentam como objetivo comum

9 Q678972 | Raciocínio Lógico, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Um supermercado comercializa uma marca de papel higiênico em quatro embalagens, com as seguintes metragens e preços unitários: Embalagem

I: 8 rolos de 60 m por R$ 17,28; Embalagem

II: 12 rolos de 50 m por R$ 18,00; Embalagem

III: 16 rolos de 20 m por R$ 10,88; Embalagem

IV: 25 rolos de 30 m por R$ 23,04.

Um cliente pretende comprar a embalagem na qual o preço por metro de papel higiênico seja o menor possível.

Nas condições apresentadas, qual embalagem o cliente deverá adquirir?

10 Q678974 | Raciocínio Lógico, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Em uma gincana escolar, as equipes participam de um torneio de perguntas e respostas. São apresentadas 20 perguntas para cada equipe. A cada pergunta respondida corretamente, a equipe recebe 3 pontos; para cada pergunta cuja resposta estiver errada, perde 2 pontos; e para cada pergunta não respondida, perde 1 ponto. Represente por C, E e N as quantidades de respostas corretas, respostas erradas e perguntas não respondidas por uma equipe, respectivamente.

A expressão algébrica que fornece a pontuação final obtida por uma equipe nesse torneio é

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.