Entrar

Simulado: 10 Exercícios sobre Tabela Periódica com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "10 Exercícios sobre Tabela Periódica com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


2 resolveram
60% acertos
Médio
1 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

(Enem 2018) Na mitologia grega, Nóbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a:


(PUC-SP) Resolva a questão com base na análise das afirmativas abaixo.

I – A tabela periódica moderna atual está disposta em ordem crescente de massa atômica.

II – Todos os elementos que possuem 1 elétron e 2 elétrons na camada de valência são, respectivamente, metais alcalinos e metais alcalinoterrosos, desde que o número quântico principal dessa camada (n 1).

III – Em um mesmo período, os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas).

IV – Em um mesmo grupo (família), os elementos apresentam o mesmo número de níveis (camadas).

Conclui-se que, com relação à tabela periódica atual dos elementos químicos, estão corretas:


(CESGRANRIO) Fazendo a associação entre as colunas abaixo, que correspondem às famílias de elementos segundo a tabela periódica, a sequência numérica será:

1. Gases nobres Grupo 1 A
2. Metais alcalinos Grupo 2 A
3. Metais alcalinoterrosos Grupo 6 A
4. Calcogênicos Grupo 7 A
5. Halogêneos Grupo 0

(F. Ibero-Americana-SP) O grupo da Tabela Periódica que se caracteriza por apresentar predominância de elementos artificiais é o dos:


(Enem 2017) No ar que respiramos existem os chamados “gases Inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).

Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?


(Unitins) Com relação à classificação periódica moderna dos elementos, identifique a afirmação verdadeira:


(UEG GO/2018) No processo de evolução da tabela periódica, os modelos de Mendeleev e Moseley foram as formulações mais bem-sucedidas para demonstrar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos. Nesse contexto, a diferença básica entre os modelos de Mendeleev e Moseley residem, respectivamente, na forma de organização dos seguintes parâmetros atômicos:


(Vunesp) Considerando-se as propriedades dos elementos químicos e a tabela periódica, é incorreto afirmar:


(UFPI) Assinale a alternativa em que o elemento químico cuja configuração eletrônica, na ordem crescente de energia, finda em 4s2 3d3:


(U. Católica de Salvador-BA) A espécie X2- com 8 elétrons na camada mais externa (camada da valência) pode ser do elemento X, que, na Tabela Periódica, pertence ao grupo:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
EstequiometriaEnsino Médio2
Fórmulas QuímicasEnsino Médio1
Gases e Lei dos GasesEnsino Médio1
RadioatividadeEnsino Médio1
Equilíbrio químicoEnsino Médio1
Química inorgânicaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.