Questões de Vestibular: Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE

Prepare-se para a prova com questões de Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q685990 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
Globalmente, em relação à “valorização da ética”, o Texto 1 propõe que:

2 Q686011 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:

3 Q685997 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Considerado o mais prolífico poeta do Barroco brasileiro, Gregório de Matos criticou e satirizou tanto os fidalgos “caramurus” quanto os mestiços e as mulatas. No entanto, a sua obra poética não só se compõe de críticas e de sátiras, mas explora também temas como:

1) A devoção religiosa. 2) A crítica ao papado. 3) A fugacidade da vida. 4) A crítica aos senhores de engenho. 5) A defesa de uma República federalista.

Estão corretas, apenas:

4 Q685998 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Ao lado de Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga é um dos nomes mais representativos do arcadismo brasileiro. No entanto, além de poeta, Gonzaga escreveu um conjunto de sátiras ao Governador de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. Como se chamam essas sátiras?

5 Q686002 | Literatura, Gênero Épico ou Narrativo, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Graciliano Ramos versou em sua obra literária sobre vários temas. Um deles, diz respeito especificamente às perseguições políticas que ele e muitos dos seus contemporâneos sofreram durante os anos em que Getúlio Vargas governou o Brasil pela primeira vez: 1930-1945. Em qual obra Graciliano declina sobre esse período da vida brasileira?

6 Q686031 | Biologia, Meiose, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), protagonista do filme “Rio”, e outras sete espécies de aves foram recentemente consideradas extintas na natureza ou com extinção altamente provável. A extinção de espécies:

1) pode ser intensificada pela introdução de espécies exóticas. 2) ocorre pela destruição dos hábitats, além da caça e da pesca predatória. 3) não é um processo natural, já que necessita da ação humana. 4) não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a função da espécie extinta.

Estão corretas as afirmativas apenas:

7 Q686000 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

O filósofo Quincas Borba é um personagem criado por Machado de Assis. Autor da teoria do Humanitas, o personagem de Quincas Borba dá título ao sexto romance de Machado, publicado em 1891. No entanto, Quincas Borba não é apenas personagem do romance Quincas Borba, mas também de outro romance de Machado. Qual?

8 Q686013 | História, Era Vargas 19301954, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

As rebeliões que aconteceram no Brasil ameaçaram o poder de Portugal mas conseguiram conquistas importantes. No século XVIII, por exemplo, as rebeliões:

9 Q686016 | Geografia, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

A organização política das elites alagoanas foi fundamental para a manutenção de privilégios sociais e econômicos. No século XX:

10 Q686035 | Sociologia, Instituições sociais, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.