Entrar

Simulado: Química: 10 questões com gabarito sobre Ligações Químicas

Marque todas as questões do simulado desta página "Química: 10 questões com gabarito sobre Ligações Químicas" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(PUC-SP) Analise as propriedades físicas na tabela abaixo:

Amostra Ponto de fusão Ponto de ebulição Condutividade elétrica a 25ºC Condutividade elétrica a 1000ºC
A 801ºC 1413ºC isolante condutor
B 43ºC 182º isolante ---------------
C 1535ºC 2760ºC condutor condutor
D 1248ºC 2250ºC isolante isolante

Segundo os modelos de ligação química, A, B, C e D podem ser classificados, respectivamente, como,


(FUVEST) As unidades constituintes dos sólidos: óxido de magnésio (MgO), iodo (I2) e platina (Pt) são, respectivamente:


(EsPCEx - 2017) Conversores catalíticos de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes. Os gases resultantes da combustão do motor e o ar passam por substâncias catalisadoras que aceleram a transformação de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio (genericamente (NxOy) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2). Em relação ao uso de catalisadores e as substâncias citadas no texto, são feitas as segiontes afirmações:

I – As reações de decomposição dos óxidos de nitrogênio a gás oxigênio e a gás nitrogênio ocorrem com variação no número de oxidação das espécies.

II – O CO2 é um óxido ácido que quando reage com a água forma o ácido carbônico.

III – Catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação.

IV – O monóxido de carbono é um óxido básico que ao reagir com a água forma uma base.

V – A molécula do gás carbônico apresenta geometria espacial angular.

Das afirmativas feitas estão corretas apenas:


(Enem 2019) Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?


(UFU-MG) O fosgênio (COCl2), um gás, é preparado industrialmente por meio da reação entre o monóxido de carbono e o cloro. A fórmula estrutural da molécula do fosgênio apresenta:


(Enem 2017) Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X), de acordo com a equação genérica:

HX (g) + NH3 (g) → NH4X (s)

FELIX, E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).

A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por


(UFV-MG) Os compostos formados pelos pares Mg e Cl; Ca e O; Li e O; K e Br possuem fórmulas cujas proporções entre os cátions e os ânions são, respectivamente:

Dados: 3Li; 8O; 12Mg; 17Cl; 19K; 20Ca; 35B.


(Enem 2014) O entendimento de como as ligações químicas se formam é um dos assuntos fundamentais da ciência. A partir desses fundamentos, pode-se entender como são desenvolvidos novos materiais. Por exemplo, de acordo com a regra do octeto, na formação de uma ligação covalente, os átomos tendem a completar seus octetos pelo compartilhamento de elétrons (atingir configuração de gás nobre, ns2 np6). Porém, quando o átomo central de uma molécula tem orbitais vazios, ele pode acomodar 10, 12 ou até mais elétrons.

Os elétrons desta camada de valência expandida podem estar como pares isolados ou podem ser usados pelo átomo central para formar ligações.

A estrutura que representa uma molécula com o octeto expandido (exceção à regra do octeto) é:


(UNI-RIO) O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:


(ESPCEX – 2016) Compostos iônicos são aqueles que apresentam ligação iônica.

A ligação iônica é a ligação entre íons positivos e negativos, unidos por forças de atração eletrostática.

(Texto adaptado de: Usberco, João e Savador, Edgard, Química: Química Geral, vol 1, pág 225, Saraiva, 2009). Sobre as propriedades e características de compostos iônicos são feitas as seguintes afirmativas:

I. Apresentam brilho metálico

II. Apresentam elevadas temperaturas de fusão e ebulição

III. Apresentam boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa

IV. São sólidos nas condições ambientes (25◦C e 1 atm)

V. São pouco solúveis em solventes polares como a água.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
Distribuição EletrônicaEnsino Médio1
Cinética QuímicaEnsino Médio1
Tipos de reações orgânicasEnsino Médio1
PolímerosEnsino Médio1
AminoácidosEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.