Questões de Enem e Vestibular: CESMAC

Prepare-se para a prova com questões de CESMAC de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q677859 | Física, Plano Inclinado e Atrito, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, Cepros

Uma pessoa precisa deslocar uma caixa de madeira sobre um piso horizontal, ao longo de uma distância de 8,0 m em linha reta. A caixa possui um equipamento em seu interior, de modo que sua massa total é de 80 kg. Os coeficientes de atrito estático e cinético entre a madeira e o piso valem μe = 0,48 e μc = 0,40, respectivamente. Se a pessoa aplica na caixa uma força horizontal constante de 400 N ao longo de todo o percurso, calcule a velocidade máxima atingida pela caixa. Dado: aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2 .

2 Q678698 | Literatura, Escolas Literárias, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, Cepros

Leia um trecho de um poema de Olavo Bilac.
Profissão de fé
“Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito”.
Olavo Bilac
Os versos de Olavo Bilac, transcritos acima, representam o ideal literário do:

3 Q677845 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, Cepros

Existem elementos químicos considerados essenciais, em cuja ausência não seria possível haver vida. Esses elementos estão envolvidos em importantes processos biológicos, como nos processos osmóticos, na construção de biomoléculas e nas funções estruturais dos organismos. Dentre eles, estão o flúor (F), sódio (Na) e Magnésio (Mg). Nos sistemas biológicos, estes elementos se apresentam em sua forma iônica, como F - , Na+ e Mg2+. Em ordem crescente, como se classifica o raio iônico dos íons F- , Na+ e Mg2+?
Dados: Números atômicos: F = 9; Na = 11; Mg = 12.

4 Q678721 | Sociologia, Sociologia como ciência, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, Cepros

Nos currículos acadêmicos, o estudo da Ciência chamada Sociologia tem especial relevância pelo fato de ser ela que:

5 Q681037 | Biologia, Classificação biológica, Dia 2, CESMAC, Cepros

Os domínios Archaea, Bacteria e Eukaria representam categorias taxonômicas acima da categoria Reino, formadas por grupos de organismos originados a partir de diferentes linhagens celulares ao longo da evolução. Para classificá-los filogeneticamente, pode ser utilizado o ribossomo celular. Isto seria possível porque o RNA ribossomal funcionaria como “relógio evolutivo”, uma vez que:
1) apresenta informação genética que sofreu poucas alterações ao longo da evolução. 2) está presente tanto em organismos procariontes quanto nos eucariontes. 3) é produto da transcrição do DNA e, portanto, está diretamente envolvido na decodificação do código genético em proteínas.
Está(ão) correta(s):

6 Q681041 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Dia 2, CESMAC, Cepros

As articulações móveis do corpo humano conectam ossos e são revestidas de cartilagem, geralmente preenchidas por líquido lubrificante. Considerando o tecido cartilaginoso, é incorreto afirmar que:

7 Q681069 | Física, Dia 2, CESMAC, Cepros

Os raios X são ondas eletromagnéticas mais energéticas que as ondas da luz visível. Uma das aplicações dos raios X é a radiografia, que permite visualizar estruturas internas do corpo humano. Um equipamento de raios X, ajustado para realizar radiografias do tórax, produz raios X de frequência 3,0 x 1019 Hz. Calcule o comprimento de onda destes raios X quando se propagam no vácuo. Dado: velocidade da luz no vácuo c = 3,0 x 108 m/s.

8 Q678691 | Português, Concordância verbal, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, Cepros

A observância às normas da concordância verbal, em geral, é considerada indício de um saber gramatical mais apurado. Goza, por isso, de certo prestígio social. Sob esse prisma, identifique as alternativas em que tais normas foram corretamente observadas.

9 Q678702 | Inglês, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, Cepros

Texto associado.
Read the text below and answer the following question based on it.

How we learn things shapes our memory

Humans are constantly learning new things. This ability helps us to grow and adapt to new situations daily. But a new study suggests that different learning mechanisms actually shape how the brain stores memories.

As humans, we have not only survived, but thrived throughout time thanks to our ability to learn and adapt to new situations.

Learning itself is a complex process, and there are different types of learning mechanisms through which the brain stores new information and updates old information.

In general terms, there are two ways of learning that humans use to acquire new information in the long term.

One is by association, or through experience. This is when we learn new things incidentally, just because we happened to come across them, or because we are in a new environment that we are learning to navigate little by little.

The other one is learning by reinforcement. This is when we purposefully set out to learn new information — when we take a language course, for example.

A new study conducted by researchers from the Department of Experimental Psychology, the Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging, and the Nuffield Department of Clinical Neurosciences — all in Oxford, United Kingdom — indicates that different learning mechanisms have links to memories stored in different parts of the brain.

The researchers add that not only do we store information differently depending on how we acquire it, but that it may be more or less easy for us to lose or change this information for the same reason.

The researchers also explain that the findings indicate that the brain can store information learned through reinforcement for a long time, while other types of information remain more available for updates.

"We also learned that some of this knowledge is very persistent, and the brain does not forget about it even when it becomes irrelevant, while knowledge acquired through an alternative learning mechanism is more flexible and can more easily be changed to new knowledge," notes KleinFlügge.

When it comes to unlearning or forgetting information, the researchers also note that information acquired incidentally through associations is easier to discard than information acquired through goal-oriented learning.

Adaptado de: < https://www.medicalnewstoday.com/articles/326826.php> Acessado em 29 de outubro de 2019.
Generally speaking

10 Q677825 | Biologia, Respiração celular e fermentação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, Cepros

Os vencedores do prêmio Nobel de Medicina de 2019, Peter Ratcliffe, Willian Kaelin e Gregg Semenza, identificaram em suas pesquisas como as células regulam a atividade dos genes em resposta à variação dos níveis de oxigênio. Sobre este assunto, é correto afirmar que no interior celular:

1) a reoxidação do NADH e FADH libera elétrons altamente energéticos que reduzem o gás oxigênio a moléculas de água.
2) na respiração celular anaeróbia, o oxigênio é substituído como último aceptor da cadeia de transporte de elétrons por moléculas, tais como, sulfatos ou nitratos.
3) a ausência de oxigênio nas células musculares estimula a formação de ácido lático a partir do ácido pirúvico, este último derivado da glicólise.

Está(ão) correta(s):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.