Questões de Vestibular: UFVMG

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1 Q684593 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.
Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.
Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:

2 Q684586 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Considerando as características do gênero do texto III, é correto afirmar que a principal intenção da autora é:

3 Q684591 | Geografia, Projeções e Representações, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Leia este fragmento de uma conferência realizada pela artista brasileira Maria Lina no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, às vésperas da Primeira Guerra: “Há uma opinião profundamente errada que pediria licença para me opor – a das danças consideradas pouco sérias. Não há danças pouco sérias como não há danças morais. Tudo depende como se dança (...) a dança é alegria. Não tem moral. Nós é que lhe pomos a moral, segundo a nossa educação.”
Fonte: VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos. No. 7, 2007. Disponível em:< http://nuevomundo.revues.org/3709.>. Acesso em 29 maio 2017.
Nesse fragmento, a artista defende que:

4 Q684657 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Segundo Dia, UFVMG, INEP

Num mesmo ambiente havia vários animais: dois grilos, três aranhas, um sapo, uma cobra e um gavião.

Ao todo, o número de patas quitinizadas existentes nesse ambiente era:

5 Q684584 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Texto associado.
Leia atentamente o texto III para responder às questões 6 e 7.

Texto III

Dependência Digital
Por Gabriela Cabral

A dependência digital é a busca incessante pela utilização da internet que age de forma semelhante à dependência química, pois ocorre como consequência do uso prolongado da internet que, por sua vez, proporciona prazer físico à pessoa. Tal prazer está relacionado a fatos e reações simples como downloads, interatividades, e-mails, que em contato direto com o organismo originam descargas elétricas entre os neurônios através da dopamina.
A dopamina é um neurotransmissor que antecede naturalmente a adrenalina e a noradrenalina que atuam no organismo como estimulantes do sistema nervoso central. A dependência digital estimula a produção da dopamina e provoca uma grande sensação de prazer resultando na busca por tais momentos.
Em pesquisa realizada no ano de 1997, pela pesquisadora Diane Wieland, dos Estados Unidos, foi afirmado que o uso prolongado desta ferramenta facilitadora de buscas e pesquisas promove além do estado vicioso de dependência, relacionamentos interpessoais baseados em fatores supérfluos e sem envolvimentos. Na pesquisa, foi comprovado que pessoas que utilizam a internet em grande escala se tornam virtuais, pois aderem a relacionamentos íntimos, de amizade e de competições virtuais transformando o próprio organismo num organismo virtual.
A dependência digital provoca compulsão, depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), agitação, irritabilidade, perda de sentimentos e perturbação. A perturbação está ligada às preocupações com a rede, com o tempo em que está on-line, com a percepção de sua necessidade de permanecer na internet, o distanciamento de amigos e familiares e ainda com o refúgio que a rede lhe proporciona diante de problemas.
Do ponto de vista psicológico, a dependência digital é uma patologia e ocorre em alguns casos, não acometendo todos os usuários. Quando se transforma em patologia, deve ser percebida e encaminhada para um profissional competente para que esse auxilie o indivíduo na busca do autocontrole.

Fonte: DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Dependência Digital"; Brasil Escola.Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/dependencia-digital.htm>.Acesso em 28 de julho de 2018.
Leia estas passagens do texto II:
“Não use o Twitter como chat”. “Nunca tuíte mais de 15 vezes ao dia”. “Não retuíte exatamente tudo, mesmo que achar interessante” “Compartilhe fatos de sua vida pessoal e também os links sobre outros assuntos que considerar interessantes”.
Considerando as palavras sublinhadas, ASSINALE a alternativa que indica os processos de inserção dessas palavras na Língua Portuguesa, respectivamente:

6 Q684590 | Raciocínio Lógico, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina ministrada em muitos cursos de graduação. Nela são utilizados conhecimentos matemáticos estudados ao longo do Ensino Básico. Em uma questão de prova de Cálculo, os alunos precisavam utilizar conhecimentos de funções exponencial e logarítmica para encontrar o ponto (x, y) que satisfaz simultaneamente as equações:
10.(2 - ln x) -10 = 0 e y = 10x.(2 - ln x).
Ao desenvolver as contas, as coordenadas do ponto (x, y) que deveriam ser encontradas eram:

7 Q684595 | Biologia, Sistema Respiratório Humano, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Um futuro maratonista pretende treinar para atingir, em uma semana, a distância total percorrida de 42 km. Para isso ele segue esta planilha de treinamento que encontrou na web:

semana semana 1 semana 2 semana 3 semana 4

segunda-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

terça-feira descanso descanso descanso Descanso

quarta-feira 5 km 6 km 7 km 8 km

quinta-feira descanso descanso descanso Descanso

sexta-feira 6 km 7 km 8 km 9 km

sábado descanso descanso descanso Descanso

domingo 10 km 13 km 16 km 17 km

total 21 km 32 km 38 km 42 km

Sabendo que os treinos semanais duram 50 minutos e os treinos aos domingos duram 2 horas ASSINALE a alternativa que contém a velocidade média do atleta, considerando apenas a duração dos treinos.

8 Q684594 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Primeiro Dia, UFVMG, INEP

Este quadro, elaborado pelo historiador Philippe Fabry, apresenta informações acerca da noção de direita e esquerda na França, após a Revolução Francesa.
DATA ESQUERDA RADICAL ESQUERDA DIREITA DIREITA RADICAL 1789 República Monarquia Monarquia Monarquia Constitucional Tradicional Feudal
1840 República social República Monarquia Monarquia Constitucional Tradicional
1900 República socialista República social República Monarquia Constitucional
Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/esquerda-e-direita-rotulos/Acesso em 29 de maio 2017.
Considerando as informações desse quadro, pode-se afirmar que:

9 Q684652 | História, Período EntreGuerras Revolução Russa de 1917, Segundo Dia, UFVMG, INEP

O processo econômico global, ou globalização, levou diversos países a se unirem econômica e politicamente para se fortalecerem enquanto nações. Isso resultou na formação dos "blocos econômicos", os quais podem priorizar a livre circulação de pessoas, redução de tarifas de produtos e até mesmo levar a adoção de uma única moeda.
Porém, mesmo com todos os esforços para tornar esses blocos mais equilibrados, somente um bloco econômico conseguiu adotar a livre circulação de pessoas, mercadorias e adoção de uma moeda única. Trata-se do bloco:

10 Q684654 | Química, Sistemas Gasosos, Segundo Dia, UFVMG, INEP

Este fragmento refere-se ao 231º artigo do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, entre os países europeus participantes da Primeira Guerra Mundial.
Artigo 231 - Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e os seus aliados são responsáveis, por deles ter sido a causa, por todas as perdas e por todos os prejuízos sofridos pelos Governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da guerra, que lhes foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. foi imposta pela agressão da Alemanha e dos seus aliados. Os Governos aliados e associados exigem (...) e a Alemanha a tal se obriga, que sejam reparados todos os prejuízos causados à população civil de cada uma das Potências aliadas e associadas e aos seus bens (...)
Fonte: O Tratado de Versalhes. São Paulo: UNESP, 2011.
Esse fragmento traz como principal deliberação a:
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