Questões de Vestibular: Segunda Etapa

Prepare-se para a prova com questões de Segunda Etapa de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678209 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Um colecionador de latas percebeu que algumas sofriam corrosão mais facilmente que outras. Intrigado com o fato, ele levou para análise duas latas de ferro, que foram armazenadas sob as mesmas condições e pertenciam ao mesmo lote de fabricação, sendo que uma estava corroída e outra não. O laudo da análise demonstrou que a lata corroída era revestida com estanho (Sn).
Considere as semiequações e potenciais padrão de redução (ε 0 ) para o estanho e o ferro.
Fe2+(aq) + 2e- Fe(s) ε 0 = -0,44 V
Sn2+(aq) + 2e- Sn(s) ε 0 = -0,14 V
A corrosão da lata revestida com estanho é explicada pelo(a):

2 Q678197 | Geografia, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

O Brasil é um conhecido exportador de matérias-primas conhecidas pelo pequeno grau de transformação industrial, produção em larga escala e comercialização mundial.
Esse conjunto de produtos é conhecido pelo nome de:

3 Q678229 | Literatura, Escolas Literárias, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Leia os fragmentos abaixo para responder à questão.


“Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, não o do trem, mas o do Fausto: Aí vindes outra vez, inquietas sombras?... Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo.” Fonte: ASSIS, Machado de. Dom Casmurro, p. 2.

“Tenciono contar a minha história. Difícil. [...] As pessoas que me lerem terão, pois, a bondade de traduzir isto em linguagem literária, se quiserem. Se não quiserem, pouco se perde. Não pretendo bancar o escritor. [...] – Então para que escreve? – Sei lá! O pior é que já estraguei diversas folhas e ainda não principiei.” Fonte: RAMOS, Graciliano. São Bernardo, p. 11-13.

Analise as afirmativas abaixo.

I - A escrita literária surge, nos dois romances, como tentativa de acerto de contas com o passado.
II - Os protagonistas masculinos das duas narrativas optam por lançar ao papel suas reminiscências. Ambos os narradores buscam montar um conjunto de evidências que comprovaria o adultério de suas respectivas esposas.
III - Apesar de se propor a escrever um livro, Paulo Honório não sabe bem a motivação. Entretanto, com o desenrolar da narrativa, é possível depreender que o personagem busca uma explicação para o desmoronamento de sua vida e do seu casamento.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

4 Q686266 | Português, Figuras de Linguagem, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP

Para discutir a questão da obesidade infantil faz-se estritamente necessário entender melhor como ocorre todo o processo de alimentação das crianças e de que forma as mudanças culturais e nutricionais, que aconteceram na sociedade puderam influenciar o significativo aumento da enfermidade no Brasil. É impossível retroceder no tempo e encontrar um corpo sem qualquer marca da cultura, pois nele existem sinais das práticas cotidianas e das representações sociais. Foram algumas décadas de avanços a respeito da consideração do corpo como instrumento de mudança e libertação na sociedade. Entretanto, no final do século XX foi criado o “corporeismo” nas sociedades ocidentais, pois o corpo foi redescoberto na arte, na política, na ciência e, inclusive, na mídia. Mais tarde, surgiu a necessidade que o corpo fosse estimulado pelo lado físico por meio do lazer e do esporte, seguido da necessidade de investigá-lo e relacioná-lo diretamente com a saúde, com o prolongamento da vida através da sua manutenção e do bem-estar de cada homem, mulher e criança. De forma complementar, o corpo é um processo resultante de combinações entre cultura, técnica e sociedade; é formado inclusive por regimes estabelecidos, que se configuram pelo modo de trabalho, de repouso e diversão, assim como é intoxicado ou transformado por tudo aquilo que se ingere e consome. Por essa questão, é importante entender também como a prática da alimentação foi construída diante da evolução da sociedade, pois o alimento é uma necessidade primária de sobrevivência e sempre foi fator determinante para o desenvolvimento das civilizações.
CRUZ. Camila da Silva. Obesidade infantil: o contexto social em interface com a produção científica brasileira. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/>. Acesso em: mai. 2018. Adaptado.

De acordo com o texto, a obesidade infantil é uma enfermidade que

5 Q688281 | Artes Plásticas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.

Leia o excerto abaixo para responder a questão:


Bienal (álbum: Vô Imbolá) – Zeca Baleiro e Zé Ramalho.

Desmaterializando a obra de arte no fim do milênio

Faço um quadro com moléculas de hidrogênio

Fios de pentelho de um velho armênio

Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta


Meu conceito parece à primeira vista

Um barrococó figurativo neo-expressionista

Com pitadas de art-nouveau pós-surrealista

Calcado na revalorização da natureza morta

(...)


Pra entender um trabalho tão moderno

É preciso ler o segundo caderno

Calcular o produto bruto interno

Multiplicar pelo valor das contas de água luz e telefone

Rodopiando na fúria do ciclone

Reinvento o céu e o inferno

(...)

FONTE: https://www.cifraclub.com.br/zeca-baleiro/bienal/>acesso em 30/09/2017

Considere a reação abaixo (não balanceada):


NH3 + O2 ➔ NO + H2O

O número de moléculas de NO formadas na reação da amônia (NH3) com 2,0 .1021 moléculas de oxigênio será:

6 Q678232 | Biologia, Câncer, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama. Essa multiplicação gera células anormais que formarão o tumor. Como existem vários tipos de câncer de mama, a doença evolui de diferentes formas e em diferentes velocidades. Acerca do assunto abordado são feitas afirmações em I, II e III. Analise-as. I - O surgimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular é o sinal mais comum, mas nódulos não tão duros, globosos e bem definidos também podem aparecer.
II - O câncer de mama pode acometer homens, porém é raro.
III - É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.

7 Q678236 | Geografia, Hidrografia, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Um levantamento realizado pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica mostra que, em pelo menos 7 estados brasileiros, a situação de 40% dos corpos hídricos é ruim ou péssima. Foram avaliados 96 córregos, rios e lagos. A pesquisa foi divulgada em março de 2014. Dos 11% que foram considerados bons, todos estão localizados em áreas de proteção ambiental e mata ciliar preservada. No restante das águas, a situação é considerada regular. Os estados englobados pelos pesquisadores foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 17 das 27 unidades federativas enviam dados de monitoramento. Entre os dados com os quais se pode construir um histórico, a melhora da qualidade foi de apenas 8% e de piora, 5%. Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2019. Adaptado.
Considerando os seus conhecimentos e a abordagem do texto, é CORRETO inferir:

8 Q679503 | História, Processo de Independência dos movimentos nativistas à libertação de Portugal, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

No contexto das revoltas e levantes ocorridos no período colonial, pode-se destacar como modelos libertários pró-independência do Brasil:

9 Q679501 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

A sociedade na Idade Média era basicamente rural e tinha como base produtiva o campo. Sendo assim, o principal membro dessa cadeia produtiva era

10 Q684621 | Matemática, Pontos e Retas, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Considere n um número natural e x, y ∈ IR Se a soma dos coeficientes do desenvolvimento de (5x − 2y)n é 243, então n é igual a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.