Questões de Enem e Vestibular: Grupo 3

Prepare-se para a prova com questões de Grupo 3 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678738 | Química, Soluções características, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

O rótulo de uma marca de água mineral indica as quantidades dos seguintes cátions de elementos alcalinos e alcalinoterrosos: Na+ (1,955 mg L-1 ); K+ (0,975 mg L-1 ); Mg2+ (0,480 mg L-1 ); Ca2+ (2,680 mg L-1 ).

Sabendo que o contraíon de todos esses cátions é o Cl- , e, sendo esses os únicos sais cloretos dissolvidos, a quantidade de Cl- , em mmol na água mineral é mais próxima de

Dados

MNa = 23 g mol-1

MK = 39 g mol-1

MCa = 40 g mol-1

MMg = 24 g mol-1

2 Q678741 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi levada pelo tráfico negreiro aos territórios americanos que se encontravam sob controle dos impérios europeus. Nesta imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias inglesas, 1,6 milhão, para as espanholas e 3,6 milhões, para a portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, estima-se um total de 10 milhões de pessoas ou mais transladadas para as Américas no período.

A escravatura sobreviveu ao mundo colonial, ajustando-se às formas de governo dos Estados que aqui se afirmaram após a independência. A República norte-americana e o Império do Brasil – a mantiveram por longo tempo. Sobre a escravidão nas Américas considere as seguintes afirmativas:

I – Embora a Constituição da República norte-americana (1787), por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, os arranjos políticos, realizados entre os estados escravistas e os estados livres, criaram cláusulas constitucionais específi cas para manter a escravidão que só seriam derrubadas com o advento da guerra civil.

II – No Brasil, a manutenção da escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros ao longo do século XIX, e o forte poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se mais que sufi ciente para estendê-la até o final do Segundo Reinado.

III – Ser uma ordem monárquica ou uma ordem republicana importava para os escravos, mas não tanto para os libertos e homens livres de cor naquelas sociedades. No período pós-abolição, o negro livre continuaria a ser segregado pela cor, mas suas formas de resistência dar-se-iam do mesmo modo e com igual intensidade.

IV – As lutas pela mobilidade social e política dos negros foram enormemente dificultadas após a abolição. No Brasil, a continuidade da aceitação da existência de “diferentes condições de gente” e da manutenção de privilégios para alguns cidadãos contribuiu para naturalizar discursos racialistas e a própria discriminação racial aos olhos de muitos contemporâneos.

Estão corretas as afirmativas:

3 Q678742 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os governos dos Estados Unidos e da União Soviética foram os protagonistas de uma disputa política, militar, econômica e cultural de alcance global. A tensa rivalidade entre as duas superpotências e seus aliados dividiu o mundo por quatro décadas e foi denominada “Guerra Fria”. Sobre esse período, é CORRETO afirmar que:

4 Q678766 | História, História Geral, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Acerca da participação brasileira e dos impactos da Primeira Guerra Mundial no Brasil, é CORRETO afirmar que:

5 Q678725 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

O material genético de todas as células é constituído por moléculas de DNA bifilamentar helicoidal (dupla hélice). Suponha que uma dessas moléculas de DNA tenha 20% de timina.

Qual será o percentual de guanina na mesma molécula?

6 Q678739 | Geografia, Projeções e Representações, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Isolinhas é o termo usado em Cartografia para designar as linhas em um mapa formadas por pontos de mesmos valores de uma ocorrência geográfica ou atmosférica. Marque a opção que indica a isolinha formada pelas precipitações pluviométricas em um período.

7 Q678727 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

As angiospermas são um grupo de plantas que se caracterizam por sua capacidade de produzir flores e frutos. As partes da flor que originam, respectivamente, os frutos e as sementes são:

8 Q678729 | Física, Queda Livre, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Em um problema de queda livre, sabe-se a altura h e a constante de gravidade g. Podem-se combinar essas duas variáveis para criar uma constante com dimensão de tempo.

Dentre as opções abaixo, qual é a que define essa constante de tempo?

9 Q678735 | Química, Sistemas Gasosos, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

O gás hidrogênio foi usado no dirigível rígido Graff Zeppelin. Já o gás hélio é atualmente usado nos dirigíveis semirrígidos e não rígidos.

Sobre esses gases, é CORRETO afirmar que ambos são

10 Q678724 | Biologia, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Abelhas fêmeas são diploides, e machos (zangões) são haploides. Os machos haploides produzem espermatozoides e podem acasalar com fêmeas diploides. Ovócitos fertilizados dão origem a fêmeas, e ovócitos não fertilizados, a machos. Sendo assim, verifica-se que nas abelhas
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.