Questões de Vestibular: Tecnologia em Processos Gerenciais

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1 Q683089 | Administração de Recursos Materiais, JustInTime e Kanban, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

No setor industrial, a função Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a produção de bens e serviços, alocando recursos materiais, humanos e operacionais. Nesse sentindo, suponha que o PPCP da indústria de calçados Elite é totalmente manual e que um tecnólogo em Processos Gerenciais está estudando a implantação de novas técnicas e filosofias de produção para aumentar a vantagem competitiva dessa empresa, pois a concorrência é crescente, principalmente por causa da globalização.
Considerando as informações do texto e os conhecimentos acerca da implantação de técnicas e filosofias de produção, avalie as afirmações a seguir.
I. A implantação da filosofia Just in Time pode permitir a empresa reduzir seus níveis de estoque e controlar melhor a produção.
II. O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) possibilita a integração de todos os setores, permitindo melhores tomadas de decisão.
III. As ferramentas de qualidade permitem que a empresa resolva seus problemas, com a possibilidade de redução de custos.
IV. A empresa realizará restrições em algumas operações conforme a teoria das restrições e, como resultado, terá a redução de custos.


É correto apenas o que se afirma em

2 Q683079 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

O fator humano é um dos pontos de destaque de uma organização e consiste em um posicionamento competitivo quando bem-estruturado. Assim, é importante uma empresa recrutar, contratar e manter colaboradores qualificados e comprometidos com suas funções e responsabilidades. O processo de recrutamento consiste nos meios utilizados pelas organizações para identificar e atrair um grupo de candidatos desejados para vagas abertas. Em um processo de recrutamento, pode-se escolher entre três alternativas: recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.
ARAUJO, L. C. G; GARCIA. A. A. Gestão de pessoas. Edição compactada. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o processo de recrutamento interno, verifica-se que essa metodologia

3 Q683080 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Na atualidade, um dos desafios das organizações é desenvolver o treinamento e desenvolvimento (T&D) de funcionários, utilizando-se de mecanismos de gestão adequados à competição existente no mercado. O T&D é uma metodologia importante quando se pensa no fator humano como vantagem competitiva, pois visa contribuir efetivamente para os resultados empresariais, determinando adequadamente decisões de alocação de recursos, estipulando a tomada de decisão e identificando as possibilidades de contribuição atual e futura. A estruturação de programas de desenvolvimento clarifica a premissa de conciliar produtividade e bons resultados com qualidade de vida e desenvolvimento dos seus colaboradores. Os programas promovidos pelas organizações que apresentam essas características visam desenvolver competências comportamentais que levem os indivíduos, os grupos e as organizações ao desenvolvimento e à conquista dos objetivos.
EL-KOUBA, A. et al. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista de Administração de Empresas, v. 49 n. 3. São Paulo, jul./set. 2009 (adaptado).

Em relação ao desenvolvimento de treinamentos nas organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento de treinamentos com objetivo de aprendizagem é importante, visando a melhoria de desempenho.
II. O treinamento é uma atividade sistêmica para motivar a aquisição de habilidades e conceitos para a realização de funções.
III. O processo de treinamento deve fornecer informações para minimizar a insalubridade e a periculosidade de determinados cargos.
IV. Os treinamentos devem ser apropriados, tendo em vista que agregam valor aos processos e permeiam os objetivos específicos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em

4 Q683082 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em

5 Q683077 | Contabilidade de Custos, Margem de Contribuição, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Para aproveitar euforia do torcedor com a Copa do Mundo, uma empresa brasileira criada exclusivamente para a confecção de camisas esportivas preparou seu estoque para suprir a futura demanda. Sabe-se que os custos e despesas fixos dessa empresa somam R$ 80 000,00, o preço de venda dos produtos por ela fabricados é de R$ 40,00 a unidade e os custos e despesas variáveis correspondem a 20% do preço de venda.
A partir das informações apresentadas e considerando o planejamento do lucro da empresa, assinale a opção correta.

6 Q683078 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Karen é sócia-diretora de uma empresa do ramo de alimentos industrializados e possui uma grande equipe estratégica que contribui sistematicamente para o desenvolvimento de novos negócios, para a qual ela concede apoio e autonomia. Karen tem em Théo um aliado estratégico na comunicação organizacional, um disseminador da missão organizacional, dos seus valores e objetivos, que dialoga com seus colaboradores e está sempre atento aos feedbacks. Entretanto, Martin, seu sócio financeiro, possui um estilo diferente, antagônico, menos ousado, mais cauteloso e tradicional em suas decisões, simpatiza com um controle mais rígido e costuma conduzir os processos com muita energia e vigor.
Considerando os três personagens dessa organização, assinale a opção que apresenta o tipo de liderança de cada um deles.

7 Q683081 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Um pequeno empreendedor do segmento varejista, querendo identificar novas oportunidades de negócios, procurou um órgão especializado em microempresas para orientá-lo quanto ao que deveria fazer para aproveitar de forma compatível seus recursos: humanos, materiais e financeiros. O referido órgão orientou que elaborasse o plano de marketing para alcançar seus objetivos.
Nessa perspectiva, uma etapa importante para elaboração do plano de marketing é a realização da análise mercadológica, uma vez que ela representa uma ferramenta fundamental utilizada para ampliar o conhecimento sobre uma determinada demanda, atividade ou negócio.
Desse modo, considerando necessária a etapa de análise mercadológica para elaboração do plano de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. A análise mercadológica pode influenciar no equilíbrio das forças ambientais, criando novos padrões de mercado.
II. A análise mercadológica é capaz de estimar a demanda e avaliar a performance de determinados produtos e/ou serviços.
III. A análise mercadológica é utilizada para conhecer o mercado, o perfil dos clientes, fornecedores e as estratégias de seus concorrentes.
IV. A análise mercadológica identifica os instrumentos mais lucrativos do mercado, reduzindo a rivalidade entre empresas associadas.


É correto apenas o que se afirma em

8 Q683086 | Administração de Recursos Materiais, Movimentação, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Um tecnólogo em Processos Gerenciais foi contratado por uma empresa para reorganizar a cadeia de suprimentos sob a ótica da sustentabilidade. Para tanto, ele precisará avaliar os impactos socioambientais das atividades logísticas, os agentes e departamentos envolvidos ao longo da cadeia de suprimentos, além de buscar maneiras de reduzir os impactos negativos socioambientais causados pelos processos da organização. Após realizar uma análise do cenário logístico organizacional, o tecnólogo deverá apresentar algumas propostas de melhoria à gerência da empresa.
Considerando essa situação hipotética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A utilização dos modais de transporte bem como a logística reversa devem ser preocupações do tecnólogo na análise logística sustentável.
PORQUE
II. Os modais de transporte resultam em impactos pertinentes à sustentabilidade na cadeia de suprimentos, enquanto a logística reversa está relacionada diretamente à sustentabilidade, ao gerenciar a logística do ponto de consumo para o ponto de origem, reduzindo o descarte incorreto de resíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

9 Q683087 | Administração de Recursos Materiais, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

A gestão logística é necessária para a criação de valor ao longo da cadeia de suprimentos. Nesse contexto, a supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos) representa o planejamento e o gerenciamento de atividades no fluxo logístico, integrando etapas, informações e agentes envolvidos nas operações. Atualmente, a supply chain management também engloba as dimensões socioambientais e de sustentabilidade ao longo do fluxo logístico de uma organização.
BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: AMGH, 2014 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística sustentável, também chamada de logística verde, representa o gerenciamento da cadeia de suprimentos, de maneira que as necessidades dos beneficiários sejam satisfeitas com menor impacto ao meio ambiente.
II. A adoção de práticas logísticas sustentáveis representa um trade-off, isto é, uma decisão conflitante, pois apesar de evitar impactos danosos ao meio ambiente, também reduz os lucros e o retorno financeiro das organizações.
III. Uma cadeia de suprimentos alinhada à sustentabilidade conta com a participação dos consumidores, pois clientes conscientes optam por produtos sustentáveis e colaboram com a redução de descarte inadequado de resíduos, como na logística reversa.


É correto o que se afirma em

10 Q683090 | Administração de Recursos Materiais, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Como a gestão de suprimentos normalmente lida com grandes somas de dinheiro e existe a necessidade habitual de constante contato com fornecedores, os compradores tendem a ter com estes uma relação mais estreita. Todavia, o comprador deve se manter distante dos interesses dos fornecedores, evitando que aspectos pessoais e subjetivos interfiram em suas decisões, beneficiando um único fornecedor em detrimento de outros e, consequentemente, de sua própria empresa. Cabe ao próprio comprador observar seus hábitos de conduta ao realizar uma compra, procurando nunca se deixar envolver com situações alheias ao próprio negócio, não ficando, assim, em situação de submissão durante uma negociação comercial.
BATISTA, M. A. C; MALDONADO, J. M. S. V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4. jul./ago., 2008, p. 681-695 (adaptado).

Considerando as premissas apresentadas no texto, acerca da responsabilidade ética que o comprador deve ter em relação à empresa em que trabalha, avalie as afirmações a seguir.
I. O comprador tem a responsabilidade ética com sua empresa de garantir que esta não apenas mereça, mas na realidade obtenha, em sua esfera de atividades, a reputação de fazer negócios vantajosos a qualquer custo.
II. O comprador, por ser o ponto de contato nas negociações com os vendedores, deve prezar pela reputação da empresa, uma vez que suas ações e conduta são criticamente julgadas e disseminadas entre os fornecedores.
III. O comprador não deve apenas agir com ética, mas deve, também, estar acima de qualquer suspeita de comportamento contrário a ela, ou seja, esse comportamento deve estar visível e aparente em seus atos, e não apenas em discursos.
IV. A responsabilidade ética dos compradores é com a empresa em que trabalham, não permitindo que fornecedores coloquem à sua disposição qualquer tipo de favor, sendo altamente recomendável que tais relações sejam mantidas em bases equidistantes.


É correto apenas o que se afirma em
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