Questões de Vestibular: Gestão de Pessoas

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1 Q683176 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A prefeitura de um município contava, em 2002, com 105 mil funcionários estáveis e ativos, dos quais cerca de 100 mil eram avaliados anualmente. De acordo com as normas da época, a avaliação de desempenho deveria ser anual e sua função era estritamente ligada à promoção por merecimento. Como havia esse caráter restrito, após certo grau de promoção, os funcionários deixavam de ser avaliados. A avaliação dos funcionários era feita pelas respectivas chefias imediatas, por meio de instrumento padronizado, com critérios estabelecidos em um formulário, enviado pelo órgão central de recursos humanos. Depois de avaliado, o funcionário deveria ratificar o formulário, encaminhado, então, para a central de recursos humanos da prefeitura, responsável apenas por computar os pontos dados a cada funcionário, não conferindo importância a eventuais observações da chefia ou a necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal anotadas nas avaliações.
LOTTA, G. S. Avaliação de desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE-eletrônica, p. 1-12, v. 1, n. 2, jul./dez. 2002 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. O padrão de avaliação descrito no texto é considerado um modelo clássico de avaliação de desempenho, uma vez que se baseava no passado laboral dos funcionários e não previa para eles um plano de desenvolvimento de competências.
II. A avaliação de desempenho tinha como finalidade a promoção de cargo e o ajuste salarial e, a partir do limite de quantidade de promoção, o funcionário não era mais avaliado.
III. A padronização do instrumento elaborado pelo setor de recursos humanos e a obrigatoriedade da aplicação anual garantiam a equidade na avaliação de desempenho aplicada aos servidores da prefeitura.


É correto o que se afirma em

2 Q683000 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Administração, MEC, INEP, 2022

Frente às dificuldades de avaliação de desempenho de pessoal durante o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19, foi recomendada a adaptação de uma medida de uso consolidado em Marketing para a área de Gestão de pessoas. A proposta foi utilizar o que chamaram de “Net Performance Promoters Score (NPPS)”, ou “Escore Líquido de Promotores de Desempenho (ELPD)”, com avaliação a partir de três perguntas para cada trabalhador/colaborador:
1) Qual a probabilidade de você recomendar esta organização como local de trabalho para amigos ou parentes?, com respostas restritas a uma escala de 10 pontos, com extremos de 1 (indicando muito improvável) e 10 (indicando muito provável);
2) Por que você indicou este escore?, com resposta aberta;
3) O que poderia ser feito para você aumentar seu escore em 1 ponto?, com resposta aberta.
Concernente à primeira questão, respondentes que indicassem de 1 a 6 seriam categorizados como “detratores”, os que indicassem 9 ou 10 seriam categorizados como “promotores”, e os demais seriam categorizados como “passivos”. O ELPD é definido como a diferença entre o percentual de promotores e o percentual de detratores. De acordo com a proposta, trata-se de uma métrica conveniente, prática, relevante e útil para medir o desempenho de pessoal em períodos de crise, podendo ser útil após o final da pandemia.
AGUINIS, H.; BURGI-TIAN, J. Measuring performance during crises and beyond: the Performance Promoter Score. Business Horizons, v. 64, n. 1, p. 149-160, 2021 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O ELPD constitui uma alternativa de avaliação de desempenho centrada no trabalhador/ colaborador, por meio de averiguação tanto quantitativa quanto qualitativa.
II. As empresas com valores positivos de ELPD são as que apresentam evidência de desempenho superior e de satisfação de pessoal, dada a predominância de detratores de produtividade no trabalho.
III. A pandemia de Covid-19 redefiniu o conceito de trabalho e, consequentemente, o de avaliação de desempenho, cuja operacionalização tornou-se mais simples, prática e conveniente, como é tradição nas pesquisas de marketing.

É correto o que se afirma em

3 Q683172 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

Um dos grandes desafios para as organizações e os profissionais de Recursos Humanos tem sido o de atrair e reter bons colaboradores. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, em 2019, quase 60% dos recrutadores entrevistados informaram que enfrentavam algum nível de dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Desses, 46% avaliaram a tarefa como difícil e 13% a classificaram como muito difícil. Nesse contexto, um bom programa de estágio pode amenizar significativamente essa dificuldade.
Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/sites/. Acesso em: 28 jun. 2022 (adaptado).

A partir dasinformações do texto, avalie as afirmações a seguir relativas ao programa de estágio.
I. O programa de estágio é a porta de entrada para a construção de uma carreira dentro da organização, desde que o estagiário concorde em ampliar a carga horária para 40 horas, conforme consta na Lei do Estágio.
II. O programa de estágio é uma oportunidade de a empresa conhecer e avaliar novos talentos, pois o estagiário poderá provar que reúne competências suficientes para compor o time.
III. O programa de estágio é uma estratégia para a atração e a retenção de talentos alinhados à cultura e aos valores da organização

É correto o que se afirma em

4 Q683179 | Gestão de Pessoas, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

Uma empresa de médio porte que atua no setor de tecnologia vem passando por crises nos anos de 2021 e 2022. A empresa tem demonstrado, na prática, cultura e clima organizacionais diferentes da proposta disseminada. Essa situação está desmotivando os colaboradores e impactando negativamente o ambiente de trabalho, pois há divergências entre o que é informado a eles e o que é praticado pela organização. Tal situação tem gerado punições àqueles que questionam o sistema de trabalho, sofrimento psíquico e reações hostis, o que vem reduzindo o comprometimento dos colaboradores nas atividades que realizam.
A partir da situação hipotética apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma avaliação diagnóstica sobre o clima organizacional para identificar as insatisfações dos colaboradores bem como sobre as práticas a serem adotadas para melhorar o clima organizacional é uma medida efetiva para a empresa.
II. Uma estratégia viável para a empresa é a adoção de um conjunto de fatores motivacionais e emocionais que incentive os colaboradores a permanecerem na empresa e melhore a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no ambiente laboral, reduzindo, assim, a rotatividade de pessoal.
III. A elaboração de um plano de comunicação é recomendável, uma vez que possibilitaria corrigir as inconsistências entre o que diz e o que faz a empresa, e, assim, evitar erros de comunicação e retrabalho na organização.

É correto o que se afirma em

5 Q683079 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

O fator humano é um dos pontos de destaque de uma organização e consiste em um posicionamento competitivo quando bem-estruturado. Assim, é importante uma empresa recrutar, contratar e manter colaboradores qualificados e comprometidos com suas funções e responsabilidades. O processo de recrutamento consiste nos meios utilizados pelas organizações para identificar e atrair um grupo de candidatos desejados para vagas abertas. Em um processo de recrutamento, pode-se escolher entre três alternativas: recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.
ARAUJO, L. C. G; GARCIA. A. A. Gestão de pessoas. Edição compactada. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o processo de recrutamento interno, verifica-se que essa metodologia

6 Q683065 | Gestão de Pessoas, Comportamento de Pessoas nas Organizações, Tecnologia em Gestão de Qualidade, MEC, INEP, 2022

Suponha que um líder de equipe de uma empresa de assessoria financeira que tenha clientes em todo o território nacional precise constantemente entrar em contato com seus subordinados para obter feedback das avaliações de desempenho.

Considerando que o líder de equipe da mencionada empresa, em sua gestão, recorre à avaliação de desempenho, avalie as afirmações a seguir, acerca dos objetivos dessa metodologia.
I. A avaliação de desempenho possibilita obter informações acerca das competências dos colaboradores. II. A avaliação de desempenho impede o desenvolviemento dos planos de carreira. III. A avaliação de desempenho possibilita detectar pontos fracos de profissionais e sugerir possíveis melhorias.
É correto o que se afirma em

7 Q683080 | Gestão de Pessoas, Desenvolvendo Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Na atualidade, um dos desafios das organizações é desenvolver o treinamento e desenvolvimento (T&D) de funcionários, utilizando-se de mecanismos de gestão adequados à competição existente no mercado. O T&D é uma metodologia importante quando se pensa no fator humano como vantagem competitiva, pois visa contribuir efetivamente para os resultados empresariais, determinando adequadamente decisões de alocação de recursos, estipulando a tomada de decisão e identificando as possibilidades de contribuição atual e futura. A estruturação de programas de desenvolvimento clarifica a premissa de conciliar produtividade e bons resultados com qualidade de vida e desenvolvimento dos seus colaboradores. Os programas promovidos pelas organizações que apresentam essas características visam desenvolver competências comportamentais que levem os indivíduos, os grupos e as organizações ao desenvolvimento e à conquista dos objetivos.
EL-KOUBA, A. et al. Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos. Revista de Administração de Empresas, v. 49 n. 3. São Paulo, jul./set. 2009 (adaptado).

Em relação ao desenvolvimento de treinamentos nas organizações, avalie as afirmações a seguir.
I. O desenvolvimento de treinamentos com objetivo de aprendizagem é importante, visando a melhoria de desempenho.
II. O treinamento é uma atividade sistêmica para motivar a aquisição de habilidades e conceitos para a realização de funções.
III. O processo de treinamento deve fornecer informações para minimizar a insalubridade e a periculosidade de determinados cargos.
IV. Os treinamentos devem ser apropriados, tendo em vista que agregam valor aos processos e permeiam os objetivos específicos da empresa.


É correto apenas o que se afirma em

8 Q683044 | Gestão de Pessoas, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Praticar a responsabilidade social empresarial (RSE) requer atenção a múltiplas exigências referentes às relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, investimentos em pesquisa tecnológica, preservação do meio ambiente, redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização conquista o respeito das pessoas e das comunidades que atinge, envolvendo seus colaboradores e consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).

Com base no texto, é correto afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando

9 Q683174 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

O candidato acessa um computador ou smartphone e grava um vídeo de 90 segundos contando o motivo de ele ser especial. Parece seleção para reality show, mas é entrevista de emprego. Em vez de chamar a atenção de produtores de TV, o desafio está em convencer recrutadores.
A seleção de talentos mudou. Aquelas etapas longas e burocráticas estão sendo substituídas por processos mais tecnológicos, em que dinâmicas de grupo são substituídas por jogos virtuais, e conversas com a equipe de recursos humanos dão espaço a filmagens caseiras. Segundo estudos, os vídeos proporcionam uma experiência mais atraente e confortável a quem procura emprego.
CARDOSO, K. E a vaga vai para... Você S/A, São Paulo, ed. 242, p. 56-59, jul. 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as atuais ferramentas utilizadas para o processo de recrutamento e seleção eletrônica, avalie as afirmações a seguir.
I. Os testes on-line de conhecimento e vídeos de apresentação exigem do candidato um curto tempo para realização, fazendo-o responder, de maneira objetiva, perguntas direcionadas.
II. As gravações em vídeo ajudam os recrutadores a identificar melhor os futuros funcionários, reduzindo o tempo de seleção.

III. As ferramentas de recrutamento e seleção eletrônicas substituem as entrevistas e as dinâmicas presenciais, tanto para empresas como para os candidatos, por serem mais econômicas.

É correto o que se afirma em

10 Q683045 | Gestão de Pessoas, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Determinada organização, atuante no setor de varejo de vestuário há 19 anos, possui uma unidade voltada ao público masculino e outra ao público feminino. Tem como objetivo proporcionar conforto e estilo a seus clientes, levando produtos atuais e inovadores da moda. Trata-se de uma organização cuja receita vem crescendo ao longo dos anos, proporcionando sustentabilidade financeira e consolidação de negócios. Nessa organização, há dez empregados que atendem nas unidades e o gestor, que é proprietário do estabelecimento e possui um perfil democrático de liderança. Entretanto, há muitos conflitos entre os empregados, sobretudo relacionados à disputa por clientes, devido às comissões pagas e a ruídos na comunicação. Como causa desses conflitos está o desejo do êxito econômico e de status por parte da equipe de vendas.
FARIAS, A. P. S. et al. Gestão de conflitos: um estudo de caso numa organização do setor de vestuário. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Anais [...] Pernambuco, 08 e 09 de agosto de 2014. Disponível em:http://www.inovarse.org/sites/. Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).

Considerando que os conflitos entremeiamasrelações humanas, emumprocesso natural e imprescindível para o crescimento dos grupos, é papel do gestor
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