Entrar

Simulado: Dom Pedro II: resolva 10 questões com gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Dom Pedro II: resolva 10 questões com gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


3 resolveram
70% acertos
Médio
2 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

Evento que permitiu a posse de D. Pedro II como imperador do Brasil:


(Fundatec) D. Pedro II foi saudado como imperador em 23 de junho de 1840, momento em que a esfera política foi marcada por um grande embate entre conservadores e liberais, e a esfera social, pelo surgimento de movimentos populares de proporções significativas. Considerando esse contexto de embate político e convulsões sociais, assinale a alternativa que representa o último movimento social ocorrido no Segundo Reinado.


(MPE-GO — adaptado) “Neste país, que se presume constitucional e onde só deverão ter ação poderes delegados, responsáveis, acontece por defeito do sistema que só há um poder ativo, onímodo, onipotente, perpétuo, superior a lei e à opinião, e esse é justamente o poder sagrado, inviolável e irresponsável.”

(Trecho do Manifesto Republicano, publicado no jornal A República, do Rio de Janeiro, em dezembro de 1870).

A crítica apresentada pelo Manifesto Republicano de 1870 pode ser associada:


O Segundo Reinado ficou marcado pelo primeiro ciclo de industrialização do Brasil, realizado com o apoio do imperador D. Pedro II, mas conduzido principalmente pelas ações:


(CEV-Urca) São considerados processos que estão na base da crise do Segundo Império no Brasil e estímulos para a propagação dos ideais republicanos:


(Ameosc — adaptado)

A política externa brasileira durante o Segundo Império, em parte, era guiada pelas ações das potências europeias. Nesse período, a relação entre Brasil e Inglaterra enfrentou diversos problemas. Marque a alternativa que apresenta um dos motivos que geraram os impasses diplomáticos entre Brasil e Inglaterra durante o Segundo Império:


Qual acontecimento deu início à Guerra do Paraguai em 1864?


A Guerra do Paraguai foi um conflito que o Brasil teve contra o Paraguai entre os anos de 1864 e 1870. Os dois aliados do Brasil nesse conflito foram:


Por conta da Proclamação da República, D. Pedro II foi obrigado a exilar-se do Brasil e passou os últimos momentos de sua vida em qual cidade?


Com a deposição de D. Pedro II e o estabelecimento da república no Brasil, quem foi nosso primeiro presidente?


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
QuilombosEnsino Médio1
Era VargasEnsino Médio1
PolíticaEnsino Médio1
Inconfidência MineiraEnsino Médio1
Segundo ReinadoEnsino Médio1
CangaçoEnsino Médio1
Família Real PortuguesaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.