Leia o texto a seguir.
Um dos atos fundadores da sociologia da arte,
no início dos anos 1960, terá consistido em aplicar à frequentação aos museus de Belas-Artes
os métodos de pesquisa estatística elaborados
nos Estados Unidos, no período entre guerras,
por Paul Lazarsfeld. Essas sondagens de opinião, até então reservadas ao marketing comercial ou político, revelaram-se instrumentos preciosos para mensurar a diferenciação das condutas em função das estratificações sociodemográficas – idade, sexo, origem geográfica, meio
social, nível de estudos e financeiro – e, eventualmente, explicar as primeiras pelas segundas.
HEINICH, N. A sociologia da Arte, São Paulo: EDUSC, 2001,
p.72.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura,
considere as afirmativas a seguir.
I. Para Pierre Bourdieu, visitar museus indica gostos socialmente criados e incorporados pelos indivíduos ou grupos de indivíduos sob a forma de
disposições duráveis denominadas habitus.
II. Enquanto nas Belas Artes o olhar volta-se para as
regras formais estéticas e técnicas, na Arte Moderna passa a ser mais do que expressão e rompe
com o academicismo.
III. Ao conferir um valor de mercado à obra de arte, a
“indústria cultural” cria obstáculos para a contemplação, pois sua singularidade é despontenciada
na forma mercadoria do objeto artístico.
IV. O Museu Nacional tem origem no Brasil com a
fundação da Primeira República e expressou, na
época de sua criação, a preocupação com pesquisas baseadas no modelo popular.
Assinale a alternativa correta.