Questões de Vestibular: URCA

Prepare-se para a prova com questões de URCA de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q682951 | Geografia, Solo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) A degradação dos solos se apresenta como um dos maiores problemas para a manutenção da dinâmica saudável dos ecossistemas. Impacta diretamente, também, a produção agrícola, ocasionado sérios prejuízos às colheitas. Essa degradação está associada ao seu mau uso e conservação. Com base nessa informação, assinale a opção que NÃO causa degradação dos solos:

2 Q680524 | Biologia, Evolução biológica, PROVA II, URCA, CEV URCA

Jean-Baptiste Lamarck foi pioneiro no estudo da evolução das espécies. Foi o primeiro pesquisador a afirmar que as espécies evoluíam ao longo do tempo, sendo o meio o fator primordial da influência evolutiva. Apesar da base da teoria proposta por esse naturalista não ser aceita atualmente pelo meio científico ele foi o precursor da teoria melhor fundamentada por Darwin. Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da Teoria que ficou conhecida por lamarckismo:

3 Q685743 | Espanhol, Sinônimos Synonyms, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA

Texto associado.

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

Os vocablos transcendentales e nónima presentes no texto, tem como sinônimos, respectivamente:

4 Q685775 | Texto associado, Transformações Químicas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

Texto associado.

Texto a ser utilizado na questão.


Escorro o suor do meio dia

Assobiando a melodia

Eu tento saciar

Com o gole da cabaça

Passa a sede mas não passa

O jejum o jejum há.


O sol esquenta minha cabeça

Vixe maria não se esqueca

Também de esquentar

Com seus beijos minha vida

Eo sobejo da comida

Que sobrou do jantar.


João acabou-se a farinha

E o querosene da cozinha

No feijão "gurgui" já deu


Pai traz um vestido de chita

Que eu quero ficar bonita

Bonita que nem um mateu


Tenha paciência minha gente

Foi a seca e a enchente

E o culpado não sou eu.

(Música: Meio Dia, Luiz Fidelis)

A população do sertão nordestino convive com chuvas escassas e longos períodos de estiagens o que provocam grandes problemas a todos que habitam esta região. A fome e a sede são grandes problemas encontrados por uma parcela da população, com o “gole da cabaça” o sertanejo tem mais disposição física e mantem sua temperatura corporal perto do normal, pois o corpo utiliza a água para manter adequado o pH dos fluidos biológicos e o equilíbrio químico das substancias do organismo. Quando não tomamos quantidades suficientes de água, nossos rins têm de trabalhar mais para eliminar substancias tóxicas do organismo. A exposição prolongada ao calor causa a transpiração e, assim, a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chamam-se hidro-eletrolíticos. Isso ocorre porque minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio são importantes para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo. Esses minerais, perdidos pelo suor durante a transpiração, também podem ser repostos pela ingestão de bebidas isotônicas.

Considerando as informações do texto, tem se as seguintes afirmativas:

I. O íons sódio e o potássio são metais de transição
II. O suor é uma mistura homogênea.
III. A falta de água no organismo induz a doenças porque as espécies vitais mudam suas concentrações e, consequentemente, o equilíbrio químico no interior do corpo.
IV. Os íons sódio, magnésio e cálcio liberados pelo suor, possuem cargas iguais a +1, +2 e +2, respectivamente.

Assinale a alternativa que reúne somente afirmativas corretas:

5 Q685700 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Prova ||, URCA, CEV URCA

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos processos de transporte através da membrana plasmática?

6 Q682942 | História, Mercantilismo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Em relação a História do Brasil colonial, o historiador brasileiro Caio Prado Junior (1907-1990), considerava que a colonização do Brasil constituiu para Portugal um problema de difícil solução, porque:
I. Os portugueses possuíam pouco mais de um milhão de habitantes e esses se ocupavam no século XV das conquistas ultramarinas da África e Ásia.
II. O interesse português no território que seria o Brasil existia desde os trânsitos comerciais com os árabes no século VII, o novo território era pensado como estratégia de fortalecimento humano e econômico aos ibéricos, todavia seria preciso estratégia para a retirada dos franceses.
III. Franceses e holandeses exploravam economicamente a costa do território que seria o Brasil quando da chegada das primeiras embarcações lusitanas, para a expulsão desses estrangeiros, os portugueses dependiam da aliança com os povos indígenas, que depois seriam traídos. IV. Indígenas de diversas etnias resistiram contra a invasão portuguesa e conseguiram, com a ajuda dos holandeses, expulsar os lusitanos que encontraram abrigo na região do Cariri cearense.
Marque a alternativa CORRETA.

7 Q680514 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, PROVA I, URCA, CEV URCA

“Século XXI: maior tolerância e quebra de tabus são a marca da primeira década. Bancas de jornais exibem “mulheres frutas” de todos os tamanhos. Nas propagandas, casais seminus lambem os beiços e trocam olhares açucarados. Nas novelas de televisão, em horário, nobre, nenhum personagem hesita em retificar suas preferências sexuais, em expô-los e em expor-se. Na frente das câmaras, segredos pessoais são revelados sem constrangimento. Práticas antes marginalizadas estão nas telas. A Internet abriu um universo de possibilidades para o sexo. Nos sites, “ricos e famosos” falam abertamente de sua vida particular. A privacidade entrou na rede social” (DEL PRIORY Mary. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011, p. 10)
Considerando as temáticas abordadas pela historiadora Mary Del Priory, assinale a única afirmativa correta nos itens a seguir.

8 Q682913 | Química, Sistemas Gasosos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) 10 g de hidrogênio e 142 g de cloro reagem entre si. A quantidade restante de gás reagente reage com o excesso de oxigênio. A mesma quantidade do gás reagente reage com nitrogênio. Calcule as quantidades dos produtos em ambas as reações. Considere as massas molares: H = 1g/mol e Cl = 35,5g/mol.

9 Q680467 | Física, Estática e Hidrostática, PROVA I, URCA, CEV URCA

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Sendo 1 atmosfera a pressão atmosférica local, um objeto a 30 metros de profundidade neste lago estará sujeito a uma pressão de:

10 Q680566 | Física, Conteúdos Básicos, Prova 1, URCA, CEV URCA

As grandezas vetoriais na física, tais como velocidade, força, campo elétrico etc., possuem:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.