Entrar

Simulado: Zumbi dos Palmares: resolva 10 questões com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Zumbi dos Palmares: resolva 10 questões com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


4 resolveram
58% acertos
Médio
1 ótimo
2 bom
1 regular
0 péssimo

Zumbi é um personagem da história brasileira que está relacionado com qual acontecimento do período colonial?


(UNCISAL) A forma mais elaborada de resistência à escravidão se deu por meio dos quilombos. No Brasil, considera-se o mais importante o de Palmares, que


(CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o(a):


(FGV-SP) Palmares conseguiu fazer o medo senhorial referente às fugas escravas chegar a seu ponto máximo e também marcou o auge dos grandes exércitos de aniquilação. É relativamente frequente, na correspondência oficial entre a metrópole e os governos do final do século XVII, a equiparação de Palmares à invasão holandesa, pelos danos, perigos e dificuldades da guerra. LARA, S. H., “Do singular ao plural. Palmares, capitães-do-mato e o governo dos escravos”.

In REIS, J.J. e GOMES, F. dos S., Liberdade por um fio. História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 87.


(FUVEST) Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares.

Isto se deu porque:


(UPF) “Não é fácil saber de onde foi que Jorge Velho partiu para ir combater Palmares, se de São Paulo ou do Piauí. Tanto se pode admitir uma versão como a outra, já que ambas se apoiam em documentos de igual autoridade [...]. Há também muita controvérsia sobre os seus efetivos. Em diferentes documentos o número de indígenas oscila entre 800 e 1.300, e o de brancos entre 80 e 150, não falando nas mulheres e crianças que costumava levar consigo. A marcha de seiscentas léguas até Pernambuco foi uma estupenda façanha. Custou-lhe a perda de 396 pessoas, das quais 196 morreram de fome ou doença e 200 desertaram.”

(FREITAS, Décio. Palmares: a guerra dos escravos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984, p. 145-146)

O bandeirante Domingos Jorge Velho foi contratado pelo governo português para destruir o quilombo de Palmares. Isso se deu porque


(Campo Real) Zumbi foi morto pelos bandeirantes, sendo degolado e tendo sua cabeça enviada para o Recife. A importância da vitória sobre Palmares foi tamanha para a metrópole que chegou a ser comparada ao triunfo sobre os holandeses.

(HERMANN, J. “Palmares”. In: VAINFAS, R. (dir.) Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. p. 468.)

A comparação mencionada no texto indica que, para a Coroa Portuguesa, a queda de Palmares representou:


(FCC - 2019 - SABESP - Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo)

A destruição do Quilombo dos Palmares, no século XVII, após os ataques empreendidos pelas forças comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho


(ETEC) Leia o trecho do poema Quilombo, de José Carlos Limeira.

Queria ver você negro

negro queria te ver

se Palmares ainda vivesse

em Palmares queria viver.

O gosto da liberdade

Sentido

Cravado

No peito

Correr,

Sentir os campos

ter

a vida

(LIMEIRA, José Carlos; “Quilombos”. In: Atabaques. Rio de Janeiro: Max, 1979. p.19-24)

O poema faz referência a Palmares e à ideia de liberdade, os quais caracterizam


O quilombo dos Palmares se transformou em um importante fato histórico através do qual, atualmente, o movimento negro brasileiro buscar manter viva a memória da resistência dos africanos escravizados contra a exploração vivenciada durante toda a história de ocupação do território que hoje chamamos de Brasil. Sobre os fatos relacionados ao quilombo dos Palmares, indique a alternativa abaixo que está incorreta:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
QuilombosEnsino Médio1
Era VargasEnsino Médio1
PolíticaEnsino Médio1
Inconfidência MineiraEnsino Médio1
Segundo ReinadoEnsino Médio1
CangaçoEnsino Médio1
Família Real PortuguesaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.