Questões de Vestibular: Psicologia

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683336 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A automutilação refere-se a comportamentos cuja intenção é causar a si mesmo algum dano físico ou psicológico e que são praticados de forma intencional e consciente. O tema da automutilação ainda é considerado tabu em nossa sociedade, o que torna sua abordagem adequada uma importante estratégia de prevenção. Por concentrarem crianças, adolescentes e adultos jovens, os ambientes educacionais, como escolas e faculdades, devem ser alvos de esforços de prevenção à prática de automutilação.
Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/prevencao-automutilacao-suicidio.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022 (adaptado).

A partir do texto e considerando as possibilidades de intervenções psicoeducativas com o propósito de prevenir a automutilação, avalie as afirmações a seguir.
I. A escola deve viabilizar programas de capacitação para a sua equipe com o propósito de desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades que propiciem a identificação dos alunos que exibem sinais e sintomas como depressão e ansiedade.
II. A equipe escolar deve ser orientada sobre a melhor maneira de abordar os alunos para discutir suas preocupações, motivando-os a procurar ajuda.
III. A prevenção a comportamentos de automutilação pode ser realizada por meio de programas multidisciplinares contínuos, que devem ser implementados como parte das estratégias preventivas a comportamentos de risco nas instituições escolares.
IV. A intervenção psicoterapêutica com grupos de adolescentes na escola deve ocorrer com enfoque nas mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas relacionadas às características pessoais.

É correto apenas o que se afirma em

2 Q683332 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Recentemente, foi inaugurado, numa comunidade, um Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) vinculado à Coordenadoria da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os profissionais do serviço estão preocupados com a promoção desses direitos e com a garantia da equidade de gênero. Desse modo, procura-se desenvolver uma série de ações de caráter preventivo e educativo com as mulheres que pertencem à comunidade, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da população feminina.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Democracia e Cidadania Plena das Mulheres. Brasília: CFP, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as ações pertinentes às (aos) psicólogas(os) nos CREAS, com vistas a atingir os objetivos mencionados no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de ações focadas no diagnóstico psicológico de mulheres em situação de vulnerabilidade deve ser prioridade para a(o) psicóloga(o) que atua no CREAS.
II. A(O) psicóloga(o) deve propor ações direcionadas à promoção de autonomia, visando-se ao bem-estar de toda a família envolvida em processo psicoterapêutico.
III. A criação de espaços de reflexão para valorização, autonomia, fortalecimento e instrumentalização das mulheres deve ser incentivada, com vistas a ajudá-las a se reconhecerem como sujeitos de direitos.
IV. A promoção de ações na modalidade de grupo deve ser direcionada a todas as mulheres da comunidade, enquanto a psicoterapia individual deve ser restrita a mulheres em situação de violência de gênero.

É correto o que se afirma em

3 Q683342 | Psicologia, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A Psicologia, historicamente, tem sido construída como ciência e profissão de acordo com um modelo da sociedade ocidental. Suas práticas, por diferentes conjunturas, chegaram às comunidades indígenas de diversos povos do Brasil. A Psicologia chegou como uma ciência branca, colonizadora, etnocêntrica e racista, trazendo um discurso de explicar para os indígenas o que é saúde mental e pensando políticas públicas, por vezes, sem considerar os códigos culturais indígenas.
Disponível em: https://www.visibilidadeindigena.com/. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o papel de psicólogos e a sua atuação junto aos povos indígenas e tradicionais, avalie as afirmações a seguir.
I. Cabe ao profissional da Psicologia contribuir na luta por direitos, como a demarcação de terras e a sustentabilidade das aldeias, e no desenvolvimento de ações que busquem a articulação com diversas instâncias da sociedade civil, por meio de políticas públicas para essas populações.
II. O uso de álcool e outras drogas, a discriminação, os conflitos com invasores e os choques culturais são variáveis que ajudam a explicar taxas mais elevadas de mortes por causas violentas e não violentas, sendo que a atuação da(o) psicóloga(o) deve incluir o desenvolvimento de ações diferenciadas em saúde e educação, respeitando a diversidade cultural e histórica e fomentando o protagonismo dos povos indígenas.
III. Embora as taxas de suicídio sejam semelhantes entre indígenas e não indígenas, profissionais da Psicologia devem abordar a temática de modo diferenciado, considerando o papel da violência institucional e da violação dos direitos humanos, cabendo à(ao) psicóloga(o) abordar a problemática a partir de uma perspectiva individual com aqueles que se encontram em situação de risco.
IV. A Covid-19 é uma das ameaças mais recentes aos povos indígenas, impactando tanto a sua saúde física como a mental; desse modo, a intervenção da(o) psicóloga(o) deve ser voltada para a composição de equipes de saúde, com foco em saúde mental e suporte social, e para a realização de ações em conjunto com lideranças e educadores indígenas, objetivando melhoria na saúde e qualidade de vida.

É correto apenas o que se afirma em

4 Q683346 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei n. 10.216/2001, promoveu um redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental no país, com o fechamento gradual de leitos em hospitais psiquiátricos. Entretanto, decorridos 21 anos desde então, esse modelo vem sofrendo com a escassez de investimentos, mesmo ante um contexto em que se avolumam problemas econômicos e sociais, que tendem a agravar o quadro de saúde mental das pessoas. Levantamento da ONG Conectas e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) aponta que entre 2017 e 2020 houve significativo investimento público em comunidades terapêuticas, todavia, desde 2011, o valor necessário à abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) permanece inalterado.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/35-anos-da-luta-antimanicomial-e-o-avanco-dacontrarreforma-psiquiatrica. Acesso em: 26 jun. 2022 (adaptado).

A partir da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os CAPS, tal como propostos, garantem legalmente às pessoas com sofrimento psíquico o direito de serem tratados com humanidade e respeito, bem como de serem protegidos contra qualquer forma de abuso e exploração.
II. A problemática da inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é que muitas delas trabalham orientadas por princípios morais e religiosos, focados na abstinência, em detrimento das práticas de cuidado baseadas em evidências técnicas e científicas, tais como a redução de danos.
III. O maior investimento nas comunidades terapêuticas sem o necessário investimento nos CAPS tende a acarretar descompasso nas obrigatórias ações integradas, o que torna precária a atenção integral à saúde mental, retrocedendo à lógica manicomial e descumprindo preceitos legais.

É correto o que se afirma em

5 Q683334 | Psicologia, Entrevista Psicológica e Técnicas de Entrevista, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Uma psicóloga trabalha em um hospital-escola atendendo crianças e seus familiares. Nesse serviço de saúde, existe uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos, os quais atuam de modo integrado com vistas a atender as necessidades das crianças em tratamento e apoiar seus familiares. A equipe multiprofissional se reúne periodicamente e todos têm participação efetiva nas discussões e nas decisões, de modo que a equipe tem sido considerada referência em sua área de atuação.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga, ao ter acesso a informações pessoais da mãe da criança que não são relevantes para a condução do tratamento, poderá repassá-las para a equipe multiprofissional.
II. Ao realizar uma entrevista psicológica, a psicóloga deverá informar os resultados das investigações aos familiares ou responsáveis legais, pois esse é um direito assegurado às pessoas submetidas a esse tipo de procedimento.
III. As pesquisas desenvolvidas no serviço de saúde pela psicóloga não precisam ser submetidas a um comitê de ética de pesquisa com seres humanos, pois se trata de um serviço ligado a uma universidade.
IV. Ao atuar em um hospital-escola, a psicóloga não deverá transpor o modelo da clínica individual; ao contrário, deverá considerar não somente os aspectos individuais, como também os grupais e institucionais em seu trabalho.

É correto apenas o que se afirma em

6 Q683325 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, MEC, INEP, 2022

As ações sociais voltadas para a promoção de saúde são sintetizadas na Carta de Ottawa, de 1986, que define quatro diretrizes para atuação: integração da saúde como práticas de políticas públicas saudáveis, atuação da população na gestão do sistema de saúde, reorientação dos sistemas de saúde e ênfase na mudança dos estilos de vida. É nesse último eixo que a Psicologia estará situada, como campo de saber que propõe quais poderiam ser esses estilos para uma vida saudável.
MEDEIROS, P.; BERNARDES, A.; GUARESCHI, N. O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 21, n. 3, p. 263-69, set-dez. 2005 (adaptado).

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A Psicologia oferece subsídios para o entendimento e nivelamento dos sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, o que fundamenta o conceito de saúde como ausência de doença.
II. A Psicologia contribui com a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas.
III. A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde e acarretou uma série de consequências metodológicas voltadas para as políticas públicas de saúde que têm como foco a população.
IV. As diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, que incluem a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo, em detrimento do coletivo.

É correto apenas o que se afirma em

7 Q683328 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

As concepções socialmente construídas de que mulheres são inferiores a homens e a de que indivíduos não heterossexuais são inferiores aos heterossexuais frequentemente estão associadas à violação dos direitos humanos. A violência contra a mulher e a homofobia estão entre as consequências mais diretas dessas violações. A discriminação não se limita às questões de gênero, mas também a outros marcadores sociais, como classe e raça.
MURTA, S. G. et al. Sexismo e heterossexismo: do impacto sobre a saúde às possibilidades de prevenção. In: VIANA, T. C. et al. (org.). Psicologia clínica e cultura contemporânea. Brasília: Liber Livros, 2012, p. 448-469 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o fortalecimento de uma cultura inclusiva de diversidade de gênero e sexual, avalie as afirmações a seguir.
I. Os livros didáticos e os projetos desenvolvidos nas escolas, em que o tema da sexualidade é considerado ação preventiva, garantem, ao tratarem da perspectiva biológica, a abordagem dos direitos sexuais e reprodutivos, dispensando a exploração de outros contextos.
II. Os programas relacionados à equidade de gênero e diversidade sexual objetivam transformar, por meio de intervenção educativa, o sistema de crenças e de comportamentos dos seus participantes, que podem tornar-se multiplicadores e influenciar mudanças culturais.
III. A discussão sobre a diversidade sexual na escola, embora seja importante, pode impactar o desenvolvimento de um curso natural da sexualidade.
IV. Os programas educacionais e as estratégias de desenvolvimento pessoal com estudantes são essenciais para promover a equidade de gênero e o respeito à diversidade sexual.

É correto apenas o que se afirma em

8 Q683326 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Considere que um paciente de 45 anos com sequelas neurológicas decorrentes de Covid-19, incluindo perda de memória recente e comprometimento do quadro de atenção, procurou uma clínica de Psicologia por encaminhamento de seu neurologista. Com a descrição do pedido de avaliação psicológica, foi atendido por uma psicóloga. No processo dessa avaliação, o uso dos instrumentos psicológicos foi decidido de acordo com orientações dos respectivos manuais de testes e da legislação vigente.
Considerando as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) referentes à elaboração de documentos psicológicos (Resolução n. 006/2019) e à condução de procedimentos de avaliação psicológica (Resolução n. 009/2018), avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga deve elaborar um atestado psicológico, na conclusão do processo, contendo detalhes sobre os testes utilizados, resultados obtidos e diretrizes para a intervenção integrada com o serviço de neurologia.
II. O laudo psicológico e os protocolos de resposta e correção dos testes devem ser cuidadosamente guardados por, no mínimo, cinco anos.
III. A psicóloga pode emitir uma declaração de comparecimento do cliente aos encontros de avaliação, para fins de justificativa de ausência ao trabalho nos dias de realização da avaliação psicológica.
IV. A psicóloga, na escolha dos instrumentos psicológicos para a investigação das demandas apresentadas, deve optar por aqueles que avaliam aspectos relacionados à personalidade, inteligência e atenção.

É correto apenas o que se afirma em

9 Q683338 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o mundo entrou em contato com novas apresentações da morte, suscitando na sociedade reformulações em seus rituais mortuários, trazendo também o pesar do luto e o persistente temor da finitude. Isso impactou também a forma como as crianças passaram a lidar com esse fenômeno, bem como a forma como os adultos passaram a abordar a temática com elas. A infância se caracteriza por ser um período em que a criança está em pleno desenvolvimento físico e cognitivo e uma perda faz com que seja necessário repensar esse fenômeno, bem como enfrentá-lo junto à criança.
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).

Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em

10 Q683339 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, MEC, INEP, 2022

É inegável o fato de a Internet ser uma invenção tecnológica que transformou os pensamentos e comportamentos humanos. Essa ferramenta tem criado um ambiente multifacetado, provendo para seus usuários as diversas possibilidades que oferece um sistema com características de alta velocidade e hiperconexão em uma rede de informação global. Portanto, um processo de mudanças e adaptações a essa realidade na cognição humana vem delimitando a aprendizagem dos sujeitos. Estudos das diversas mudanças biológicas produzidas pelo uso comum dessas tecnologias têm sido crescentes, evidenciando impactos, tanto positivos como negativos, no nível das funções cognitivas.
PEREIRA, F. C. et al. Funções cognitivas e os impactos das tecnologias digitais na memória. Temas em Saúde. v. 18, n. 4, p. 197-217, João Pessoa, 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Indivíduos da chamada “Geração Google”, ou seja, nascidos após 1993, estão apresentando uma memória de trabalho mais restrita e menos confiável que as gerações anteriores, ou seja, tendem a não se lembrar do conteúdo da informação.
PORQUE
II. A função cognitiva da memória vem sofrendo prejuízos, uma vez que se confia na tecnologia como uma fonte de memória externa que não requer esforços para apreender o conteúdo da informação, que pode ser facilmente recuperável a qualquer momento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.