Entrar

Simulado: Vestibular - PUC RS - Geografia - Medicina

9 questões | Geografia, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Vestibular - PUC RS - Geografia - Medicina" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


46 resolveram
24% acertos
Difícil
1 ótimo
2 bom
25 regular
18 péssimo

A separação do mundo em dois espaços geográficos bem definidos e radicalmente distintos, o Ocidente e o Oriente, foi uma ação também realizada por intelectuais e cientistas europeus, especialmente, durante o processo de colonização dos povos africanos e asiáticos no século XIX. A partir de então, construiu-se, segundo Edward Said, um imperialismo que não é exclusivamente econômico e político, mas também cultural. Para a estética cultural imperialista, afirma-se que

I. intelectuais e cientistas europeus definem o Oriente a partir do olhar da cultura ocidental.
II. o conhecimento científico do século XIX considera a pluralidade dos saberes e povos, incluindo as tradições não-escritas.
III. o Ocidente e o Oriente são considerados como blocos antagônicos e homogêneos.
IV. a neutralidade do conhecimento científico é defendida, embora esse pensamento esteja alicerçado na crença da superioridade europeia sobre os demais povos.

Estão corretas as afirmativas


A cultura da juventude é um dos fenômenos mais interessantes dos últimos quarenta anos do século XX. A juventude passou a ser associada a duas ideias centrais da modernidade: primeiro, à ideia de que representava a novidade; segundo, à ideia de que a novidade era melhor do que aquilo que até então havia sido experimentado. A partir do final dos anos de 1960, é formada toda uma cultura jovem urbana, que compartilhava valores, formas de se vestir, práticas de lazer e gostos. Esse fenômeno está diretamente associado à expansão da indústria cultural de massas, com a hegemonia esmagadora do American Way of Life e o poderio econômico, político e cultural dos EUA no pós-guerra. São exemplos dessa nova cultura jovem nas sociedades urbanas Ocidentais da década de 1960:


Texto associado.

O avanço da globalização, desde o final dos anos de 1980, modificou as relações políticas, econômicas e culturais dos diversos países do globo, ainda que em escalas distintas. Ao mesmo tempo, promoveu reações de grupos transnacionais contrários às consequências provocadas pelas suas rápidas transformações. Dentre os críticos à globalização, está o evento do Fórum Social Mundial, promovido por entidades não-governamentais e movimentos sociais, cuja primeira edição ocorreu em 2001, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

http://laps.ensp.fiocruz.br/linha-do-tempo/84

Sobre o Fórum Social Mundial, afirma-se que

I. é crítico ao consumismo, à desregulamentação da economia pelo Estado e às medidas de austeridade impostas dentro da lógica neoliberal.
II. propõe o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das minorias e a construção de uma sociedade mais equitativa na distribuição dos recursos disponíveis.
III. nasce em oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos, propondo um modelo econômico que associe políticas neoliberais a políticas de proteção social.
IV. propõe o modelo de gestão através do Estado-mínimo, apresentando-se como um evento de partidos e governos de esquerda que defendem o controle político do Estado pelos partidos de esquerda tanto na Europa quanto na América Latina.

Estão corretas apenas as afirmativas


“O processo de arenização está localizado no sudoeste do Rio Grande do Sul, a partir do meridiano de 54º em direção oeste até a fronteira com a Argentina e a República Oriental do Uruguai, sendo constituída pelos municípios de Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Francisco de Assis e Unistalda. Este processo ocupa larga faixa da região, sendo que a degradação do solo nesta área apresenta-se sob a forma de areais (Suertegaray, 2001).” 

Adaptado de: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/6/10/411.pdf

Em relação à geologia do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que a área dos municípios destacados no excerto se encontra sobre afloramentos de


Texto associado.

Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros. 

Texto 1

No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.

Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf


Texto 2

Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.

Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap7.pdf

Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o(a) _________.


Texto associado.

O excerto a seguir apresenta alguns dos efeitos de um conjunto de medidas econômicas implementadas no Brasil no século passado.

“De fato, nesta época, o país conseguiu crescer exponencialmente, cerca de 10% ao ano, e atingiu, em 1973, uma marca recorde do Produto Interno Bruto (PIB), que aumentou 14%. O avanço veio acompanhado também de uma forte queda de inflação. A taxa, medida na época pelo Índice Geral de Preço (IGP), caiu de 25,5% para 15,6% no período. O que não se explica diante desse número, entretanto, é o fato de o crescimento ter sido muito bom para empresários, e ruim para os trabalhadores. Para que o plano de crescimento funcionasse, os militares resolveram conter os salários, mudando a fórmula que previa o reajuste da remuneração pela inflação, o que levou a perdas reais para os trabalhadores.”

Extraído de: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html#?rel=lom

Com base no excerto, o fenômeno de significativo crescimento econômico ficou conhecido como


A invasão da Ucrânia pela Rússia pode ser melhor entendida dentro de um cenário amplo, analisando-se aspectos sociais, econômicos e geopolíticos. Além desses aspectos, não se pode desprezar a configuração física do país europeu, desde a localização geoestratégica do território até os recursos naturais nele existentes. Solo e relevo atrelados às condições climáticas proporcionaram aos ucranianos posição de destaque na produção de trigo, de milho, de batata, de cevada, de beterraba.

No território ucraniano, o tipo de solo é _________ e o clima predominante é _________.


Considere a canção Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant. 

Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais

Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.


A intensificação do processo de globalização integrou as economias mundiais, de modo que o fortalecimento de relações internacionais de cooperação e de parcerias tornou-se uma estratégia geopolítica importante. 

Associe as etapas de integração econômica internacional à sua respectiva característica.

Etapas de integração econômica internacional:

1. Zona de Preferência Tarifária 2. Zona de Livre Comércio (ZLC) 3. União Aduaneira 4. Mercado Comum 5. União Econômica Monetária

Características das etapas de integração econômica:

( ) adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo, qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero.
( ) requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas, além da livre circulação de mercadorias.
( ) estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo sejam inferiores às tarifas cobradas de países não membros.
( ) ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário.
( ) consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a zona.

Adaptado de ETAPAS DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DO MERCOSUL. Disponível em https:// www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/ comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/ mercosulpolitico

A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
GlobalizaçãoEnsino Médio3
Questões AmbientaisEnsino Médio1
Geografia AgráriaEnsino Médio1
Geografia CríticaEnsino Médio1
ClimatologiaEnsino Médio1
IndústriaEnsino Médio1
CartografiaEnsino Médio1
UrbanizaçãoEnsino Médio1
Floresta AmazônicaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.