Questões de Enem e Vestibular: Administração Geral

Prepare-se para a prova com questões de Administração Geral de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683082 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em

2 Q683571 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

A respeito do planejamento estratégico empresarial, considere as seguintes afirmativas:
I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo. III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais. IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.
Está correto o que consta APENAS em:

3 Q683573 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Os gerentes de marketing são capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Considerando que há diferentes tipos de demanda, assinale a alternativa correta.

4 Q683078 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Karen é sócia-diretora de uma empresa do ramo de alimentos industrializados e possui uma grande equipe estratégica que contribui sistematicamente para o desenvolvimento de novos negócios, para a qual ela concede apoio e autonomia. Karen tem em Théo um aliado estratégico na comunicação organizacional, um disseminador da missão organizacional, dos seus valores e objetivos, que dialoga com seus colaboradores e está sempre atento aos feedbacks. Entretanto, Martin, seu sócio financeiro, possui um estilo diferente, antagônico, menos ousado, mais cauteloso e tradicional em suas decisões, simpatiza com um controle mais rígido e costuma conduzir os processos com muita energia e vigor.
Considerando os três personagens dessa organização, assinale a opção que apresenta o tipo de liderança de cada um deles.

5 Q683039 | Administração Geral, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Atualmente, algumas ferramentas são essenciais para que o empreendedor possa projetar e simular um negócio antes da implementação. Independentemente do tipo e tamanho do negócio, o plano de negócios (PN) é uma das ferramentas que se destaca dentre os empreendedores. O PN representa a descrição da oportunidade que o candidato a empreendedor pretende desenvolver. Em geral, procura reproduzir possíveis situações na empresa antes que ela entre em operação.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 (adaptado).
Nesse contexto, uma das principais funções de um plano de negócios é

6 Q683576 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Considerando que empresas internacionais devem decidir até que ponto adaptarão suas estratégias de marketing às condições locais, assinale a alternativa correta.

7 Q683599 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Várias ferramentas amplamente utilizadas no planejamento estratégico das organizações têm origem em escolas de planejamento estratégico. De acordo com o texto Safári da Estratégia, de Henry Mintzberg, assinale a alternativa correta.

8 Q683568 | Administração Geral, Administração Científica, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

O conceito de homo economicus, segundo o qual toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais está diretamente relacionado a qual teoria da administração?

9 Q683593 | Administração Geral, Teoria Clássica da Administração, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

De acordo com a teoria clássica da administração desenvolvida por Henri Fayol, o ato de administrar envolve uma série de funções fundamentais para o bom funcionamento de uma organização. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa INCORRETA.

10 Q682066 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE Simulado, IBMEC, 2022

Com relação ao planejamento estratégico, analise as seguintes afirmações: I - O processo de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreende as principais etapas, como análise da situação estratégica, analise do ambiente externo e interno e definição do plano estratégico. PORQUE II - O ponto de partida de todo e qualquer planejamento estratégico é a análise do ambiente interno, suas fortalezas e oportunidades.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.