Entrar

Simulado: Exercícios sobre Força de Tração com Gabarito - Vestibular

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Força de Tração com Gabarito - Vestibular" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
50% acertos
Difícil
0 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

(UFRGS-RS) Um objeto de 4,0 kg está pendurado em um fio ideal, que passa por uma polia sem atrito. Uma das extremidades do fio é fixa e a outra está presa a um objeto de 2,0 kg que se move sem atrito sobre uma superfície horizontal. A aceleração do objeto de 2,0 kg é:


(UNIFESP) Uma força F é aplicada a uma caixa de 50 kg, inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito. Se a força F é igual a 250 N, a velocidade da caixa após percorrer 20 m é de:


(UFF-RJ) Um corpo de massa 5,0 kg está pendurado na extremidade de um fio ideal, o qual passa por uma polia ideal. No outro extremo do fio é aplicada uma força constante F, que provoca uma aceleração no sistema de 4,0 m/s². A força F é de:


(UFRGS-RS) Uma pessoa empurra um caixote de 30 kg de massa com uma força horizontal constante de 120 N. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre o caixote e o chão é igual a 0,30, a aceleração do caixote é de:


(UNESP) Um bloco de massa 10 kg é puxado por uma corda que faz um ângulo de 30° com a horizontal. Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano horizontal é de 0,2, qual é o módulo da força de tração na corda para que o bloco seja arrastado com velocidade constante?


(UFRGS-RS) Uma esfera de 2 kg de massa está presa por um fio ideal a outra esfera de 4 kg, que repousa sobre uma superfície horizontal sem atrito. A tração no fio é:


Considere uma corda de massa 900 g e comprimento 3 m. Determine a intensidade da força de tração que deverá ser aplicada a essa corda para que um pulso se propague nela com velocidade de 10 m/s.


Texto associado.

Um pêndulo com um fio de massa desprezível e comprimento L = 0,5m possui, presa à sua extremidade, uma esfera de ferro igual a 1,0kg. O pêndulo oscila formando um ângulo máximo de 60º com a vertical.

Nessas condições, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força de tração do fio que exerce sobre a esfera, entre as posições A e B da figura, em joules, é igual a

Se o ângulo formado entre a plataforma e a cinta, de ambos os lados do pneu, é de 60o , admitindo que cada extremo da cinta se encontre sob uma tração de intensidade T, o acréscimo da força de contato de intensidade F entre cada pneu e a plataforma, devido ao uso desse dispositivo, é dado por:


Analise as alternativas e assinale a correta.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
AcústicaEnsino Médio2
Leis da TermodinâmicaEnsino Médio2
Análise DimensionalEnsino Médio1
Energia CinéticaEnsino Médio1
Campo MagnéticoEnsino Médio1
Cicuitos ElétricosEnsino Médio1
ResistoresEnsino Médio1
Leis de NewtonEnsino Médio1
EletromagnetismoEnsino Médio1
Mecânica QuânticaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.