Questões de Vestibular: Prova 02

Prepare-se para a prova com questões de Prova 02 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q679733 | Geografia, Indústria brasileira, Prova 02, UEMG, UEMG

Além de terem nascido com mais força no Sudeste, as atividades industriais tenderam à concentração espacial nessa região, devido a dois fatores: à complementaridade industrial – as indústrias de autopeças tendem a se localizar próximo às automobilísticas, às petroquímicas, próximo às refinarias, e à concentração de investimentos públicos de infra-estrutura industrial. Atualmente, seguindo uma tendência de descentralização já verificada nos países desenvolvidos, assiste-se a um processo de deslocamento das indústrias em direção às cidades médias do interior.

(SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998.)

Qual é o principal motivo que explica a migração dessas indústrias para o interior?

2 Q679724 | Biologia, Vírus e bactérias, Prova 02, UEMG, UEMG

Bactérias e protozoários são seres vivos unicelulares que possuem em comum:

3 Q679748 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes Kc e Kp Deslocamento do Equilíbrio Fatores, Prova 02, UEMG, UEMG

A formação da casca dos ovos das aves é, geralmente, proveniente da reação:

Ca2+(aq) + CO32-(aq) CaCO3(s)


Os íons CO32- são naturalmente produzidos a partir do metabolismo do CO2 e do Ca2+, que são convertidos em H2CO3 enzimaticamente, originando os seguintes equilíbrios:


CO2(g) + H2O(I) ⇄ H2CO3(aq)

H2CO3(aq) ⇄ H+(aq) + HCO3-(aq)

HCO3-(aq) ⇄ H+(aq) + CO32-(aq)


Como as aves não transpiram, faz-se necessária uma intensa respiração para resfriar seus corpos, acarretando grande liberação de CO2 e, conseqüentemente, a deficiência de íons CO32-, comprometendo a formação da casca dos ovos. De acordo com o princípio de Le Chatelier, a melhoria do processo de formação da casca dos ovos das aves se dá com

4 Q679745 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova 02, UEMG, UEMG

Nos garimpos, o mercúrio (Hg) é usado para separar ouro das impurezas. Quando entra em contato com a água dos rios, o mercúrio causa uma séria contaminação: é absorvido pelos microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, e estes são devorados pelos peixes grandes utilizados na alimentação humana. Com o auxílio da tabela periódica, podemos prever que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é:

5 Q679729 | Física, Dinâmica, Prova 02, UEMG, UEMG

Ao desligar o motor de um carro em movimento numa estrada plana, reta e sem imperfeições, ele percorre uma distância e pára. Isto acontece devido

6 Q679735 | História, História Geral, Prova 02, UEMG, UEMG

Os historiadores passaram a analisar o funcionamento da colônia. A realidade se revelava complexa. No lugar da imagem de colonos engessados pela metrópole, vem à tona um grande dinamismo nas relações comerciais dos principais portos do Brasil com o rio da Prata no sul da América, com Angola, Costa da Mina e Moçambique na África e Índia, e com Goa e Macau na Ásia. O que salta à vista é que muitas dessas áreas não eram de domínio português. Colonos do Brasil, portanto, comercializavam diretamente com outras regiões. Os comerciantes residentes no Brasil, no auge do Sistema Colonial, detinham o monopólio do lucrativo tráfico negreiro – e não a metrópole.

(www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a-colonia-e-mais-embaixo. Acesso: 02/03/2014. Adaptado.)

As comparações entre a colonização inglesa e a colonização ibérica na América contribuíram para a atribuição de sentidos distintos a essas colonizações, povoamento e exploração, respectivamente. No entanto, a análise do texto revela que as recentes revisões historiográficas ampliaram as interpretações sobre as relações coloniais no clássico modelo de exploração, isso porque na prática a

7 Q679743 | Matemática, Prova 02, UEMG, UEMG

Uma emissora de TV apresentará durante o mês de abril 30 filmes (um por dia) dos quais 6 serão infantis, 2 de drama, 12 de comédia e 10 de terror. Qual a probabilidade de você ligar a TV nessa emissora, no horário reservado para os filmes, num determinado dia do mês de abril, e estar passando um filme de terror?

8 Q679730 | Física, Dinâmica, Prova 02, UEMG, UEMG

Há alguns anos, o Brasil viveu o conhecido “apagão”, e, nessa época, o governo federal incentivou a população, a indústria e o setor público a economizarem energia elétrica. Em relação à matriz energética, esse momento histórico causou

9 Q679741 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Prova 02, UEMG, UEMG

De olho no futuro


Conheça o mouse voltado a deficientes físicos que se destacou na edição de 2009 da Febrace

Entre os 280 projetos expostos na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), os Óculos-Mouse eram um dos mais comentados. O evento, que foi do dia 9 ao 11, em São Paulo, era voltado a alunos do ensino médio. Bolado por três alunos de curso técnico do Rio Grande do Sul, os Óculos-Mouse são um dispositivo voltado a pessoas sem movimentos nos braços. Permite que, com a cabeça, elas controlem um mouse. "Os equipamentos inclusivos são muito caros", explica Filipe Carvalho, 18. Os outros integrantes são Cleber Quadros, 18, e Alexandre Sampaio, 19. Pensando no preço, bolaram um dispositivo que custa R$ 50. Até o fechamento desta edição, não se sabia se os Óculos-Mouse haviam sido premiados na Febrace. Enquanto isso, deficientes físicos em visita à feira testavam o aparelho. “Eles acharam trilegal!”, comemora Filipe.

Folhateen, edição de 15/03/2010.

(www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee. Acesso: 31/03/2010.)

A palavra que indica que esse texto é destinado ao público jovem é

10 Q679742 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Prova 02, UEMG, UEMG

No mundo nascem mais homens ou mulheres?

Em média, nascem cerca de 105 homens para cada 100 mulheres. Estranhamente, no geral, existem mais espermatozoides com o cromossomo X, que determina o nascimento de meninas, do que com o Y. Mas como os espermatozoides “fêmeas” são mais lentos, suas chances de fertilizar o óvulo são menores. Esse descompasso inicial, no entanto, é amenizado ao longo da vida. “Existe maior mortalidade de homens em relação a mulheres desde o nascimento, principalmente entre os 18 e os 35 anos”, explicam especialistas. A consequência disso é que a média da população global é de 101 homens para 100 mulheres. E, em muitos países, inclusive no Brasil, há mais mulheres do que homens.

(http://goo.gl/qf9Fa. Acesso: 21/11/2012. Adaptado.)

Ao analisar o conteúdo desse texto, infere-se que ele foi escrito com o objetivo de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.