Questões de Enem e Vestibular: MEC

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1 Q683405 | Serviço Social, Transformações Societárias, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A partir da década de 1970 do século passado se instaurou pelo mundo um processo de reestruturação produtiva que resultou em movimentos continuados de informalização e flexibilização das relações de trabalho, os quais foram responsáveis, entre outros aspectos, pela precarização das condições em que a profissão do Serviço Social se concretiza na atualidade.
Considerando esse contexto, assinale a opção que apresenta corretamente um dos aspectos que caracteriza as atuais relações de trabalho da(o) assistente social.

2 Q683275 | Direito Ambiental, Direito constitucional ambiental, Direito, MEC, INEP, 2022

Recurso de Apelação — Tribunal de Justiça de Minas Gerais
1. A incolumidade do meio ambiente não pode ser comprometida por interesses individuais, assim como a responsabilidade civil objetiva, na seara ambiental, informada pelos princípios do poluidor-pagador e da reparação in integrum, não pode ser elidida pela aplicação do princípio da bagatela.
2. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal é firme no sentido de, em matéria de direito ambiental, não permitir a prevalência de teses de defesa em que, por vias oblíquas, visa-se tutelar suposto direito adquirido à devastação, nem admitir a invocação da teoria do fato consumado como forma de livrar o ofensor do dever de promover a recuperação da área atingida pela intervenção do homem. Do contrário, estar-se-ia a chancelar que o direito fundamental, indisponível e intergeracional ao meio ambiente equilibrado, constitucionalmente consagrado no artigo 225 da Constituição Federal, pudesse ser subjugado a pretensões egoísticas.
3. A recusa ou aplicação parcial dos princípios do poluidor-pagador e da reparação in integrum arrisca projetar, moralmente, a nociva impressão de que o ilícito ambiental compensa. Diante disso, a resposta judicial, no caso de dano ambiental, há de ser enérgica, sob pena de a impunidade do ofensor servir de inspiração social. (Voto do Revisor)
Disponível em: https://www.TJMG.jus.br/jurisprudencia/. Acesso em: 22 jul. 2022 (adaptado).
Diante do acórdão mencionado, avalie as afirmações a seguir.
I. A consequência do princípio do poluidor-pagador é que o crime ambiental compensa, visto que o ato abusivo ambiental é realizado, para depois, pagar-se por ele, mas os benefícios advindos desse ato abusivo foram adquiridos pelo infrator.
II. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, não há como aceitar teses que justifiquem a devastação na teoria do fato consumado, pois, se assim fosse, não haveria o dever de indenizar.
III. A Constituição Federal dispõe que o direito ao meio ambiente equilibrado constitui um direito fundamental e indisponível.

É correto o que se afirma em

3 Q683161 | Contabilidade Geral, Mercado de Capitais, Tecnologia em Gestão Financeira, MEC, INEP, 2022

O mercado de capitais é um dos mecanismos mais importantes no processo de desenvolvimento das empresas e da economia de um país. Ele possibilita que as empresas captem recursos permanentes e de longo prazo, o que efetua a ligação entre os agentes econômicos que detêm recursos excedentes (investidores) e as empresas que necessitam de recursos para exercer e ampliar suas atividades (empresas tomadoras de recursos).
Nesse contexto, uma Brazilian Depositary Receipts (BDR) se apresenta como um dos papéis negociados no mercado de capitais, que representa um

4 Q683079 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

O fator humano é um dos pontos de destaque de uma organização e consiste em um posicionamento competitivo quando bem-estruturado. Assim, é importante uma empresa recrutar, contratar e manter colaboradores qualificados e comprometidos com suas funções e responsabilidades. O processo de recrutamento consiste nos meios utilizados pelas organizações para identificar e atrair um grupo de candidatos desejados para vagas abertas. Em um processo de recrutamento, pode-se escolher entre três alternativas: recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.
ARAUJO, L. C. G; GARCIA. A. A. Gestão de pessoas. Edição compactada. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).

Considerando o processo de recrutamento interno, verifica-se que essa metodologia

5 Q683238 | Contabilidade de Custos, Custo de Oportunidade para Controle e Decisão, Ciências Contábeis, MEC, INEP, 2022

Podemos dizer que o conceito do EVA (Valor Econômico Adicionado) nada mais é do que uma aplicação do conceito de custo de oportunidade do capital e do conceito de manutenção do capital financeiro da empresa.
PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceito, estrutura e aplicação. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013 (adaptado).
A empresa Alfa apresentou os seguintes dados extraídos de seu sistema de informação gerencial:
• Capital de terceiros totais = R$ 2 000 000,00 • Capital próprio total = R$ 6 000 000,00
• Lucro operacional líquido após os impostos (NOPAT) = R$ 180 000,00
• Custo de oportunidade da empresa = 2%
De acordo com o texto e as informações apresentadas sobre a empresa Alfa, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista da empresa Alfa, a rentabilidade adicionada foi de 0,25%.
II. Se houver aumento de 10% sobre a carga tributária incidente sobre o lucro da empresa Alfa, isto provocará um impacto desfavorável à rentabilidade adicionada da empresa de mesma proporção.
III. Do ponto de vista de um acionista da empresa Alfa, que tenha uma participação acionária de 50%, seu valor agregado será nulo se estipular uma rentabilidade mínima de 3% para o seu capital.

É correto o que se afirma em

6 Q683235 | Contabilidade Geral, Normas Brasileiras de Contabilidade, Ciências Contábeis, MEC, INEP, 2022

A Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 01 (R4) trata da redução ao valor recuperável de ativos e tem por objetivo assegurar que eles não estejam registrados contabilmente com valor que exceda seus valores de recuperação, estabelecendo procedimentos de mensuração, reconhecimento e divulgação.
Considerando o disposto na NBC TG 01 (R4), analise as informações apresentadas para um ativo não circulante de vida útil definida:
• Data de aquisição: 01 de janeiro de X1.
• Valor de aquisição: R$ 1 000 000,00.
• Valor residual do ativo: R$ 200 000,00.
• Vida útil estimada do ativo: 10 anos.
• Depreciação acumulada do ativo até o final de X2: R$ 160 000,00.
• Perda por redução ao valor recuperável, reconhecida ao final de X2: R$ 3 000,00.
Informações relativas à mensuração do valor recuperável do ativo ao final de X3:
• Valor em uso: R$ 780 000,00.
• Valor líquido de venda: R$ 757 375,00.
Considerando que não houve mudança de estimativa de valor residual e de vida útil remanescente, assinale a opção que corresponde ao valor contábil do ativo em análise a ser evidenciado no balanço patrimonial ao final de X3.

7 Q683000 | Gestão de Pessoas, Agregando Pessoas, Administração, MEC, INEP, 2022

Frente às dificuldades de avaliação de desempenho de pessoal durante o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19, foi recomendada a adaptação de uma medida de uso consolidado em Marketing para a área de Gestão de pessoas. A proposta foi utilizar o que chamaram de “Net Performance Promoters Score (NPPS)”, ou “Escore Líquido de Promotores de Desempenho (ELPD)”, com avaliação a partir de três perguntas para cada trabalhador/colaborador:
1) Qual a probabilidade de você recomendar esta organização como local de trabalho para amigos ou parentes?, com respostas restritas a uma escala de 10 pontos, com extremos de 1 (indicando muito improvável) e 10 (indicando muito provável);
2) Por que você indicou este escore?, com resposta aberta;
3) O que poderia ser feito para você aumentar seu escore em 1 ponto?, com resposta aberta.
Concernente à primeira questão, respondentes que indicassem de 1 a 6 seriam categorizados como “detratores”, os que indicassem 9 ou 10 seriam categorizados como “promotores”, e os demais seriam categorizados como “passivos”. O ELPD é definido como a diferença entre o percentual de promotores e o percentual de detratores. De acordo com a proposta, trata-se de uma métrica conveniente, prática, relevante e útil para medir o desempenho de pessoal em períodos de crise, podendo ser útil após o final da pandemia.
AGUINIS, H.; BURGI-TIAN, J. Measuring performance during crises and beyond: the Performance Promoter Score. Business Horizons, v. 64, n. 1, p. 149-160, 2021 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O ELPD constitui uma alternativa de avaliação de desempenho centrada no trabalhador/ colaborador, por meio de averiguação tanto quantitativa quanto qualitativa.
II. As empresas com valores positivos de ELPD são as que apresentam evidência de desempenho superior e de satisfação de pessoal, dada a predominância de detratores de produtividade no trabalho.
III. A pandemia de Covid-19 redefiniu o conceito de trabalho e, consequentemente, o de avaliação de desempenho, cuja operacionalização tornou-se mais simples, prática e conveniente, como é tradição nas pesquisas de marketing.

É correto o que se afirma em

8 Q683082 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em

9 Q683176 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A prefeitura de um município contava, em 2002, com 105 mil funcionários estáveis e ativos, dos quais cerca de 100 mil eram avaliados anualmente. De acordo com as normas da época, a avaliação de desempenho deveria ser anual e sua função era estritamente ligada à promoção por merecimento. Como havia esse caráter restrito, após certo grau de promoção, os funcionários deixavam de ser avaliados. A avaliação dos funcionários era feita pelas respectivas chefias imediatas, por meio de instrumento padronizado, com critérios estabelecidos em um formulário, enviado pelo órgão central de recursos humanos. Depois de avaliado, o funcionário deveria ratificar o formulário, encaminhado, então, para a central de recursos humanos da prefeitura, responsável apenas por computar os pontos dados a cada funcionário, não conferindo importância a eventuais observações da chefia ou a necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal anotadas nas avaliações.
LOTTA, G. S. Avaliação de desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE-eletrônica, p. 1-12, v. 1, n. 2, jul./dez. 2002 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. O padrão de avaliação descrito no texto é considerado um modelo clássico de avaliação de desempenho, uma vez que se baseava no passado laboral dos funcionários e não previa para eles um plano de desenvolvimento de competências.
II. A avaliação de desempenho tinha como finalidade a promoção de cargo e o ajuste salarial e, a partir do limite de quantidade de promoção, o funcionário não era mais avaliado.
III. A padronização do instrumento elaborado pelo setor de recursos humanos e a obrigatoriedade da aplicação anual garantiam a equidade na avaliação de desempenho aplicada aos servidores da prefeitura.


É correto o que se afirma em

10 Q683192 | Administração Pública, Administração Pública, MEC, INEP, 2022

O assédio moral consiste na repetição deliberada de gestos, palavras (orais ou escritas) e/ou comportamentos de natureza psicológica, os quais expõem o(a) servidor(a), o(a) empregado(a) ou o(a) estagiário(a), ou grupo de servidores(as) e empregados(as) a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhes causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica ou física, com o objetivo de excluí-los(las) das suas funções ou de deteriorar o ambiente de trabalho. A habitualidade da conduta e a intencionalidade (o fim discriminatório) são indispensáveis para a caracterização do assédio moral.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A ocorrência de assédio moral restringe-se a ambientes em que há relações hierárquicas de subordinação.
II. As situações em que funcionários recebem constantemente tarefas aquém de sua atribuição expressam assédio moral.
III. As ações de chefias para alterar o horário de trabalho de subordinados indicam caso de assédio moral.
IV. As críticas em privado de uma chefia às atividades de um subordinado indicam, de maneira patente, caso de assédio moral.

É correto apenas o que se afirma em
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