Questões de Enem e Vestibular: UnB

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1 Q669764 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
1 O castelo, a igreja e a cidade foram cenários de teatro.
É sintomático que a Idade Média tenha ignorado um lugar
próprio para o teatro. Os palcos e as encenações eram
4 improvisados onde houvesse um centro de vida social. Na
igreja, as cerimônias religiosas eram festas, e do drama
litúrgico é que saiu o teatro. No castelo, os banquetes, torneios,
7 espetáculos de trovadores, jograis, dançarinos e domadores de
ursos se sucediam. Nas cidades, teatros mambembes
ergueram-se nas praças. Todas as classes sociais faziam das
10 festas familiares cerimônias ruinosas: os casamentos deixavam
os camponeses empobrecidos por anos e os senhores, por
meses. Os jogos exerciam uma sedução singular sobre a
13 sociedade. Escrava da natureza, ela entregava-se ao acaso: os
dados rolavam em todas as mesas. Prisioneira de estruturas
sociais rígidas, ela transformou a própria estrutura social em
16 um jogo.
Jacques Le Goff. A civilização do ocidente medieval.
Bauru: EDUSC, 2005, p. 362 (com adaptações).
No que se refere ao trecho de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
O castelo medieval, símbolo de poder no feudalismo, desempenhava diversas funções: abrigava a família senhorial e seus dependentes, funcionava como tribunal de justiça, servia de local para acordos e negócios e constituía base militar de defesa a ataques.

2 Q669518 | Literatura, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Paisagem
Dorme sob o silêncio o parque. Com descanso,
Aos haustos, aspirando o finíssimo extrato
Que evapora a verdura e que deleita o olfato,
Pelas alas sem fim das árvores avanço.
Ao fundo do pomar, entre as folhas, abstrato
Em cismas, tristemente, um alvíssimo ganso
Escorrega de manso, escorrega de manso
Pelo claro cristal do límpido regato.
Nenhuma ave sequer sobre a macia alfombra
Pousa. Tudo deserto. Aos poucos escurece
A campina, a rechã sob a noturna sombra.
E enquanto o ganso vai, abstrato em cismas, pelas
Selvas adentro entrando, a noite desce, desce...
E espalham-se no céu camândulas* de estrelas...
* rosário de contas grossas
Francisca Júlia. Paisagem. Internet:
<www.dominiopublico.org.br> (com adaptações).
Considerando o poema Paisagem, da poeta brasileira Francisca Júlia, publicado em 1895, julgue o item a seguir.
Com o poema Paisagem, Francisca Júlia inova no contexto do Parnasianismo brasileiro ao adotar o verso livre na descrição da paisagem do parque.

3 Q669653 | Português, Estrutura e Formação das Palavras, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
A palavra “análise” é formada a partir do mesmo processo de
derivação pelo qual se forma a palavra

4 Q595733 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
Esta ordem do mundo não a criou nenhum dos deuses, nem dos homens, mas sempre existiu e existe e há de existir: fogo sempre vivo, que se acende com medida e com medida se extingue.
Heráclito. Fragmento 30. In: Geoffrey Kirk et al. Os filósofos pré-socráticos. Trad. Carlos A. L. Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2010, p. 205 (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, que afirmava que o fogo seria o princípio de todas as coisas, julgue o item a seguir.
A noção de “medida” corresponde à noção de harmonia para os filósofos pitagóricos.

5 Q670311 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O mal banal caracteriza-se pela ausência do
pensamento. O praticante do mal se submete de tal forma a
uma lógica externa, que não enxerga a sua responsabilidade
4 nos atos que pratica. Quem pensa resiste à prática do mal. Ao
relacionar o mal ao vazio reflexivo, a filósofa Hannah Arendt
aponta para uma possível compreensão da violência nas
7 sociedades contemporâneas, nas quais o mal se realiza na
banalidade, na injustiça e nas radicais práticas de violência
contra apátridas, imigrantes, mulheres, desempregados,
10 indígenas, negros, homossexuais, crianças, idosos e a natureza.
Odílio Alves Aguiar Violência e banalidade do mal In: Cult,
n º 9, ano 21, edição especial, jan /2018, p 31 (com adaptações)
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os itens 74 e 75
e faça o que se pede no item 76, que é do tipo C.
No que se refere ao trecho de texto apresentado e à história dos regimes autoritários no Brasil e no mundo, assinale a opção correta.

6 Q669752 | Geografia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A água é um recurso natural essencial à vida e presente em grande parte das atividades humanas. O desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, região ou país depende da disponibilidade, distribuição e qualidade desse recurso. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.
Em regiões produtivas do agronegócio, dado o consumo intensivo da água para atividades de irrigação, criação de animais e agroindústria, o índice de desperdício da água é alto e seu consumo é maior que o consumo urbano em cidades de pequeno e médio porte.

7 Q595962 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE

Texto associado.
1 Comunidade das pequenas salas de cinema, não muita
gente, e a que houver tocada em cheio como o coração tocado
por um dedo vibrante, tocada, a pequena assembleia humana,
4 por um sopro noturno, uma ação estelar. Não se vai lá em
busca de catarse direta, mas de arrebatamento, cegueira, transe.
Vão alguns em busca de beleza, dizem. É uma ciência de ritmo,
7 ciclo, luz miraculosamente regulada, uma ciência de espessura
e transparência da matéria? De todos os pontos da trama
luminosa, ao fundo da assembleia sentadamente muda
10 morrendo e ressuscitando segundo a respiração na noite das
salas, a mão instruída nas coisas mostra, rodando
quintuplamente esperta, a volta do mundo, a passagem de
13 campo a campo, fogo, ar, terra, água, éter, verdade
transmutada, forma. (...)
A escrita não substitui o cinema nem o imita, mas a
16 técnica do cinema, enquanto ofício propiciatório, suscita
modos esferográficos de fazer e celebrar. Olhos
contempladores e pensadores, mão em mãos seriais,
19 movimento, montagem da sensibilidade, música vista (ouçam
também com os olhos!) (...) O arroubo é uma atenção votada às
miúdas cumplicidades com o mundo, o mundo em frases, em
22 linhas fosforescentes, em texto revelado, como se diz que se
revela uma fotografia ou se revela um segredo. O poema, o
cinema, são inspirados porque se fundam na minúcia e no rigor
25 das técnicas da atenção ardente.
Alimentamo-nos de imagens emendadas,
representações conjugadas simbolicamente, pontos fortes e
28 luminosos, pensamentos bucais (...). A imagem é um ato pelo
qual se transforma a realidade, é uma gramática profunda no
sentido em que refere que o desejo é profundo, e profunda a
31 morte, e a vida ressurrecta.
Herberto Helder Cinemas In: Relâmpago: Revista
de Poesia n º 3, 1998, p 7-8 (com adaptações)
Com relação ao texto Cinemas, do poeta português Herberto
Helder, e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 1 a 8 e
assinale a opção correta no item 9, que é do tipo C.b
No primeiro parágrafo do texto, o autor lamenta que o cinema seja uma manifestação cultural de pequeno alcance, apreciada apenas pelas elites da sociedade.

8 Q670527 | Educação Artística, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 A cibercultura propõe uma forte questão
antropológica: repensar a dimensão do corpo. As tecnologias
numéricas, as interfaces e as redes de comunicação oferecem
4 novas formas de vida — o denominado pós-biológico. Nesse
contexto, a ciberarte se caracteriza por ser uma arte totalmente
comportamental, que envolve o corpo em ação. A arte
7 interativa, marcada pelos avanços das tecnologias da
microinformática, oferece tipos de comunicação em que o
corpo conectado a tecnologias provoca diferentes
10 comportamentos do sistema artificial, gerando-se
comunicações em uma zona que mescla, em níveis viscerais e
vitais, o natural, o artificial e o virtual tecnológico.
Diana Domingues A vida com as interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano
In: Diana Domingues (Org ) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e
criatividade São Paulo: Editora UNESP, 2003, p 95-6 (com adaptações)
No que se refere ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a
ele relacionados, julgue os itens de 107 a 113.
A interatividade da ciberarte se dá na simbiose entre o espectador e as máquinas, diferentemente da interatividade dos happenings, das performances e das instalações vídeo-arte e mail-arte das décadas de 60 e 70 do século XX, que incluíam a participação do espectador na obra de arte.

9 Q596776 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE

Texto associado.
TEXTO
1 Em outubro de 1917, os bolcheviques (maioria,
em russo) lideraram uma revolução, invadiram o palácio
do czar, subiram pelas escadarias e derrubaram séculos de
4 absolutismo, instalando um governo de operários e camponeses.
Tudo mentira. Os bolcheviques não eram maioria,
o czar não morava no palácio de inverno (ele abdicara em
7 março e estava preso a quilômetros de distância). Em outubro
de 1917, não havia mais monarquia, e a Rússia era uma
república mambembe. Os poucos revoltosos entraram no
10 palácio por janelas laterais, e o prédio não estava guarnecido
por tropa capaz de defendê-lo. A cena da tomada do palácio,
com uma heroica multidão subindo sua escadaria, foi uma
13 invenção do cineasta Sergei Eisenstein. Ele teve a ajuda de
cinco mil figurantes, e a filmagem, em 1928, causou mais
danos ao palácio que a sua tomada em 1917. A grandiosidade
16 de Eisenstein fez que suas cenografias engolissem a realidade.
O massacre da escadaria de Odessa, do Encouraçado
Potemkin, também não aconteceu.
Elio Gaspari. O centenário da Rússia de 1917. In:
O Globo, 11/1/2017, p. 16 (com adaptações).
Tendo o trecho precedente como referência, julgue o item.
O texto encerra importante questão teórica acerca da produção historiográfica ao demonstrar que as narrativas relativas a acontecimentos históricos — a exemplo de revoluções, guerras, golpes de Estado ou outros de qualquer natureza — podem ser distintas e estar vinculadas a diferentes visões de mundo.

10 Q669844 | Sociologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão de um binômio que adquiriu bastante relevância na investigação e na teorização sociológicas: a relação entre indivíduo e sociedade.
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