Questões de Vestibular: Tecnologia em Gestão Comercial

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1 Q683049 | Contabilidade de Custos, Ponto de Equilíbrio Contábil, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Uma empresa apresenta as seguintes informações obtidas em seu departamento de custos, sabendo que os custos fixos totalizam R$ 35 000,00.
Preço de Venda R$ 50,00 – unidade Custos Variáveis R$ 25,00 – unidade
Devido ao crescimento de mercado, a empresa planeja comercializar seus produtos a R$ 60,00 a unidade com seu custo variável sendo de R$ 32,00. Ela planeja obter lucro líquido de R$ 7 000,00.
Nessa situação, sabendo que os custos fixos não sofrem alterações, o novo ponto de equilíbrio contábil será de

2 Q683040 | Ética na Administração Pública, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Chegou até a gerente de atendimento de uma empresa especializada na produção e comercialização de produtos fitoterápicos, uma grave reclamação: “um cliente ligou para a ouvidoria informando que o vendedor ao lhe atender exigiu que fizesse compra casada (quando se vende um produto somente se outro for comprado junto) para se continuar tendo os descontos de praxe da companhia”.
Diante disso, a gerente da área de atendimento marcou uma reunião com o gerente comercial e, depois de terminada, concluíram que

3 Q683047 | Direito Digital, Disposições Preliminares da LGPD, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

As empresas começam a exigir de seus clientes, parceiros, empregados e fornecedores, o compliance digital e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nesse contexto da era da informação e da transparência, o compliance digital ganha notoriedade e significa seguir as regras digitais de determinada empresa.
CRUZ, C. O compliance digital e a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. Disponível em: https://mascaro.com.br/boletim /boletim-226/compliance-digital-e-lgpd/. Acesso em: 29 jun. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, sobre compliance e LGPD, avalie as afirmações a seguir.
I. O compliance objetiva a proteção dos direitos fundamentais de liberdade, a privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
II. A LGPD se aplica a toda e qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada em território nacional por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado.
III. O compliance deve ser compreendido de maneira sistêmica para além do cumprimento de regras formais, a fim de mitigar riscos, preservar valores éticos e de sustentabilidade corporativa, visando a continuidade do negócio.

É correto o que se afirma em

4 Q683039 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Atualmente, algumas ferramentas são essenciais para que o empreendedor possa projetar e simular um negócio antes da implementação. Independentemente do tipo e tamanho do negócio, o plano de negócios (PN) é uma das ferramentas que se destaca dentre os empreendedores. O PN representa a descrição da oportunidade que o candidato a empreendedor pretende desenvolver. Em geral, procura reproduzir possíveis situações na empresa antes que ela entre em operação.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, uma das principais funções de um plano de negócios é

5 Q683044 | Gestão de Pessoas, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Praticar a responsabilidade social empresarial (RSE) requer atenção a múltiplas exigências referentes às relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, investimentos em pesquisa tecnológica, preservação do meio ambiente, redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização conquista o respeito das pessoas e das comunidades que atinge, envolvendo seus colaboradores e consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).

Com base no texto, é correto afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando

6 Q683045 | Gestão de Pessoas, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Determinada organização, atuante no setor de varejo de vestuário há 19 anos, possui uma unidade voltada ao público masculino e outra ao público feminino. Tem como objetivo proporcionar conforto e estilo a seus clientes, levando produtos atuais e inovadores da moda. Trata-se de uma organização cuja receita vem crescendo ao longo dos anos, proporcionando sustentabilidade financeira e consolidação de negócios. Nessa organização, há dez empregados que atendem nas unidades e o gestor, que é proprietário do estabelecimento e possui um perfil democrático de liderança. Entretanto, há muitos conflitos entre os empregados, sobretudo relacionados à disputa por clientes, devido às comissões pagas e a ruídos na comunicação. Como causa desses conflitos está o desejo do êxito econômico e de status por parte da equipe de vendas.
FARIAS, A. P. S. et al. Gestão de conflitos: um estudo de caso numa organização do setor de vestuário. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Anais [...] Pernambuco, 08 e 09 de agosto de 2014. Disponível em:http://www.inovarse.org/sites/. Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).

Considerando que os conflitos entremeiamasrelações humanas, emumprocesso natural e imprescindível para o crescimento dos grupos, é papel do gestor

7 Q683042 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

A janela de oportunidade é uma metáfora que descreve o período de tempo em que uma empresa pode, de fato, entrar em um novo mercado. Quando o mercado para um novo produto está estabelecido, a janela de oportunidade se abre e novas empresas entram. Em determinado ponto, o mercado fica maduro e a janela de oportunidade se fecha.
FERREIRA, M. F. et al. Ser empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa. São Paulo: Saraiva, 2010 (adaptado).

A partir da leitura do texto, na fase de planejamento de um novo negócio, um empreendedor precisa identificar janelas de oportunidade com base em

8 Q683046 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.

É correto o que se afirma em

9 Q683050 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de

10 Q683054 | Administração de Recursos Materiais, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Uma empresa comercializa colchões desde 2010. Inicialmente, adquiria os colchões de um fornecedor/distribuidor que os entregava no prazo de três dias, enquanto o fornecedor/fabricante realizava a entrega após 30 dias. Ao priorizar o prazo de entrega, a empresa deixou de analisar diferenças importantes de custo, como o preço unitário do colchão e o valor cobrado de frete (o preço do distribuidor chegou a ser 22% superior ao preço do fabricante — considerando o preço unitário do colchão). Ao contratar um gestor financeiro, a empresa passou a pesquisar e realizar o controle dos custos fixos (CF) e variáveis (CV) envolvidos nas compras e demais atividades do estabelecimento. A realização de uma boa compra refletia diretamente no preço de venda (PV), pois outras informações deveriam ser consideradas para a precificação do item: como o valor dos impostos pagos (IMP) e a margem de lucro estabelecida para os produtos (ML).
Nessa situação, o gestor financeiro explicou que, para calcular o preço ideal, era preciso aplicar a fórmula
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