Questões de Enem e Vestibular: UFPEL

Prepare-se para a prova com questões de UFPEL de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678495 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Nos últimos anos, aqui no Brasil, ressurgiram discursos conservadores entre a sociedade que encontraram legitimidade no forte argumento nacionalista e, entre outros aspectos, como o combate a corrupção. Ataques a estrangeiros ou pessoas com posição ideológica ou política diferente; agressões a grupos marginalizados (negros ou população LGBTQ+); discurso autoritário em defesa de regimes totalitários. Essas são algumas características que tiveram origem na Europa alguns anos depois da Primeira Guerra Mundial. História: passado e presente. AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. 1 ed. Volume 3 – do século XX aos dias de hoje. São Paulo. Ática, 2016, pág. 76 - Adaptado
Os princípios defendidos por esses grupos provocaram a morte de milhões de pessoas no pós-guerra. O fragmento faz referência a:

2 Q678489 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Movimentos sociais são organizações ou grupos estruturados para criar formas de associação entre pessoas, grupos de pessoas ou entidades que têm interesses comuns e buscam defender seus direitos por meio de ações coletivas [...] Entre as áreas de atuação dos movimentos sociais, podemos citar os movimentos por moradia, os movimentos ligados aos diretos trabalhista, os movimentos de luta pela terra, os movimentos ambientais e os movimentos de promoção da igualdade étnica, social, de gênero, de orientação sexual, de religião, entre outros. Pela capacidade de organização e mobilização de parte da população, em diferentes momentos da história do Brasil, esses movimentos têm influenciado as decisões políticas” (BALDRAIA, [et. al] 2016, p. 250).
No que toca os movimentos sociais urbanos, pode-se destacar que alguns dos aspectos que envolvem a inserção da classe trabalhadora em movimentos sociais é a falta de moradia. A matéria abaixo evidencia a defasagem de moradia no Brasil:
“A população cresce ano a ano e o déficit habitacional segue a mesma trajetória no Brasil e é uperior a 7,7 milhões de moradias necessárias para suprir essa demanda por imóvel próprio. Os dados são baseados em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE) de 2015. Um problema e tanto para ser administrado pela gestão pública” (Sucena Resk. Carta Capital).
Um importante instrumento para contribuir com a amenização da falta de moradia é a correta aplicação do Estatuto da Cidade, este regula o uso da propriedade em prol do bem coletivo, da segurança, do bem estar dos cidadãos e do meio ambiente. Dentro do Estatuto da Cidade, se prevê a Função Social da propriedade. Sobre a Função Social da propriedade, é correto afirmar que ela prevê

3 Q678500 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Considere o texto a seguir: Em 2007, liderado por Henrik Clausen, da Universidade de Copenhague, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma forma de transformar em sangue do tipo “O” hemácias que continham aglutinogênio “A” e “B”, sem danificar essas células. Para isso, utilizaram enzimas de bactérias que removem esses aglutinogênios da superfície das hemácias. O método desenvolvido permitirá a produção de glóbulos vermelhos universais, reduzindo os problemas de carência de sangue [...]” Linhares & Gewandsznadjer. Biologia Hoje. Vol. 3. São Paulo: Ática. 2012.
Considerando a tecnologia apresentada no texto, um sangue inicialmente do tipo A que foi submetido às enzimas removedoras de aglutinogênios poderá ser doado

4 Q678485 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Leia o fragmento textual a seguir, para resolução da questão.
Mulheres - III
as mulheres são diferentes das mulheres pois enquanto as mulheres vão trabalhar as mulheres ficam em casa
lavando a louça e criam os filhos mais tarde chegam as mulheres estão sempre cansadas vão ver televisão.
Angélica Freitas O texto lido anteriormente pertence à obra “Um útero é do tamanho de um punho”, de Angélica Freitas. Sobre o poema, é correto afirmar que:

5 Q678502 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

De todas diferenças entre homem e os animais inferiores, o senso moral ou consciência é a mais importante” (1871:70) Charles Darwin.
Ainda que inaugural no campo da biologia a citação de Charles Darwin encontra na filosofia política uma aproximação com o pensamento defendido por um filósofo singular que afirma: “ ... que o homem é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes” (COTRIN, 2006, p.272).
Dada a contribuição, que filósofo corresponde a essa determinada concepção filosófica?

6 Q678501 | Filosofia, Ética e Liberdade, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Quando tratamos de liberdade inevitavelmente nos deparamos com a questão da responsabilidade atrelado à manifestação da livre vontade do indivíduo. Essa questão versa sobre os conceitos de Autonomia e Heteronomia. A palavra Heteronomia significa a aceitação da norma, ser submisso aos valores e a tradição. Autonomia seria a capacidade de escolher livremente, seguir ou não alguma determinação ou uma ordem ao invés de simplesmente reproduzi-las, sem questionar. Para tanto devemos ser responsáveis pelas nossas decisões. O cientista Ernest Mayr coloca que “A transição adaptativa de um altruísmo instintivo para uma ética de grupo baseada em tomada de decisão talvez tenha sido o passo mais importante da humanização. O humanismo evolutivo é uma ética exigente, porque diz a todo indivíduo que de algum jeito ele compartilha a responsabilidade pelo futuro da nossa espécie. Toda geração é guardiã não só do pool genético humano mas também de toda natureza do globo.”
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução a filosofia, São Paulo, Ed. Moderna, 2000 Mayr, Ernest. Isto é Biologia – a ciência do mundo vivo. São Paulo, ed. Companhia das letras, 2008
Isso significa que:

7 Q678503 | Química, Tipos de Reações Orgânicas Substituição, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Os ésteres são muito usados pelas indústrias alimentícias, de cosméticos e de produtos de higiene e limpeza, pois eles são encontrados na natureza nas frutas e flores, na forma de líquidos voláteis que conferem os seus cheiros característicos. Assim, as indústrias utilizamnos como flavorizantes, isto é, como aditivos químicos para conferir cheiro e gosto aos produtos fabricados. No entanto, os flavorizantes artificiais são os mais usados atualmente em virtude de seu custo muito menor e facilidade de produção. Por exemplo, temos o butanoato de etila – aroma de morango.
CANTO, Eduardo Leite do e PERUZZO, Francisco Miragaia. Química: na abordagem do cotidiano. Vol 3, 4ª ed. Ed Moderna, São Paulo, 2010.
Sobre a reação de esterificação deste flavonoide, podemos afirmar que:

8 Q678486 | Português, Figuras de Linguagem, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

OS SILÊNCIOS DAS JANELAS DO POVOADO
Era um fim de dia quieto pra quem quisesse ouvi-lo Apesar do céu sangrando, alguns mateavam tranquilos. Foi quando cascos nas pedras, e constâncias de esporas Quebraram o calmo das casas, chamando olhares pra fora.
Iam adentrando o povoado. Quatro homens bem montados Três baios de cabos-negros. Bem à direita um gateado. Ponchos negros sobre os ombros. Chapéus batidos na face Silhuetas desconhecidas, pra qualquer um que olhasse.
Traziam vozes de mandos, nas suas bocas cerradas E aparecendo nos ponchos pontas de adagas afiadas. Olhavam sempre por perto até mirarem um "ranchito" E sofrenarem os cavalo, onde um apeou solito.
Primeiro um rangido fraco, depois um grito "prendido" E a intenção da adaga tinha mostrado sentido. E os quatro em seus silêncios voltaram no mesmo tranco Deixando junto a soleira, vermelho um lenço branco.
Era mais um que ficava. Depois que os quatro partiam. Por certo em baixo dos ponchos. Algum mandado traziam. Traziam fios de adagas, e silêncios pra entregar... − Era um gateado e três baios, foi o que deu pra enxergar!!
Ninguém sabe, ninguém viu, notícias viram depois. Alguém firmava na adaga só não se sabe quem foi. E o povoado segue o mesmo, dormindo sempre mais cedo Dormem ouvindo o silêncio e silenciam por medo.
Luiz Marenco
A letra da música de Luiz Marenco faz referência a um momento histórico específico no Rio Grande do Sul, ou seja, trata da Revolução Federalista (1893-1895), a mais sangrenta revolução ocorrida no estado. Tamanha a barbárie acometida dos dois lados que esta passou a ser conhecida como “Revolução da degola”, devido à prática de degolar os adversários. Em uma das frentes de batalha estavam os federalistas, que foram alcunhados de “maragatos” e faziam uso de um lenço vermelho; já do outro lado, estavam os “castilhistas”, que foram alcunhados de “pica-paus” e utilizavam lenço branco.
Com base na letra da canção e nos teus conhecimentos pessoais, analise as assertivas a seguir: I) Os versos da 4ª estrofe fazem referência explícita à prática da degola. II) No verso “Traziam fios de adagas, e silêncios pra entregar...”, temos a presença de um eufemismo para a morte. III) A letra da música enfatiza o silêncio como algo que causa temor e morte, como comprova o último verso: “Dormem ouvindo o silêncio e silenciam por medo”. IV) A letra da música critica a violência da revolução que acabou por transformar a vida até então pacata e tranquila do povo gaúcho.
Estão corretas,

9 Q678491 | Matemática, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Um aluno participando da terceira etapa do PAVE pretende marcar no seu cartão de respostas, de forma aleatória, todas as questões de matemática. Sabe-se que são 7 questões de matemática e que cada questão tem somente uma resposta correta. Por outro lado, sabe-se que a probabilidade de alguém sofrer algum acidente sem risco de morte por queda de raio no Brasil é de aproximadamente 5 x 10-5 e, por queda de raio com risco de morte é de aproximadamente 1x10-7. Sabendo disso, é correto afirmar que

10 Q678487 | Literatura, Escolas Literárias, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Leia os fragmentos textuais a seguir, para resolução da questão
[...] Ergui a gola do sobretudo, desci a aba do chapéu até perto dos olhos e troquei as dependências do hotel pelas da cerração. Satolep estava apropriadamente decorada para minha festa solitária. As coisas geometrizadas pelo frio mostravam-se voláteis. Linhas rigorosas à luz do dia eram agora ausência de contornos. Fazer trinta anos era perder-me no nevoeiro tendo em vista a concretude da cidade ou o contrário? Um cão flutuava atrás de uma charrete que passava. O granito do meio-fio corria a meu lado, às vezes reluzente em sua umidade, às vezes dissipado em vapor luminoso; um outro cão, de pedra e de nuvem, cão de alguma mitologia, condenado a nascer e morrer indefinidamente. Nascer pedra e morrer nuvem? Nascer nuvem e morrer pedra? Trinta anos. Soprei velinhas imaginárias, e minha alma revoluteou diante de mim. (RAMIL, 2008, p.08)
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, porque nascia? Se formosa a Luz é, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza, Na formosura não se crê constância, E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos 1636 – 1695)
Os excerto lidos anteriormente pertencem a diferentes épocas e gêneros literários, entretanto apresentam algumas proximidades temáticas. Considerando os excertos e suas respectivas significações literárias, é correto afirmar que os textos

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.