Questões de Vestibular: Turismo

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1 Q683429 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois, ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas. Todo esse aconchego que o turista busca vai além de uma estrutura física e(ou) serviços agregados.
DE LIMA, C. L.; BARRETO, L. M. Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo em meios de hospedagem muito confortáveis no Rio Grande do Norte. Revista Hospitalidade. v. 13, n. 1, p. 143-161, 2016 (adaptado).

Tendo esse texto como referência e considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a evolução dos modelos de gestão de pessoas, o contato direto entre colaborador e consumidor, no âmbito de empreendimentos de serviços hoteleiros, favorece sensivelmente o caráter diferencial da prestação do serviço.
PORQUE
II. A recolocação do fator humano como ferramenta estratégica no que se refere ao conceito de qualidade gera resultados satisfatórios para os empreendimentos hoteleiros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2 Q683434 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Os pesquisadores da área do turismo devem atentar para as demandas emergentes de uma comunidade e valer-se do auxílio das tecnologias da informação e comunicação para tornar os resultados de seu trabalho mais acessíveis. A informação deve ser coletada, sistematizada e interpretada para que haja o eficaz planejamento turístico por parte das organizações públicas e privadas, uma vez que, por meio dela, pode-se obter conhecimento de forma rápida e precisa para a tomada de decisão e para o planejamento nessa era digital.
A partir dessas informações, suponha que determinada equipe de pesquisa de mercado necessite obter, de forma instantânea, informações referentes à oferta e à demanda turísticas.
Considerando essa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. Nesse caso, para obterem as informações de que necessitam, os pesquisadores poderão utilizar ferramentas de pesquisa on-line para a aplicação de questionários que coletem informações em tempo real e enviem dados diretamente para uma planilha, gerando análises ágeis e gráficos que possam ser utilizados para a apresentação dos resultados.
II. As pesquisas on-line oriundas de dispositivos móveis são pouco confiáveis e, portanto, não devem ser utilizadas nesse caso, haja vista a falta de segurança desses dispositivos, bem como a lentidão no processamento ou a imprecisão dos dados neles coletados, o que dificulta a produção dos relatórios finais.
III. Em pesquisas de mercado, como no caso apresentado, o uso de Quick Response Code (QR Code) é uma alternativa válida para transferir para dispositivos móveis informações como, por exemplo, questionários, localizações, instruções de utilização, cardápios e bilhetes eletrônicos.
IV. Não é recomendável, nessa situação, armazenar os dados da pesquisa em nuvens, porque, além de não serem seguras e utilizarem um complexo mecanismo de backup, elas não permitem o compartilhamento e o gerenciamento dos dados com outros usuários credenciados.

É correto apenas o que se afirma em

3 Q683420 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Desenvolver o turismo sobre bases sustentáveis compreende valorizar a história e a cultura das destinações-alvo, ofertando aos visitantes o patrimônio histórico-cultural que caracteriza a comunidade, a qual, por sua vez, é estimulada a se reconhecer como ator social que constrói e reconstrói sua história. A preservação do patrimônio histórico-cultural faz-se necessária para uma atitude comprometida, mediada impreterivelmente por uma escolha dos grupos sociais responsáveis pelos respectivos bens. Qualquer que seja o patrimônio histórico-cultural, seja ele tangível ou intangível, há a relação de valor entre os grupos aos quais pertencem, da mesma forma que há a justificativa de preservá-los para legá-los às futuras gerações.
PINHEIRO, M. T. Valorização do patrimônio histórico-cultural: uma perspectiva sustentável para o desenvolvimento turístico. In: RUSCHMANN, D. M.; TOMELIN, C. A. Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. Barueri: Manole, 2013 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O patrimônio e a memória coletiva servem à construção e à reconstrução dasidentidades culturais, bem como ao sentimento de pertencimento aos lugares, em um processo que se dá de forma ininterrupta e dialógica.

PORQUE

II. O turismo é uma alternativa mercadológica para a proteção dos bens patrimoniais materiais e imateriais de determinados destinos, uma vez que, por meio dele, é feita uma ressignificação da memória, do patrimônio e do próprio espaço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

4 Q683425 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Um dos hotéis mais famosos e conhecidos do mundo fica no Rio de Janeiro. O Copacabana Palace não é somente sinônimo de luxo: esse prédio também hospeda muitas memórias da "Cidade Maravilhosa". Construído entre 1919 e 1923, o Copacabana Palace foi erguido a pedido do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava que a cidade do Rio de Janeiro — capital do Brasil à época — tivesse um grande hotel turístico. Apesar do glamour inicial, o hotel também viveu momentos de dificuldade, sobretudo a partir dos anos 1960, com a transferência da capital federal para Brasília e a construção de hotéis mais modernos na Zona Sul da cidade. Muitas histórias marcam a memória do Copacabana Palace, entre elas estão Ella Fitzgerald e Louis Armstrong cantando nos salões do hotel e Janis Joplin nadando nua na piscina. Haja espaço para hospedar tantas lembranças. Atualmente, o “Copa”, como é chamado pelos cariocas, é um tradicional ponto de encontro da alta sociedade do Rio e compõe a seleta lista do The Leading Hotels of the World.
Disponível em: https://diariodorio.com/historia-do-copacabana-palace/. Acesso em: 22 jun. 2022 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Copacabana Palace para manter-se soberano no mercado, vem adotando há quase um século, a estratégia de diferenciação de serviços, desenvolvendo uma oferta de hospedagem que inclui inovações incrementais ou experienciais.
PORQUE
II. O Copacabana Palace se encontra em sua fase de maturidade, por apresentar características e sintomas marcantes de empresas que estão nessa etapa do ciclo de vida, como marketshare repartido e alto grau de rivalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

5 Q683426 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

O conceito de ciclo de vida de uma destinação é validado mediante as decisões estratégicas dos gestores envolvidos com os seus ambientes, podendo também ser influenciado pela estrutura de relações que compõe o sistema.
Em relação às estratégias mais adequadas a serem adotadas nas fases pelas quais podem passar as destinações turísticas, assinale a opção correta.

6 Q683432 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

As informações coletadas por meio da realização de pesquisa de mercado são essenciais para qualquer planejamento hoteleiro, uma vez que se trata de uma das ferramentas mais importantes de um empreendimento turístico. A pesquisa de mercado abrange, em sua atuação, o levantamento das informações relativas à demanda, à concorrência, ao público-alvo, à competitividade do negócio e aos fornecedores.
GOMES, I. M. Manual - Como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005 (adaptado).

Considerando que a pesquisa de mercado abrange diversas etapas que devem ser seguidas para o sucesso do empreendimento, avalie as afirmações a seguir.
I. A etapa de elaboração do instrumento de pesquisa, como o questionário, é um dos passos mais importantes, porque define o perfil do público-alvo que se pretende atingir.
II. A definição da amostra ou da parcela da população que responde por um universo definido pela distribuição populacional é a primeira etapa a ser seguida e visa definir os mecanismos que serão utilizados para a coleta dos dados.
III. A elaboração do relatório final, fase em que consta a análise das informações a partir dos resultados obtidos na pesquisa, antecede a tomada de decisão e o planejamento das ações da empresa.

É correto o que se afirma em

7 Q683433 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

A evolução tecnológica contribuiu para o processo de transformação do turismo, pois o sucesso de um destino turístico pode ser determinado pela capacidade de adquirir, interpretar e utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação, em relação ao mercado turístico e à expectativa de satisfação dos turistas.
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o advento das tecnologias da informação e comunicação, as relações entre os destinos e a demanda turística mudaram, o que tornou o fluxo de informação unidimensional e deu ao turista autonomia para descobrir e escolher as experiências disponíveis em cada destino; nesse sentido, as agências de viagens vêm ganhando cada vez mais importância, figurando como principal fonte de informações turísticas.
PORQUE
II. Em uma sociedade hiperconectada, em que a Internet assume um papel primordial ao oferecer conexões entre produtos, serviços e consumidores, os destinos turísticos devem se adaptar a um novo tipo de turista, que busca experiências inovadoras, acessíveis e pautadas pela interação e pela integração do visitante com o ambiente visitado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

8 Q683422 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

A quitandeira Carolina produz o tradicional biscoito de goma mineiro e oferece uma oficina em que o turista poderá participar de sua produção e se deliciar com a iguaria. Ela aprendeu a fazer as quitandas com a mãe e agora já ensina a filha, dando continuidade a essa gastronomia popular. Nesse caso, o ingrediente principal é o carinho de Carolina ao produzir as quitandas. Agora ela abre as portas da sua casa para os turistas que desejam vivenciar essa experiência, no mínimo, saborosa. Durante o processo, o visitante vivencia a produção dos biscoitos, colocando a “mão na massa”. Ao final da atividade, há a degustação, e o visitante tem a oportunidade de levar para casa os deliciosos biscoitos produzidos no dia.
Disponível em: http://cirandas.net. Acesso em: 18 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o exemplo de turismo de experiência apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A existência de carências socioeconômicas, culturais e ambientais nas localidades de destino é o que permite a execução da proposta do turismo de experiência.
II. A postura menos contemplativa e mais atuante do turista permite maior troca de experiências com os moradores locais, o que contribui para o desenvolvimento das destinações.
III. A hospitalidade como forma de relação humana baseada na reciprocidade entre visitantes e anfitriões caracteriza o turismo de experiência como algo além de uma simples difusão de técnicas de bom atendimento na atividade turística.

É correto o que se afirma em

9 Q683430 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Fusões, aquisições ou alianças estratégicas em busca de competitividade e conquista de mercado fazem parte do interesse de qualquer empresa. E na hotelaria não é diferente. Esta é uma prática muito comum em grandes redes internacionais que buscam cada vez mais presença global e unidades ao seu inventário para aumentar o poder de barganha junto aos fornecedores.
OLIVEIRA, E. J. Fusões e alianças estratégicas movimentam mercado hoteleiro. Revista Hotéis, São Paulo, 3 ago. 2017 (adaptado).

Considerando o exposto e o que se refere a fusões e aquisições na área de turismo no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. As fusões e aquisições ocorridas no mercado hoteleiro são marcadas pela preservação dos empregos e pela pouca interferência de órgãos públicos na aprovação dos contratos, uma vez que essas negociações são realizadas entre particulares.
II. A realização de audiências públicas é obrigatória em qualquer negociação de fusão de empresas na área de turismo, haja vista a Política Nacional de Turismo e o papel constitucional dos entes da Federação de promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.
III. As negociações de fusão de grandes empresas na área de turismo devem passar por consulta prévia e por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), considerando-se o grau de concentração econômica que esses negócios podem gerar no mercado e os riscos à livre concorrência e aos direitos dos consumidores provocados por esse tipo de operação.

É correto o que se afirma em

10 Q683431 | Turismo, Turismo, MEC, INEP, 2022

Conforme a legislação vigente, são considerados meios de hospedagem os estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, que se destinam a prestar serviços de alojamento temporário ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.
Sobre esse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A diária corresponde ao preço de hospedagem relativa à utilização de uma unidade habitacional — e dos serviços nela incluídos — em um período de 24 horas, compreendido nos horários fixados para entrada e saída de hóspedes.
II. O Plano Nacional de Turismo estabelece que os prestadores de serviços de hospedagem deverão, obrigatoriamente, cadastrar-se junto ao Ministério do Turismo mediante o CADASTUR, após se constituírem como empresa, adquirirem alvará de funcionamento e se registrarem no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
III. Os meios de hospedagem devem utilizar as informações previstas nos impressos da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) e do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) para fornecerem ao Ministério do Turismo informações como o perfil dos hóspedes recebidos e sua nacionalidade, o registro quantitativo de hóspedes, as taxas de ocupação, bem como a permanência média e o número de hóspedes por unidade habitacional.

É correto o que se afirma em
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