Entrar

Simulado: Exercícios sobre Aminoácidos com Gabarito - Vestibular

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Aminoácidos com Gabarito - Vestibular" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


2 resolveram
60% acertos
Médio
0 ótimo
2 bom
0 regular
0 péssimo

O aminoácido arginina pertence ao grupo cujas cadeias laterais são ácidas em pH=7,0 devido à presença de mais um grupo carboxílico na molécula, além daquele ligado ao carbono α.

Os aminoácidos, quando dissolvidos em solução aquosa, dependendo do pH dessa solução, podem ter carga líquida positiva, negativa ou nula, sendo essa propriedade utilizada para separá-los por eletroforese.

Uma enzima que necessita de coenzima para sua atuação catalítica é denominada de holoenzima quando está livre da associação, e de apoenzima quando está associada.

O ácido aspártico, contendo cinco átomos de carbono na cadeia principal, é um aminoácido que recebe essa denominação por apresentar um caráter ácido em pH=7,0 devido à presença de um grupamento carboxila extra ligado ao átomo de carbono α da molécula.

Quando os aminoácidos glicina (pKαCOOH =2,34; pKαNH2 =9,60) e histidina (pKαCOOH =1,82; pKαNH2 =9,17; pKR =6,0) são submetidos a eletroforese em pH=7,6, o primeiro migrará para o polo negativo e o último migrará para o polo positivo.


A região da molécula enzimática, na qual ocorre a ligação ao substrato, é denominada sítio ou centro ativo e tem especificidade pelo substrato, a ponto de diferenciar moléculas muito semelhantes, como os anômeros α e β da D-Glicose.

As enzimas podem ser classificadas de acordo com o tipo de reação química da qual participam, como as liases que catalisam a adição de grupos a duplas ligações ou formação de duplas ligações por meio de remoção de grupos.

A ligação glicosídica é formada quando um grupo hidroxila de um monossacarídeo reage com o carbono anomérico de outro monossacarídeo, originando um hemiacetal ou hemicetal a partir de um acetal ou cetal.

Texto associado.

Considerando a figura acima, que representa a molécula de desoxirribose, unidade repetitiva presente na estrutura do DNA, julgue o item a seguir.

Os ácidos nucléicos (DNA e RNA) são moléculas poliméricas formadas pela associação de múltiplas unidades de ácido fosfórico, base nitrogenada e pentose.

Texto associado.

Considerando a figura acima, que representa a molécula de desoxirribose, unidade repetitiva presente na estrutura do DNA, julgue o item a seguir.

As ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas são responsáveis pela manutenção da estrutura em dupla hélice do DNA.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Reações QuímicasEnsino Médio1
Ácidos e BasesEnsino Médio1
Química AmbientalEnsino Médio1
Reações OrgânicasEnsino Médio1
Estrutura AtômicaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.