Questões de Vestibular: Tecnologia em Gestão de Qualidade

Prepare-se para a prova com questões de Tecnologia em Gestão de Qualidade de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683060 | Gerência de Projetos, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

O gerenciamento de projetos pode ser visualizado como um conjunto de operações conduzidas, em certa sequência, para atingir determinados objetivos. As operações que participam em um projeto, consumindo tempo e recursos, são chamadas de atividades. Para representar essas atividades e a ordem em que são efetuadas, utiliza-se o chamado Diagrama de Rede. Para obter a duração de cada atividade, determinar o caminho crítico, calcular a duração do projeto e a folga de cada atividade em particular são utilizadas as técnicas Program Review and Evaluation Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).
MOREIRA, D. A. Administração de Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O CPM é empregado em projetos cujas atividades têm uma certa imprecisão na duração, convencionalmente com três estimativas de tempo: otimista, mais provável e pessimista.
II. O PERT é utilizado em projetos em que se pode ter estimativas bem acuradas de tempo, tendo cada atividade apenas uma medida de tempo.
III. O caminho crítico de um projeto é definido por meio da técnica PERT.


É correto o que se afirma em

2 Q683069 | Administração Geral, Teoria Comportamental da Administração, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que os setores de produção e vendas de uma determinada empresa estão em conflito constante. O gerente de produção reclama que a área de vendas promete prazos de entrega impraticáveis e desconsidera os custos necessários com horas extras no momento de fechar as negociações. Por outro lado, o gerente de vendas diz que sua área está apenas trabalhando para gerar maiores receitas para a organização e que os prazos prometidos são baseados naqueles oferecidos pelos concorrentes, já que esta é uma condição básica para a realização do negócio.
Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista uma decisão pautada nos pressupostos domodelo comportamental, o diretor geral dessa empresa deve considerar que

3 Q683064 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

No ambiente organizacional, a percepção é entendida como o processo pelo qual o receptor recebe, organiza e interpreta as informações advindas do ambiente, emitidas pelo emissor. A comunicação organizacional é entendida como o processo específico por meio do qual a informação se move e é trocada entre as pessoas/organizações nos ambientes de que fazem parte ou as envolvem.
SILVA, R. O. Teorias da administração. 2. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção do receptor funciona como filtro de informação capaz de influenciar o verdadeiro conteúdo da mensagem emitida originalmente e, dependendo de valores individuais, necessidades, antecedentes culturais e outras circunstâncias do momento, pode promover distorções de entendimento.
PORQUE
II. O emissor, ao expressar um conteúdo, codifica a mensagem na forma, por exemplo, de palavras e gestos que estejam de acordo com a percepção cultural de seu receptor, utilizando-se desse recurso para o convencimento de alguém em relação a determinado argumento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

4 Q683057 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos de uma empresa. Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e a redução de custos, auxiliando as pessoas na solução de problemas. Assim, algumas ferramentas da qualidade estão representadas e definidas a seguir.
W: símbolos padronizados de textos articulados utilizados para se mostrar a sequência lógica de execução dos passos de um processo ou suas atividades.
X: gráfico cuja finalidade é auxiliar no levantamento de possíveis causas de um problema prioritário.
Y: gráfico de barras verticais, que representa a frequência de dados subdivididos em classes.
Z: gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

A partir das definições de W, X, Y e Z, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre o símbolo ou gráfico e a designação de cada uma das ferramentas da qualidade.

5 Q683065 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que um líder de equipe de uma empresa de assessoria financeira que tenha clientes em todo o território nacional precise constantemente entrar em contato com seus subordinados para obter feedback das avaliações de desempenho.

Considerando que o líder de equipe da mencionada empresa, em sua gestão, recorre à avaliação de desempenho, avalie as afirmações a seguir, acerca dos objetivos dessa metodologia.
I. A avaliação de desempenho possibilita obter informações acerca das competências dos colaboradores. II. A avaliação de desempenho impede o desenvolviemento dos planos de carreira. III. A avaliação de desempenho possibilita detectar pontos fracos de profissionais e sugerir possíveis melhorias.
É correto o que se afirma em

6 Q683062 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que um departamento de materiais de construção de determinada rede de varejo reveja periodicamente suas metas. Durante o andamento das atividades desse departamento, os gestores analisam suas estratégias atuais e determinam as metas que deverão ser atingidas pela equipe a fim de alinhar os resultados ao orçamento dessa área do departamento e, além disso, decidem sobre as ações específicas a serem realizadas para alcançar essas metas.
Nessa situação hipotética, as atividades descritas estão enquadradas na atuação dos gestores em relação ao processo de

7 Q683058 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Um dos fatores de sucesso de qualquer negócio é a capacidade da empresa em atender aos requisitos de seus clientes, de forma melhor ou igual à da concorrência e, ao mesmo tempo, gerar resultados financeiros satisfatórios. Entre os requisitos estabelecidos pela ISO 9001:2015 está a definição da política da qualidade e seus objetivos e, para isso é importante desdobrar, para o nível de gestão das operações de produção, as decisões estratégicas que objetivem melhorar a capacidade da empresa de atender esses requisitos e avaliar os resultados obtidos, visando à melhoria de produtos e processos, além do atendimento satisfatório aos clientes.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação de riscos baseia-se na filosofia de antecipação e prevenção, indicando que processos devem ser elaborados e documentados na organização.
PORQUE
II. A organização deve assegurar que riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumento da satisfação do cliente sejam determinados e abordados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

8 Q683067 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

A calibração assegura a confiabilidade de um instrumento de medição, utiliza a comparação do valor medido com um padrão rastreado de padrões internacionais ou nacionais, e é fundamental na garantia da qualidade dos produtos.
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que a calibração proporciona maior

9 Q683068 | Administração Geral, Melhoria Contínua e Qualidade Total, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Na gestão da qualidade, as medidas de dispersão, também conhecidas como medidas de variação, medem o grau de diferença entre as informações quantitativas coletadas, ou seja, o quanto os valores numéricos tendem a dispersar-se em torno da média aritmética. Nesse sentido, suponha que, no início de implantação de um programa de gestão da qualidade, uma empresa que realiza o empacotamento de arroz, analisou uma amostra com 60 medidas de massa. O menor valor encontrado nessa amostra foi de 5,14 Kg.
Se a amostra mencionada no texto apresentou amplitude de 0,22 Kg, qual é o maior valor encontrado nessa amostra?

10 Q683063 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

As empresas devem realizar planejamento e controle em todos os níveis hierárquicos. Planejamento e controle dizem respeito à conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. No setor industrial, a função Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a produção de bens e serviços, alocando-se recursos materiais, humanos e operacionais.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).

A partir do texto, suponha que, na indústria XYZ, a função PPCP seja totalmente manual e não exista integração entre as áreas da empresa. Para solucionar esses entraves, a empresa contratou uma consultoria, que está analisando a implantação de novas técnicas, sistemas e filosofias de produção, para aumentar a vantagem competitiva da mencionada empresa.
Acerca da implantação de técnicas, sistemas e filosofias de produção, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa pode diminuir seus problemas, contribuindo para a redução de custos e eliminação de perdas, se utilizar ferramentas da qualidade, como, por exemplo, Diagrama de Ishikawa e Gráficos de Controle.
II. O sistema Enterprise Resource Planning (ERP) poderá facilitar a integração dos setores da empresa, fornecendo subsídios para tomadas de decisão.
III. A implantação da filosofia Just in Time possibilitará maior controle da produção da empresa e a redução dos níveis de estoque.

É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.