Questões de Vestibular: Secretariado Executivo

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1 Q683391 | Comunicação Social, Organização de Eventos na Comunicação Social, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Um dos modelos inovadores de gestão atual é a organização de eventos on-line, que podem ocorrer em ambiente virtual de forma totalmente remota, ou ser organizados no formato híbrido. Essa modalidade de gestão, que faz parte das competências secretariais, aproxima pessoas de diferentes partes do mundo, otimizando tempo e recursos. De acordo com a tipologia do evento, é necessário utilizar as normas de cerimonial e de protocolo.
Disponível em: https://organizenapratica.com.br/eventos-online/. Acesso em: 8 jul. 2022 (adaptado).

Considerando a gestão de eventos on-line pelo profissional da área de secretariado, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional deve ficar atento ao objetivo do evento on-line, prestando assessoria na gestão dos protocolos de cerimonial adequados ao contexto remoto.
II. O profissional da área de secretariado, como único responsável pela divulgação de eventos on-line nas empresas, deve levar em consideração, principalmente, o público-alvo que o evento pretende atingir.
III. A ferramenta adequada para uma transmissão ao vivo de qualidade deve ser definida pelo profissional da área de secretariado, visto que é essa escolha que garante o sucesso do planejamento e da organização do evento.
IV. A coleta de feedback dos participantes ao final do evento é uma forma de o profissional da área de secretariado aproveitar essas informações para aprimorar o planejamento dos próximos eventos.

É correto apenas o que se afirma em

2 Q683393 | Direito Digital, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

São muitas as atribuições do profissional de secretariado; entre elas inclui-se a coleta de informações para consecução de objetivos e metas da empresa. Diariamente, esse profissional lida com a gestão de documentos, auxiliado pela tecnologia, observando o sigilo no uso das informações. Em 2018, foi sancionada a Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais. Com as exigências impostas por essa lei, amplia-se o número de informações que o profissional de secretariado precisa monitorar e coordenar.
Considerando as informações do texto e o disposto na LGPD, avalie as afirmações a seguir.
I. O consentimento do titular dos dados pessoais é dispensado em casos de uso de tais dados na realização de estudos por órgão de pesquisa governamental.
II. Quanto ao sigilo de dados, a LGPD estabelece que a coleta e o tratamento de dados pessoais dependem do consentimento do titular, que autoriza ou não o repasse a terceiros.
III. A LGPD orienta a forma como dados pessoais devem ser coletados, manuseados e armazenados nas organizações, sejam públicas ou privadas.

É correto o que se afirma em

3 Q683379 | Inglês, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Suponha que a executiva de uma empresa passou para seu secretário o seguinte texto, que será enviado via e-mail para um coordenador de projeto na matriz em Detroit. O secretário será responsável por fazer a versão para a língua inglesa:
“Acabamos de concluir o relatório de orçamento para a implementação da área de tecnologia da informação em nossa filial aqui no Brasil. Como poderá ser observado, o relatório, que segue anexo, apresenta tanto os valores para os recursos tecnológicos como para os recursos humanos.
Aguardamos o seu breve parecer para darmos continuidade ao processo.”

Nessa situação, assinale a opção que apresenta a versão correta para o texto citado.

4 Q683377 | Gestão de Pessoas, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Pode-se destacar a administração de conflitos como um fator crítico a ser trabalhado nos processos comunicacionais das organizações. O secretário executivo, ao atuar como líder, precisa manter o bom relacionamento do grupo, e isso se faz por meio de uma negociação eficiente. Uma ferramenta poderosa para a negociação na administração dos conflitos são as reuniões. Contudo, elas exigem um profissional que tenha o perfil para resolver a questão.
Considerando o texto apresentado e a organização de uma reunião de negociação para resolver conflitos interpessoais, avalie as afirmações a seguir.
I. Ao gerir conflitos interpessoais, o secretário executivo deverá ter em mente que, para que os envolvidos saiam satisfeitos com os resultados da reunião, eles precisarão fazer concessões.
II. Na administração de conflitos, existe uma classificação quanto à reciprocidade dos ganhos, em que se classificam os resultados da negociação como ganha-ganha, ganha-perde, perde-perde.
III. Entre os objetivos de uma reunião para resolver um conflito entre dois ou mais colaboradores, o mais importante, para o secretário executivo, é criar mecanismos que evitem a exposição dos argumentos relativos ao tema causador do conflito.

É correto o que se afirma em

5 Q683382 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

O secretário executivo assume perfil mais dinâmico e empreendedor, voltado à gestão de projetos e de processos, além da assessoria e consultoria. Como profissional que apresenta perfil inovador, é comum que o secretário executivo possa questionar processos de trabalho, formas de negociação, além de buscar melhorias em técnicas já existentes ou ainda desenvolver e auxiliar novas estruturas de poder e liderança nas organizações onde atua. Observa-se, nesse contexto, que o profissional de secretariado executivo acompanha as mudanças do mundo globalizado. Desse modo, acredita-se que novas competências para esse profissional surgirão de tempos em tempos. Exemplo disso é que a literatura atual trata da era do conhecimento, o principal ativo empresarial, e as organizações recorrem ao capital intelectual como vantagem competitiva e como suporte para decisões mais eficientes.
SOUZA, S. et al. Concepções teóricas sobre a atuação secretarial, associada à gestão do conhecimento. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18105. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).

Com relação às informações apresentadas e considerando a atuação do secretário executivo no âmbito da consultoria e do empreendedorismo, avalie as afirmações a seguir.
I. Os profissionais de secretariado executivo que atuam na gestão de projetos e de processos precisam desenvolver competências, aprimorar os processos de comunicação, conectar pessoas e criar um ambiente de empatia e transformação.
II. Os profissionais de secretariado executivo que atuam na gestão de projetos e de processos precisam desenvolver seu próprio aperfeiçoamento contínuo, a fim de promover a concorrência entre os colaboradores da empresa.
III. Os profissionais de secretariado executivo que atuam na gestão de projetos e de processos precisam conhecer a área em que atuam, o mercado em geral e a concorrência para apontar as melhores soluções aos seus contratantes.

É correto o que se afirma em

6 Q683385 | Secretariado, Atribuições, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

A interculturalidade está presente no processo de negociação entre executivos de países diferentes, assim como no multiculturalismo dentro do próprio ambiente de trabalho. Percebemos hoje que a maioria das empresas necessita comprar, vender ou trabalhar com pessoas de culturas diferentes; as multinacionais têm escritórios em todo o mundo; fabricantes dependem, cada dia mais, dos mercados estrangeiros; os serviços e produtos já não são comercializados exclusivamente com nativos em audiências, e muitas empresas e indústrias dependem do trabalho imigrante. Em resumo, poucas empresas escapam da necessidade de uma comunicação intercultural.
Como consequência, as empresas estão reconhecendo cada vez mais que, para crescer, diversificar e manter uma vantagemcompetitiva, necessitamde uma gestão intercultural, de umgestor comcapacidade de se comunicar eficazmente com pessoas de diferentes culturas. Dessa forma, abre-se, então, um precedente para o profissional de secretariado executivo, visto que ele possui como base a habilidade de dialogar com grupos distintos.
OLIVEIRA, J. S. Interculturalidade, o novo desafio do secretário executivo. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as ideias expostas no texto, os profissionais de secretariado executivo, ao exercerem as suas tarefas de administração do fluxo de informações nacionais e internacionais, precisam

7 Q683386 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Uma empresa transnacional, com sede no Brasil, tem um grande corpo de funcionários, dentre os quais muitostrabalham com assessoria. A diretoria da empresa diagnosticou um problema em relação à falta de uniformidade dos trabalhos realizados por esses assessores e decidiu que seria uma boa ideia contratar um profissional para capacitá-los, de modo que o trabalho realizado tenha um mesmo nível de qualidade. No quadro funcional, uma secretária executiva havia desenvolvido um excelente trabalho enquanto esteve na empresa. Por essa razão, a diretoria decidiu contratá-la como consultora. Para isso, solicitou a ela que fizesse um projeto em assessoria que previsse a capacitação dos colaboradores, além de um acompanhamento posterior dos trabalhos, mantendo, para isso, um contrato de um ano. A secretária executiva foi, portanto, contratada como consultora externa.
REIS, G. G. Avaliação 360°: um instrumento de desenvolvimento gerencial. 3. ed. Curitiba: Editora Atlas, 2010 (adaptado).

Sobre a atividade de consultoria externa em uma empresa, assinale a opção correta.

8 Q683374 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

No trabalho, a etiqueta serve para manter um padrão de comportamento adequado, constituindo-se em um elemento que possibilita a unidade nas relações interpessoais. Entende-se que o uso da etiqueta, por suas características de inclusão, pode minimizar atritos ou até evitá-los, na medida em que ela iguala os ânimos entre emissor e receptor da mensagem. Com isso, mantém-se um clima de bem-estar que leva à satisfação.
OSSEGE, A. Relação entre uso das regras de etiqueta e satisfação do trabalho: uma perspectiva interdisciplinar. Disponível em: http://bdm.bce.unb.br/bitstream. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Nesse sentido, considerando a importância do papel da etiqueta nas relações interpessoais, é correto afirmar que o profissional de secretariado deve

9 Q683388 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Karen, sócia diretora de uma empresa do ramo de alimentos industrializados, possui uma grande equipe estratégica que contribui sistematicamente para o desenvolvimento de novos negócios e à qual ela concede apoio e autonomia. Karen tem em Théo um aliado estratégico na comunicação organizacional, um disseminador da missão, dos valores e dos objetivos da organização, que dialoga com seus colaboradores e está sempre atento aos feedbacks. Entretanto, seu sócio financeiro, Martin, possui um estilo diferente, antagônico, menos ousado, mais cauteloso e tradicional em suas decisões. É adepto de controle mais rígido e costuma conduzir os processos com muita energia e vigor.
Considerando que há diferentes tipos de liderança nos três personagens dessa organização, assinale a opção que apresenta o tipo de liderança de cada um deles.

10 Q683375 | Arquivologia, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Antes de iniciar a gestão documental, é necessário conhecer a quem ela irá servir, o que deflagra dois processos: o levantamento e a análise dos dados. De posse desse diagnóstico, realiza-se o processo de planejamento. Com essa base, a gestão documental é aplicada e os procedimentos relativos a ela reúnem-se entre três fases: produção, utilização e destinação.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca das fases da gestão documental.
I. A fase de produção tem como objetivo desestimular a elaboração de novos documentos até que os já produzidos sejam descartados.
II. A fase de utilização visa definir toda a rotina a ser desenvolvida na chegada de documentos, incluindo as atividades de protocolo, classificação, registro, distribuição e tramitação.
III. A fase de destinação tem como meta determinar, mediante análise e avaliação dos documentos, o seu tempo de guarda e o de descarte.

É correto o que se afirma em
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