Questões de Enem e Vestibular: UEA

Prepare-se para a prova com questões de UEA de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678066 | Biologia, Biologia como ciência, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Química, Educação Física, UEA, VUNESP

Ao colher frutos diretamente da árvore, uma estudante notou diversas larvas de insetos em seu interior (I). Imaginou, então, que alguma espécie de mosca deveria ter colocado seus ovos nos frutos quando estes ainda estavam em processo de maturação (II). Logo, pensou que se alguém tivesse ensacado os frutos, antes da postura dos ovos das moscas, as larvas seriam evitadas (III). Assim, realizou esse procedimento com outros frutos (IV). Após algum tempo, ao abrir alguns frutos ensacados e já maduros, notou que realmente seu pensamento estava correto (V).
Com relação ao método de investigação científica, é correto afirmar que

2 Q680773 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Os grandes lucros que diziam auferir os mercadores portugueses que fizeram o tráfico do pau-brasil nas duas primeiras décadas após o descobrimento, os rigores do monopólio fiscal decretado pelo rei de Portugal e até notícias fantasiosas de riquezas da terra virgem contribuíram, em primeira linha, para originar e desenvolver o contrabando nas costas da Santa Cruz.
(Bernardino José de Sousa. O pau-brasil na história nacional, 1978.)
O texto alude aos primeiros contatos dos colonizadores com o litoral da “nova terra” e descreve

3 Q680779 | Geografia, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Leia o trecho da resenha de Leila Saraiva do livro Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas adjacências da morte, escrito pelo antropólogo Bruno Morais.
A morte, que aparece já no título da obra, acompanha os interlocutores do autor cotidianamente [...]. Habituada com a guerra, D. Damiana, umas das principais personagens do livro, é tudo, menos vítima: continua abrindo sua roça em meio a um cerco perverso da soja, continua cuidando de seus mortos, levantando acampamento, combatendo a disciplina colonizadora que tentam impor, sem sucesso, ao seu corpo, à sua terra.
(Le monde diplomatique Brasil, maio de 2018.)
O trecho apresenta a história de algumas regiões do Brasil atual como um mosaico constituído

4 Q677976 | História, Mercantilismo, Administração, UEA, VUNESP

Da ilha amazônica de Marajó ao interior do Piauí, os padres da Companhia possuíam extensas fazendas de gado e de cavalos. No Amazonas, as flotilhas de canoas dos jesuítas aportavam todos os anos em Belém com invejáveis quantidades de cacau, cravo-da-índia, canela e salsaparrilha, cultivados às margens dos principais afluentes do grande rio. A Companhia possuía direitos e privilégios que incluíam a total isenção em Portugal e no Brasil de taxas alfandegárias para todos os seus produtos.

(Daniel Alden. “O período final do Brasil colônia: 1750-1808”.
In: Leslie Bethell (org.) História da América Latina:
A América Latina Colonial, vol. II, 1999. Adaptado.)


O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e do Brasil em 1759. A sua decisão visou, entre outros objetivos,

5 Q677977 | Geografia, Agricultura brasileira, Administração, UEA, VUNESP

Texto associado.
Leia um excerto do livro Marco zero I: A revolução melancólica, escrito por Oswald de Andrade e publicado em primeira edição em 1943, para responder à questão:

[…] logo os horizontes [ficaram] penteados de cafezais. Pelos carreadores passava a condução mecânica, tratores, Fordes, caminhões. Enchiam-se os secadores, as tulhas debordavam. A máquina de beneficiar café socava de barulho a sede. A eletrificação havia animado o deserto. […] Toda essa aventura perecera no desastre mundial de 1929. […] O crédito cessara. Cessara a defesa artificial do produto, mantida pelos exploradores da City.

(Oswald de Andrade. Marco zero I: A revolução melancólica, 1978.)
O excerto descreve

6 Q680795 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Em cadeias alimentares, os organismos classificados como produtores (pertencentes ao primeiro nível trófico) possuem metabolismo celular capaz de

7 Q677980 | Geografia, Administração, UEA, VUNESP

Parceiros comerciais do Brasil no exterior, principalmente os compradores de commodities produzidas na Amazônia, andam preocupados em evitar o que chamam de “desmatamento importado”, e têm exigido cada vez mais garantias de que os bens que compram são produzidos em conformidade com normas de respeito ao meio ambiente. (Bernardo Esteves. “O meio ambiente como estorvo”. Revista Piauí, junho de 2019.)
A concepção de “desmatamento importado”

9 Q681371 | Física, Gravitação Universal, Exatas, UEA, VUNESP

A lei da gravitação universal de Newton afirma que a intensidade da força de atração gravitacional entre duas massas m1e m2é diretamente proporcional ao produto dessas duas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância (r) entre elas. Essa relação pode ser expressa analiticamente pela expressão

F= G.m1.m2/r2,

em que a constante universal da gravitação (G) assume, no Sistema Internacional de Unidades (SI), o valor 6,67 × 10–11. A unidade de medida dessa constante, em função das unidades fundamentais doSI, é

10 Q680630 | Química, Sistemas Gasosos, Biológicas, UEA, VUNESP

Um cilindro para gás natural veicular (GNV), contendo CH4 , pode ser submetido a uma pressão máxima de 210 atm a uma temperatura de 27 ºC. Considerando que um cilindro tenha uma capacidade de 100 litros e que a constante universal dos gases seja igual a 0,08 atm · L · mol–1 · K–1 , a massa máxima de CH4 que pode ser colocada nesse cilindro é de
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.