Entrar

Simulado: Vestibular História - PUC RS - Medicina

3 questões | História, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Vestibular História - PUC RS - Medicina" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


2 resolveram
33% acertos
Difícil
0 ótimo
0 bom
2 regular
0 péssimo

Texto associado.

O Renascimento foi um período de inovações que ocorreu nas artes, na literatura e na ciência na Europa Ocidental no início da Era Moderna. Trata-se de um rico movimento intelectual, afetando essa parte do continente de diferentes formas. 

Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.

Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.

( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas.
( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna.
( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja.
( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


Sobre os primeiros anos da República, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A criação de inúmeras políticas sociais possibilitou a incorporação efetiva dos recém-libertos da escravidão à vida republicana com igualdade de oportunidades.
II. A repressão da polícia aos setores mais pobres da população, identificados como as “classes perigosas”, tais como capoeiras e boêmios, foi constante.
III. A realização do projeto de reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que incorporou os diversos setores sociais em seu projeto urbanístico de capital, dotou a capital da República de amplas avenidas, redes de esgoto, iluminação de rua elétrica e distribuição de renda.
IV. As várias medidas autoritárias promovidas pelos agentes sanitários nos cortiços e casas de cômodo com desalojamentos, vistorias e mandatos de desapropriação desconsideraram que tais espaços eram os lares de centenas de homens, mulheres e crianças.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


A Revolução Industrial sintetiza o conjunto de transformações vivenciadas pela economia inglesa entre 1780 e 1840. O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa na 1ª Revolução Industrial consistiu nas profundas alterações sofridas nos meios de produção, incluindo a adoção de novas técnicas, novas fontes de energia e aumento da produtividade.

Em relação à Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
Idade MédiaEnsino Médio2
Revolução IndustrialEnsino Médio1
Revolução RussaEnsino Médio1
AristótelesEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.