Entrar

Simulado: Exercícios sobre Pré-História com Gabarito - Vestibular

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Pré-História com Gabarito - Vestibular" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


7 resolveram
43% acertos
Difícil
1 ótimo
2 bom
4 regular
0 péssimo

129. Se a esposa de alguém for surpreendida em flagrante com outro homem, ambos devem ser amarrados e jogados dentro d’água, mas o marido pode perdoar a sua esposa, assim como o rei perdoa a seus escravos. [...]

133. Se um homem for tomado como prisioneiro de guerra, e houver sustento em sua casa, mas mesmo assim sua esposa deixar a casa por outra, esta mulher deverá ser judicialmente condenada e atirada na água. [...]

135. Se um homem for feito prisioneiro de guerra e não houver quem sustente sua esposa, ela deverá ir para outra casa e criar seus filhos. Se mais tarde o marido retornar e voltar à casa, então a esposa deverá retornar ao marido, assim como as crianças devem seguir seu pai. [...]

138. Se um homem quiser se separar de sua esposa que lhe deu filhos, ele deve dar a ela a quantia do preço que pagou por ela e o dote que ela trouxe da casa de seu pai, e deixá-la partir.

(www.direitoshumanos.usp.br)

Esses quatro preceitos, selecionados do Código de Hamurabi (cerca de 1780 a.C.), indicam uma sociedade caracterizada


A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes.

Na transição do período Paleolítico para o período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo


Aproximadamente 12 mil anos atrás, a última era glacial chegava ao fim. Nesse período, os grupos humanos da região do chamado “Crescente Fértil” já haviam aperfeiçoado o uso de ossos, madeira e marfim para fabricar agulhas com furos, arpões, lanças, pontas e garfos e, usando pedras polidas, começaram a fabricar enxadas, foices, pilões e machados, inaugurando um período que chamamos de Neolítico. Esse período é caracterizado principalmente pela


Assinale a alternativa que corresponde às características do homem no Paleolítico:


No período “Neolítico ou Nova Idade da Pedra, [...] diversos grupos humanos passaram a polir a pedra. [...] Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam, caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais.”

Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2007. p. 11.

O texto acima caracteriza o início do período Neolítico, no qual ocorrem importantes inovações:

I → a domesticação de animais selvagens e o surgimento do pastoreio.
II → a manipulação de plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.
III → a substituição dos instrumentos de pedra por artefatos de bronze, cobre e ferro.
IV → a diferenciação social, o surgimento das classes sociais e da propriedade privada.

Está(ão) correta(s)


Os vestígios dessa época, entre 12000 e 8000 anos atrás, são agora inquestionáveis e ocorrem em várias partes do território brasileiro, o que significa que este já estava densamente ocupado. Quase todos os sítios são abrigos sob rocha — não porque os homens neles morassem normalmente, mas porque preservaram melhor os vestígios e são mais facilmente localizados pelos arqueólogos. Desconhecemos, portanto, as moradias principais, provavelmente edificadas a céu aberto.

(André Prous. O Brasil antes dos brasileiros, 2007.)

O excerto revela aspectos da pesquisa arqueológica sobre os primeiros habitantes do território do atual Brasil. Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que:


“Mandioca, mandioca-mansa, macaxeira, aipim e vários outros nomes no Brasil. Existem muitas formas para designar a espécie Manihot esculenta, que produz uma raiz rica em amido e foi domesticada há cerca de 9 mil anos. Estudos genéticos e arqueológicos indicam que isso ocorreu na região do Alto Rio Madeira, no atual estado de Rondônia.” Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/ Acesso em: 07 ago. 2020.

Com base no texto, uma característica da economia agrícola no Brasil pré-cabralino foi a


Os sambaquis constituem sítios pré-históricos formados pela acumulação de conchas e moluscos, ossos humanos e de animais, que foram descobertos em várias regiões do Brasil, principalmente no Sul. No interior dos sambaquis foram encontrados vestígios de fogueiras, instrumentos cortantes, amoladores, restos de mamíferos, além de ossos de peixes, répteis e baleias, além de ossadas humanas, depositadas com seus pertences. A partir dessa descrição, podemos deduzir corretamente que esses povos:


A prática do canibalismo, presente entre alguns povos indígenas do Brasil, estava relacionada:


Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus, um grande movimento de migração parece ter se iniciado no sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram bons caçadores e pescadores.

(Norberto Luiz Guarinello.

Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)

A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que os referidos povos


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio11
Idade ContemporâneaEnsino Médio6
Idade ModernaEnsino Médio5
História da AméricaEnsino Médio3
Idade MédiaEnsino Médio2
Pré HistóriaEnsino Médio2
Segunda Guerra MundialEnsino Médio2
ApartheidEnsino Médio1
Revolução FrancesaEnsino Médio1
Independência na América LatinaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.