Questões de Vestibular: Administração Geral

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1 Q683069 | Administração Geral, Teoria Comportamental da Administração, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que os setores de produção e vendas de uma determinada empresa estão em conflito constante. O gerente de produção reclama que a área de vendas promete prazos de entrega impraticáveis e desconsidera os custos necessários com horas extras no momento de fechar as negociações. Por outro lado, o gerente de vendas diz que sua área está apenas trabalhando para gerar maiores receitas para a organização e que os prazos prometidos são baseados naqueles oferecidos pelos concorrentes, já que esta é uma condição básica para a realização do negócio.
Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista uma decisão pautada nos pressupostos domodelo comportamental, o diretor geral dessa empresa deve considerar que

2 Q683596 | Administração Geral, Teoria Comportamental da Administração, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

De acordo com a teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, qual das seguintes opções representa corretamente a ordem das necessidades, da mais fundamental para a mais elevada? Assinale a alternativa correta.

3 Q682062 | Administração Geral, Teoria Comportamental da Administração, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

O grupo empresarial Cresil S.A. nomeou Paulo Barbosa como seu novo presidente e o principal desafio será transforar a cultura de empresa familiar, em uma cultura fundada em outros valores, como proatividade, envolvimento e profissionalismo. Esta não será uma tarefa fácil, porque os gerentes e colaboradores são resistentes a mudanças e não estão acostumados a terem participação nas decisões. Demiti-os seria uma solução fácil, mas Paulo não quer criar um clima tenso na organização e optou por uma estratégia que melhore o clima e estimule o envolvimento dos colaboradores
Para enfrentar este desafio, Paulo deve se apoiar em qual abordagem teórica da Administração?

4 Q682071 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Considere as seguintes afirmativas. I - Cultura organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas do público fora da organização, que acaba influenciando na maneira dos membros perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambiente. Então, a cultura originada do exterior para o interior, mesmo que oposta à dos membros, disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e as ações. II - A cultura de uma organização pode ter sido desenvolvida por seu fundador, moldando um modo particular de ser, com características próprias que a distinguem das demais e que são transmitidas aos novos membros como a forma correta de agir e pensar, determinando o que deve ser cumprido e o que deve ser proibido. A cultura exerce, portanto, uma forma de controle sobre o comportamento individual e representa a identidade da organização. III - Os artefatos correspondem ao nível mais superficial e perceptível. São os aspectos visíveis, tais como organograma, arquitetura física, políticas e diretrizes, documentos públicos, rituais de integração, padrões de comportamento e vestuário das pessoas.

5 Q683173 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A cultura organizacional é o jeito de ser e de fazer de uma empresa, o modo como ela resolve os problemas, como lida com a trama organizacional que sustenta ou não as vantagens competitivas do negócio. Apesar de muitas vezes invisível, a cultura orienta ou desorienta as ações na organização, alavancando resultados ou impedindo que eles sejam atingidos.
Disponível em: https://www.valor.com.br/carreira/5264285/quetal-tratar-da-cultura-corporativa-em-2018. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a relação entre cultura e clima organizacionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua essência, a pesquisa acerca do clima organizacional procura encontrar problemas e deficiências pontuais em relação ao conjunto de valores vigentes na empresa.
PORQUE
II. Uma cultura organizacional bem-definida garante consistência e coerência a ações e decisões, o que, efetivamente, proporciona melhores condições para o alcance de objetivos organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

6 Q682060 | Administração Geral, Planejamento Estratégico, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Definir metas empresariais é algo desafiador, especialmente quando há muita incerteza envolvida. Como definir metas para os próximos 12 meses quando sua empresa está crescendo (ou mudando) muito rapidamente? As empresas do Vale do Silício resolveram esse problema adotando o framework de definição de metas OKR (objectives and key results). Um OKR tem dois componentes, o objetivo (o que queremos atingir) e um conjunto de key results (como sabemos se estamos chegando lá). Os diferenciais da metodologia OKR são a simplicidade do processo, os ciclos curtos de verificação e a participação e o engajamento de todos os colaboradores. O OKR existe para manter o alinhamento e a cadência da organização, sendo seu objetivo garantir que todos estejam caminhando na mesma direção e trabalhando com prioridades claras. Disponível em: https://startupi.com.br/2016/02/okr-defina-metas-como-o-silicon-valley/. Acesso em: 29 jul. 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O método OKR de planejamento e gestão estratégica é uma resposta das empresas inovadoras ao complexo ambiente corporativo da atualidade.
PORQUE
II. Um dos princípios do planejamento e gestão estratégica é a busca dos resultados esperados pela empresa, independentemente da ferramenta ou do método utilizados para tal fim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

7 Q683064 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

No ambiente organizacional, a percepção é entendida como o processo pelo qual o receptor recebe, organiza e interpreta as informações advindas do ambiente, emitidas pelo emissor. A comunicação organizacional é entendida como o processo específico por meio do qual a informação se move e é trocada entre as pessoas/organizações nos ambientes de que fazem parte ou as envolvem.
SILVA, R. O. Teorias da administração. 2. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A percepção do receptor funciona como filtro de informação capaz de influenciar o verdadeiro conteúdo da mensagem emitida originalmente e, dependendo de valores individuais, necessidades, antecedentes culturais e outras circunstâncias do momento, pode promover distorções de entendimento.
PORQUE
II. O emissor, ao expressar um conteúdo, codifica a mensagem na forma, por exemplo, de palavras e gestos que estejam de acordo com a percepção cultural de seu receptor, utilizando-se desse recurso para o convencimento de alguém em relação a determinado argumento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

8 Q682991 | Administração Geral, Administração, MEC, INEP, 2022

Em virtude da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, uma empresa precisou demitir 20% de seus funcionários. No intuito de reduzir os impactos desse processo, a empresa buscará realizar a recolocação profissional desses funcionários por meio da contratação de consultoria.
Considerando a situação apresentada, que procedimento deve ser adotado pela empresa?

9 Q683057 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos de uma empresa. Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e a redução de custos, auxiliando as pessoas na solução de problemas. Assim, algumas ferramentas da qualidade estão representadas e definidas a seguir.
W: símbolos padronizados de textos articulados utilizados para se mostrar a sequência lógica de execução dos passos de um processo ou suas atividades.
X: gráfico cuja finalidade é auxiliar no levantamento de possíveis causas de um problema prioritário.
Y: gráfico de barras verticais, que representa a frequência de dados subdivididos em classes.
Z: gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

A partir das definições de W, X, Y e Z, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre o símbolo ou gráfico e a designação de cada uma das ferramentas da qualidade.

10 Q683576 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Considerando que empresas internacionais devem decidir até que ponto adaptarão suas estratégias de marketing às condições locais, assinale a alternativa correta.
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