Questões de Vestibular: Vestibular 1 semestre

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1 Q684887 | Português, Tipologia Textual, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Leia o trecho informativo abaixo sobre o Dia Internacional do Brincar para responder à questão a seguir.
Semana Mundial do Brincar (Adaptado) O que é?
É uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.
O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.
Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais. Fonte: Semana Mundial do Brincar
De acordo com o texto e com a norma padrão da Língua Portuguesa assinale a alternativa correta.

2 Q684884 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Leia atentamente o capítulo XXIX do romance “Quincas Borba” de Machado de Assis para responder a questão.

CAPÍTULO XXIX

RUBIÃO passou o resto da manhã alegremente. Era domingo; dois amigos vieram almoçar com ele, um rapaz de vinte e quatro anos, que roía as primeiras aparas dos bens da mãe, e um homem de quarenta e quatro ou quarenta e seis, que não tinha que roer.
Carlos Maria chamava-se o primeiro, Freitas o segundo. Rubião gostava de ambos, mas diferentemente;não era só a idade que o ligava mais ao Freitas, era também a índole deste homem. Freitas elogiava tudo, saudava cada prato e cada vinho com uma frase particular, delicada, e saía de lá com as algibeiras cheias de charutos, provando assim que os preferia a quaisquer outros. Tinhalhe sido apresentado em certo armazém da Rua Municipal, onde jantaram uma vez juntos. Contaram-lhe ali a história do homem, a sua boa e má fortuna, mas não entraram em particularidades. Rubião torceu o nariz; era naturalmente algum náufrago, cuja convivência não lhe traria nenhum prazer pessoal nem consideração pública. Mas o Freitas atenuou logo essa primeira impressão; era vivo, interessante, anedótico, alegre como um homem que tivesse cinqüenta contos de renda.
Assinale a alternativa que não apresenta nenhuma expressão utilizada no sentido figurado.

3 Q684922 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

“A temperatura dos oceanos está aumentando em ritmo mais rápido do que anteriormente estimado, ameaçando uma grande quantidade de espécies marinhas e podendo resultar na elevação do nível do mar, revelou um estudo de cientistas americanos e chineses divulgado nesta quinta-feira [10/01/2019]. As conclusões, divulgadas na revista Science, contrariam pesquisas anteriores que apontavam uma estagnação do aquecimento global nos últimos anos. (...) "O aquecimento dos oceanos é um indicador importante das mudanças climáticas, e temos provas robustas de que ocorre de modo mais rápido do que pensávamos (...) Em torno de 93% do excesso de calor – preso na atmosfera pelos gases causadores do efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis – se acumula nos oceanos.(...) O aquecimento global existe e já tem grandes consequências.", enfatizaram em comunicado os autores do estudo, acrescentando que, se nada for feito para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, a temperatura nos primeiros 2 mil metros de profundidade nos oceanos aumentará 0,78 ºC até o fim do século.” (Fonte: Deutsche Welle.)
Um aumento de 1ºC na temperatura dos oceanos levaria à um grande aumento da quantidade da energia térmica na biosfera. Considere o volume total de água nos oceanos como sendo 1,5 ✕ 109 km3 , e que a densidade da água é de 1 ✕ 1012 kg/km3 com calor específico de 4 kJ/kgºC.
Como comparação: a bomba atômica Little Boy foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945 que matou diretamente 70 mil pessoas em uma explosão de cerca de 15 ktons=60 ✕ 109 kJ.
Caso o aumento de 1ºC de temperatura ocorra durante o período de transição de 100 anos,teremos uma acréscimos anual expressivo de energia térmica no planeta. Para dimensionar essa quantidade é interessante comparar com a energia emitida pela explosão de bombas atômicas.
Assinale a alternativa que corretamente apresenta o número de bombas atômicas como a Little Boy que corresponderiam à energia extra a cada ano acumulada na terra durante esse período de transição de 100 anos.

4 Q684910 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

A queima de uma substância se dá pela reação de combustão entre um comburente e um combustível. Diversos produtos podem ser formados nesta reação, como H2O, CO2, CO, H2 e CH4. Alguns destes componentes podem causar a chuva ácida que prejudica o meio ambiente com danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta e o agravamento do efeito estufa. A combustão completa de uma substância produz gás carbônico e água como produtos. Considere a reação de combustão completa do etileno mostrada abaixo.

C2H4 + 3O22CO2 + 2H2O


Considere as massas molares de C2H4,O2 e CO2 iguais a 28 g/mol, 32 g/mol e 44 g/mol, respectivamente e assinale a alternativa correta que apresenta quantos gramas de CO2 serão formados com uma massa inicial de C2H4 igual a 2g e de O2 igual a 6g e se a reação é endotérmica ou exotérmica.

5 Q684883 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Leia atentamente o capítulo XXIX do romance “Quincas Borba” de Machado de Assis para responder a questão.

CAPÍTULO XXIX

RUBIÃO passou o resto da manhã alegremente. Era domingo; dois amigos vieram almoçar com ele, um rapaz de vinte e quatro anos, que roía as primeiras aparas dos bens da mãe, e um homem de quarenta e quatro ou quarenta e seis, que não tinha que roer.
Carlos Maria chamava-se o primeiro, Freitas o segundo. Rubião gostava de ambos, mas diferentemente;não era só a idade que o ligava mais ao Freitas, era também a índole deste homem. Freitas elogiava tudo, saudava cada prato e cada vinho com uma frase particular, delicada, e saía de lá com as algibeiras cheias de charutos, provando assim que os preferia a quaisquer outros. Tinhalhe sido apresentado em certo armazém da Rua Municipal, onde jantaram uma vez juntos. Contaram-lhe ali a história do homem, a sua boa e má fortuna, mas não entraram em particularidades. Rubião torceu o nariz; era naturalmente algum náufrago, cuja convivência não lhe traria nenhum prazer pessoal nem consideração pública. Mas o Freitas atenuou logo essa primeira impressão; era vivo, interessante, anedótico, alegre como um homem que tivesse cinqüenta contos de renda.
Considere as características centrais do Realismo. É possível afirmar que o trecho se aproxima da estética realista. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

6 Q684914 | Biologia, Briófitas e Pteridófitas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Os vegetais são classificados quanto a presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores são chamadas de criptógamas, já as plantas com flores são chamadas de fanerógamas. As plantas também podem ser classificadas em traqueófitas ou atraqueófitas, ou seja, que apresentam ductos de condução da seiva e as que não apresentam, respectivamente. A respeito das plantas traqueófitas, assinale a alternativa incorreta.

7 Q684892 | Inglês, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Utilize o texto a seguir para responder a questão.

The End of Poverty

Equality is a very big idea, connected to freedom, but an idea doesn’t come for free. In a world where distance no longer determines who your neighbor is, paying the price for equality is not just heart, it’s smart. The destinies of the “haves” are intrinsically linked to the fates of the “have-nothing-at-alls”. If we didn’t know this already, it became too clear on September 11, 2001. Africa is not the front line in the war against terror, but it soon could be.
“The war against terror is bound up in the war against poverty.” Who said that? Not me. Not some beatnik peace group. Secretary of State Colin Powell. And when a military man starts talking like that perhaps we should listen. In tense, nervous times isn’t it cheaper – and smarter – to make friends out of potential enemies than to defend yourself against them?
We could be the first generation to outlaw the kind of extreme, stupid poverty that sees a child die of hunger in a world of plenty, or of a disease preventable by a twenty-cent inoculation. We are the first generation that has enough power to do that. The first generation that is powerful enough to unknot the whole tangle of bad trade, bad debt, and bad luck. The first generation that can end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world which has been so wrong for so long.
If the rich nations decided they could become slightly “poorer”, they would truly help the nations in need. If they agreed to write off the old debts of the poor countries, the whole world would be safer. This year millions of people gathered to persuade world leaders to invest more in fighting poverty and disease in Africa.
We cannot save energy life. But the ones we can, we must. It is – or it ought to be – unacceptable that an accident of longitude determines whether a child lives or dies. Fifteen thousand people dying needlessly every day from AIDS, TB, and malaria. Behind each of these statistics is someone’s daughter, someone’s son, a mother, a father, a sister, a brother.
This is Africa’s crisis. That it’s not on the nightly news, that we do not treat this as an emergency – that’s our crisis.

(adapted from Bono’s foreword to the End of Poverty, Jeffrey Sachs, Penguin Press, and “This is Generation’s Moon Shot”, by Bono in Time)
Assinale a alternativa correta para o verbo em destaque na frase abaixo.
––The first generation that “can” end a corrupt relationship between the powerful and the weaker parts of the world….

8 Q684905 | Geografia, População brasileira, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

No último censo demográfico, realizado em 2010, a população brasileira era composta por 190.755.799 habitantes. Estima-se que, no ano de 2019, a população brasileira tenha 210.147.125 habitantes (IBGE, 2019). Em relação às características da população brasileira atual, assinale a alternativa incorreta.

9 Q684908 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

As substâncias químicas diariamente utilizadas são compostas por átomos. Estes átomos podem estar ligados entre si através de ligações químicas. Considere os três tipos de ligação química: iônica, covalente e metálica e assinale a alternativa correta.
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