Entrar

Simulado: Getúlio Vargas: resolva 10 questões com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Getúlio Vargas: resolva 10 questões com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


5 resolveram
40% acertos
Difícil
0 ótimo
2 bom
2 regular
1 péssimo

“O sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à Presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.”

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 401.

Essa frase foi dita por um dos grandes nomes de oposição a Vargas na década de 1950. Era membro da União Democrática Nacional (UDN), foi governador e alvo de um atentado. Referimo-nos a:


As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling definem um projeto político relacionado a Vargas da seguinte maneira:

“[Esse projeto político] identificava na questão social o grande problema das massas trabalhadoras no Brasil, entendia que a solução para essa questão exigia a intervenção do Estado, e enxergava na legislação social introduzida nos anos 1930 a base de um amplo programa de reformas que se propunha a oferecer proteção legal ao trabalhador.”

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 394.

Esse projeto político relacionado ao ex-ditador foi muito forte no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), nas décadas de 1950 e 1960, e foi adotado por políticos da época, como Leonel Brizola e João Goulart. Estamos falando do:


A Revolução de 1930 foi o acontecimento responsável por levar Getúlio Vargas à presidência do Brasil. O nascimento da Revolução de 1930 tem relação direta com o governo de Washington Luís, pois:


Qual acontecimento da década de 1930 possibilitou a Vargas explorar o anticomunismo para construir o autoritarismo que o permitiu dar o golpe do Estado Novo em 1937?


(Ibade) No contexto da Ditadura do Estado Novo (1937 – 1945), é correto afirmar que:


(Coseac) Com base no Plano Cohen, que revelava “instruções da Internacional Comunista para a ação de seus agentes no Brasil”, o presidente Getúlio Vargas solicitou imediatamente ao Congresso autorização para decretar o estado de guerra pelo prazo de 90 dias. A aprovação da medida abriu caminho para:


(TJ-SC) Assinale a única alternativa verdadeira referente à Revolução de 1930:


Em 1930, Getúlio Vargas concorreu à presidência pela Aliança Liberal contra o candidato paulista Júlio Prestes. O vice de Getúlio Vargas foi:


A respeito da trajetória política de Getúlio Vargas, selecione a alternativa correta:


O segundo governo de Getúlio Vargas foi bastante tumultuado. A crise que precipitou o suicídio do presidente, em agosto de 1954, foi:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Era VargasEnsino Médio1
PolíticaEnsino Médio1
Inconfidência MineiraEnsino Médio1
Segundo ReinadoEnsino Médio1
CangaçoEnsino Médio1
Família Real PortuguesaEnsino Médio1
QuilombosEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.