Questões de Enem e Vestibular: Terceira Etapa

Prepare-se para a prova com questões de Terceira Etapa de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678495 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Nos últimos anos, aqui no Brasil, ressurgiram discursos conservadores entre a sociedade que encontraram legitimidade no forte argumento nacionalista e, entre outros aspectos, como o combate a corrupção. Ataques a estrangeiros ou pessoas com posição ideológica ou política diferente; agressões a grupos marginalizados (negros ou população LGBTQ+); discurso autoritário em defesa de regimes totalitários. Essas são algumas características que tiveram origem na Europa alguns anos depois da Primeira Guerra Mundial. História: passado e presente. AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. 1 ed. Volume 3 – do século XX aos dias de hoje. São Paulo. Ática, 2016, pág. 76 - Adaptado
Os princípios defendidos por esses grupos provocaram a morte de milhões de pessoas no pós-guerra. O fragmento faz referência a:

2 Q679484 | História, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Quando Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930, o Brasil apresentava alguns retrocessos no quesito eleitoral.

Com base na Constituição de 1934, Getúlio Vargas implantou o sufrágio

3 Q678489 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Movimentos sociais são organizações ou grupos estruturados para criar formas de associação entre pessoas, grupos de pessoas ou entidades que têm interesses comuns e buscam defender seus direitos por meio de ações coletivas [...] Entre as áreas de atuação dos movimentos sociais, podemos citar os movimentos por moradia, os movimentos ligados aos diretos trabalhista, os movimentos de luta pela terra, os movimentos ambientais e os movimentos de promoção da igualdade étnica, social, de gênero, de orientação sexual, de religião, entre outros. Pela capacidade de organização e mobilização de parte da população, em diferentes momentos da história do Brasil, esses movimentos têm influenciado as decisões políticas” (BALDRAIA, [et. al] 2016, p. 250).
No que toca os movimentos sociais urbanos, pode-se destacar que alguns dos aspectos que envolvem a inserção da classe trabalhadora em movimentos sociais é a falta de moradia. A matéria abaixo evidencia a defasagem de moradia no Brasil:
“A população cresce ano a ano e o déficit habitacional segue a mesma trajetória no Brasil e é uperior a 7,7 milhões de moradias necessárias para suprir essa demanda por imóvel próprio. Os dados são baseados em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE) de 2015. Um problema e tanto para ser administrado pela gestão pública” (Sucena Resk. Carta Capital).
Um importante instrumento para contribuir com a amenização da falta de moradia é a correta aplicação do Estatuto da Cidade, este regula o uso da propriedade em prol do bem coletivo, da segurança, do bem estar dos cidadãos e do meio ambiente. Dentro do Estatuto da Cidade, se prevê a Função Social da propriedade. Sobre a Função Social da propriedade, é correto afirmar que ela prevê

4 Q678500 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Considere o texto a seguir: Em 2007, liderado por Henrik Clausen, da Universidade de Copenhague, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma forma de transformar em sangue do tipo “O” hemácias que continham aglutinogênio “A” e “B”, sem danificar essas células. Para isso, utilizaram enzimas de bactérias que removem esses aglutinogênios da superfície das hemácias. O método desenvolvido permitirá a produção de glóbulos vermelhos universais, reduzindo os problemas de carência de sangue [...]” Linhares & Gewandsznadjer. Biologia Hoje. Vol. 3. São Paulo: Ática. 2012.
Considerando a tecnologia apresentada no texto, um sangue inicialmente do tipo A que foi submetido às enzimas removedoras de aglutinogênios poderá ser doado

5 Q679471 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

No processo digestivo, as moléculas orgânicas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas.

Dentre elas, o amido é um carboidrato

6 Q678485 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Leia o fragmento textual a seguir, para resolução da questão.
Mulheres - III
as mulheres são diferentes das mulheres pois enquanto as mulheres vão trabalhar as mulheres ficam em casa
lavando a louça e criam os filhos mais tarde chegam as mulheres estão sempre cansadas vão ver televisão.
Angélica Freitas O texto lido anteriormente pertence à obra “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas. Sobre o poema, é correto afirmar que:

7 Q679488 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Karl Max criticava o capitalismo, pois para ele essa corrente defendia apenas o interesse pelo dinheiro e pela busca de bens materiais como principio motivador da vida do homem. No seu conceito social, esse interesse não deve ser dominante de uma sociedade. Em um dos conceitos sociológicos defendidos por Marx, a matéria em movimento é o elemento constitutivo fundamental do universo, diferentemente do idealismo dialético de Hegel.


Esse conceito marxista denomina-se

8 Q678502 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

De todas diferenças entre homem e os animais inferiores, o senso moral ou consciência é a mais importante” (1871:70) Charles Darwin.
Ainda que inaugural no campo da biologia a citação de Charles Darwin encontra na filosofia política uma aproximação com o pensamento defendido por um filósofo singular que afirma: “ ... que o homem é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes” (COTRIN, 2006, p.272).
Dada a contribuição, que filósofo corresponde a essa determinada concepção filosófica?

9 Q679470 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Os cromossomos X e Y possuem uma pequena região homóloga, que se emparelha na meiose. Mas há um grande setor do cromossomo X que não existe no Y, onde se localizam vários genes responsáveis por diversas características, como o daltonismo (um defeito na percepção das cores), a hemofilia (um defeito na coagulação do sangue), a presença de mecha branca no cabelo e a distrofia muscular de Duchenne (degeneração progressiva dos músculos). Além desses, foram localizados genes responsáveis por feminilização testicular (atrofia do testículos), adrenoleucodistrofia (deficiência de uma enzima que leva ao acúmulo de substância no cérebro, provocando a degeneração do sistema nervoso), síndrome do X frágil (deficiência mental ) e um provável gene que responde por grave doença mental, a psicose maníaco-depressiva.

Em relação às informações contidas no texto e com base nos conhecimentos do tema evidenciado, é correto afirmar

10 Q678501 | Filosofia, Ética e Liberdade, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Quando tratamos de liberdade inevitavelmente nos deparamos com a questão da responsabilidade atrelado à manifestação da livre vontade do indivíduo. Essa questão versa sobre os conceitos de Autonomia e Heteronomia. A palavra Heteronomia significa a aceitação da norma, ser submisso aos valores e a tradição. Autonomia seria a capacidade de escolher livremente, seguir ou não alguma determinação ou uma ordem ao invés de simplesmente reproduzi-las, sem questionar. Para tanto devemos ser responsáveis pelas nossas decisões. O cientista Ernest Mayr coloca que “A transição adaptativa de um altruísmo instintivo para uma ética de grupo baseada em tomada de decisão talvez tenha sido o passo mais importante da humanização. O humanismo evolutivo é uma ética exigente, porque diz a todo indivíduo que de algum jeito ele compartilha a responsabilidade pelo futuro da nossa espécie. Toda geração é guardiã não só do pool genético humano mas também de toda natureza do globo.”
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução a filosofia, São Paulo, Ed. Moderna, 2000 Mayr, Ernest. Isto é Biologia – a ciência do mundo vivo. São Paulo, ed. Companhia das letras, 2008
Isso significa que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.