Questões de Vestibular: Modalidade Subsequente

Prepare-se para a prova com questões de Modalidade Subsequente de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678818 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

BRASIL PRECISA COLOCAR DIREITOS HUMANOS À FRENTE DA AUSTERIDADE FISCAL, DIZEM RELATORES DA ONU


Um grupo de especialistas em direitos humanos das Nações Unidas pediu que o Brasil reconsidere seu programa de austeridade fiscal e coloque os direitos humanos de sua população, que está sofrendo duras consequências, no centro de suas políticas econômicas.

A reportagem é publicada no portal Nações Unidas Brasil, em 03-08-2018.

“Pessoas vivendo na pobreza e outros grupos marginalizados estão sofrendo desproporcionalmente como resultado de medidas econômicas restritivas em um país que já foi considerado exemplo de políticas progressistas para reduzir a pobreza e promover a inclusão social”, disseram os especialistas.

Texto Adaptado. Disponível em:<http://www.ihu.unisinos.br/581554-brasil-precisa-colocar-direitos-humanos-a-frente-da-austeridade-fiscal-dizem-relatores-da-onu>. Acesso em 08 de agosto de 2018.


De acordo com o texto acima é correto afirmar que:

2 Q678828 | Atualidades, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

“A Copa do Mundo de 2018 na Rússia começou nesta quinta-feira, 14, com uma grande novidade: o árbitro de vídeo, [...] que auxilia o árbitro dentro de campo na hora de tomar decisões em lances polêmicos. Pode não parecer, mas há uma boa dose de tecnologia envolvida no chamado VAR (sigla para “videoassistant referee”, ou “árbitro assistente de vídeo”, em português).

” CARVALHO, Lucas. Conheça a tecnologia por trás do árbitro de vídeo, novidade desta Copa do Mundo. 2018. Disponível em<http://olhardigital.com.br/noticia/conheca-a-tecnologia-por-tras-do-arbitro-de-video-novidade-desta-copa-do-mundo/76776> , Acesso em: 07/07/2018.

No que consistiu à tecnologia do árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, utilizada para verificação de lances polêmicos, assinale a alternativa correta:

3 Q678825 | Atualidades, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

A Campus Party ocorre uma vez por ano na Bahia, sendo muito bem estruturada, inclusive com um código de conduta próprio: “É nele que trazemos informações importantes, na qual a Campus Party compromete-se a prevenir e erradicar práticas discriminatórias ou limitantes e espera que todos os presentes ajam de acordo com este Código de Conduta e à legislação brasileira aplicável.

” Tem ainda os embaixadores que: “são agentes responsáveis por divulgar e zelar pela missão, visão e valor da Campus Party, tanto como evento quanto como Instituto. São responsáveis pela interlocução entre os campuseiros, palestrantes, comunidades e governo.

” BRASIL CAMPUS PARTY. 2018. Disponível em <http://brasil.campus-party.org/cpbahia/>, Acesso em: 07/07/2018.

Sobre a natureza da Campus Party Bahia, assinale abaixo a alternativa correta:

4 Q678826 | Geografia, Energia, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

A produção de energia eólica vem crescendo em todo o Brasil. Leia o trecho a seguir: “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma ElbiaGannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2GW de energia eólica até 2022.

JORGE, Gilson. Bahia planeja liderar produção de energia eólica. 2018. Disponível em http://www.atarde.uol.com. br/empregos/noticias/1968109-bahia-planeja-liderarproducao-de-energia-eolica. Acesso em: 07/07/2018.

Sobre a energia eólica, assinale a alternativa correta:

5 Q678814 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP


NO ANIVERSÁRIO DA LEI MARIA DA PENHA, 5 FEMINICÍDIOS NAS ÚLTIMAS 48H.

Casos foram registrados no DF, PE, SC e RJ. Enquanto norma completa 12 anos nesta terça (07/08), aumento de pena para agressor trava na Câmara.

Criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) completa 12 anos nesta terça-feira (07/08). A necessidade de melhorar a legislação e dar maior proteção é urgente. Casos de feminicídio que chocaram o país estampam as manchetes nesta semana.

NÚMEROS ASSUSTADORES

Em 2017, com base em dados compilados pela Agência Patrícia Galvão – organização referência nos campos dos direitos das mulheres –, foram registrados 4.473 homicídios dolosos de mulheres. Isso significa que, a cada duas horas no Brasil, há um assassinato de uma pessoa do sexo feminino.

O número, porém, pode ser maior, uma vez que a falta de padronização e registros embaraça o monitoramento de feminicídios no país. O estado recordista de homicídios contra mulheres é o Rio Grande do Norte, com 8,4 a cada 100 mil mulheres. Já o Mato Grosso tem a maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil.

Texto adaptado. Disponível em:<htpp://www.metropoles.com/brasil/no-aniversario-da-lei-maria-da-penha-4-feminicidios-nas-ultimas-48h>. Acesso em 07 de agosto de 2018.

A partir dos trechos da reportagem acima, pode-se afirmar que:

I – Apesar da criação da Lei Maria da Penha, muito ainda é preciso ser feito contra a violência doméstica à mulher.

II – Há um baixo índice de homicídio doloso de mulheres.

III – Problemas burocráticos atrapalham o monitoramento dos casos de feminicídio.

IV – O Mato Grosso não apresenta uma taxa relevante de feminicídio.

Marque a alternativa:

6 Q678821 | Matemática, Aritmética e Problemas, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

Numa cidade, fizeram o levantamento da quantidade de crianças com seis meses de nascidas que tinham tomado a terceira dose das vacinas contra hepatite B, meningite e paralisia infantil.

A tabela abaixo mostra alguns resultados:


VACINA QUANTIDADE DE CRIANÇAS VACINADAS

Apenas hepatite B 8110

Apenas meningite 6150

Apenas hepatite B e meningite 2080

Apenas hepatite B e paralisia infantil 1040

Apenas meningite e paralisia infantil 3020


Foi observado que a quantidade de crianças que tomaram as três vacinas era igual à metade da quantidade das crianças que tomaram apenas a vacina contra a paralisia infantil e também igual a 5% da quantidade total das crianças que tomaram pelo menos uma vacina.

Determine a quantidade de crianças que tomaram pelo menos um tipo de vacina.

7 Q678823 | Matemática, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

Três amigos, João, Pedro e Manuel, após uma partida de futebol, falando sobre o número de gols que fi zeram, pronunciaram as seguintes frases:

João: Se subtrairmos de 13 o número de gols que eu fiz, essa quantidade será igual à adição do número de gols de Pedro com o dobro do número de gols de Manuel.

Pedro: Se subtrairmos de 10 o número de gols que eu fiz, essa quantidade será igual à adição do número de gols de Manuel com o dobro do número de gols de João.

Manuel: Se subtrairmos de 9 o número de gols que eu fi z, essa quantidade será igual à adição do número de gols de João com o dobro do número de gols de Pedro.

Quantos gols João, Pedro e Manuel fi zeram juntos?

8 Q678815 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP


NO ANIVERSÁRIO DA LEI MARIA DA PENHA, 5 FEMINICÍDIOS NAS ÚLTIMAS 48H.


Casos foram registrados no DF, PE, SC e RJ. Enquanto norma completa 12 anos nesta terça (07/08), aumento de pena para agressor trava na Câmara.

Criada para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) completa 12 anos nesta terça-feira (07/08). A necessidade de melhorar a legislação e dar maior proteção é urgente. Casos de feminicídio que chocaram o país estampam as manchetes nesta semana.


NÚMEROS ASSUSTADORES


Em 2017, com base em dados compilados pela Agência Patrícia Galvão – organização referência nos campos dos direitos das mulheres –, foram registrados 4.473 homicídios dolosos de mulheres. Isso significa que, a cada duas horas no Brasil, há um assassinato de uma pessoa do sexo feminino. O número, porém, pode ser maior, uma vez que a falta de padronização e registros embaraça o monitoramento de feminicídios no país. O estado recordista de homicídios contra mulheres é o Rio Grande do Norte, com 8,4 a cada 100 mil mulheres. Já o Mato Grosso tem a maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil. Texto adaptado.

Disponível em:<htpp://www.metropoles.com/brasil/no-aniversario-da-lei-maria-da-penha-4-feminicidios-nas-ultimas-48h>.Acesso em 07 de agosto de 2018.


“A necessidade de melhorar a legislação e dar maior proteção é urgente. Casos de feminicídio que chocaram o país estampam as manchetes nesta semana”.

O termo em destaque poderá ser substituído por uma das palavras indicadas nas alternativas a seguir sem prejuízo de sentido:

9 Q678816 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

Para responder a questão, leia o texto abaixo:


É necessário que a mulher se coloque em um espaço mínimo de resistência, denunciando ameaças – quando há tempo para isso –, mas, ainda que ela denuncie, não evitará o crime se o Estado não se mobilizar para protegê-la. O que evita o feminicídio é a resposta estatal à violência.

COSTA,Waleska. No aniversário da Lei Maria da Penha, 5 feminicídios nas últimas 48h. Disponível em:<http://www.metropoles.com/brasil/no-aniveresario-da-lei-maria-da-penha-4-feminicidios-nas-ultimas-48h>. Acesso em 07 de agosto de 2018.

O apelo central da fala da Waleska Costa é:

10 Q678820 | Matemática, Problemas, Modalidade Subsequente, IFBA, INEP

Neste ano de 2018, pudemos acompanhar mais uma Copa do Mundo e, dentre as novidades, foi revelado um jovem talento do futebol mundial: KylianMbappé.

Em 27 de maio, foi convocado por Didier Deschamps para disputar a Copa do Mundo, recebendo a camisa 10. Estreou no torneio com vitória por 2 x 1 sobre a Austrália, e tornou-se o jogador francês mais jovem a disputar uma partida em Copas do Mundo com 19 anos, cinco meses e 28 dias, ultrapassando Bruno Bellone (20 anos e 118 dias contra a Polônia em 1982). No dia 21 de junho de 2018, Mbappé marcou o gol da vitória sobre o Peru garantindo a classificação da França para as oitavas de final, e com o tento marcado ele se tornou o jogador francês mais novo a balançar as redes em Copa do Mundo quebrando antigo recorde pertencente a David Trezeguet”.

Disponível em:<http:.wikipedia.org/wikiKylian_Mbappé> . Acessado em 07/08/2018.


No jogo contra a Argentina pelas oitavas de finais, Mbappé desenvolveu uma velocidade média de 32,4Km/h percorrendo determinada distância em 6 segundos até ser derrubado pelos adversários. Qual é o tempo, em segundos, para percorrer a mesma distância se Mbappé desenvolvesse uma velocidade de 40Km/h?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.