Entrar

Simulado: Fórmulas Químicas: exercícios com gabarito (10 questões)

Marque todas as questões do simulado desta página "Fórmulas Químicas: exercícios com gabarito (10 questões)" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(Mack-SP) A fórmula do composto e o tipo de ligação que ocorre quando se combinam átomos dos elementos químicos Ba (Z = 56) e Cℓ (Z = 17) são, respectivamente:


(PUC-RJ) A água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio (H202), fortemente antisséptica por liberar 02.

Os percentuais, em massa, de hidrogênio e oxigênio nesse composto são, respectivamente:

(Massas molares (g/mol): H = 1,00; O = 16,00.)


(UFF-RJ) Há um ditado que diz "A diferença entre o remédio e o veneno está na dose". Evidências científicas estão confirmando o ditado. Em pequenas doses, venenos letais podem ter efeitos terapêuticos. Por exemplo, em pequenas quantidades, a exposição à dioxina e à radiação podem reduzir o risco de câncer. O óxido arsenioso (poluente) ajudaria no tratamento de um tipo raro de leucemia.

(Dados: massas atômicas: H = 1; O= 16; As= 75.)

Sobre o óxido arsenioso, pode-se afirmar que:


(UniRio) A ampicilina, um antibiótico de amplo espectro de ação, contém 56% de C, 5,4% de H e 12% de N em massa. Quantos átomos de carbono e de nitrogênio existem em 1 g desse antibiótico?

(Dados: NA- 6. 1023 ; C - 12 u; N - 14 u.)


(PUC/Senac) A cafeína é um alcaloide presente nos grãos de café e nas folhas de chá, atuando como estimulante do sistema nervoso central. Um mal de cafeína contém 4,8 · 1024 átomos de carbono, 1O mal de átomos de hidrogênio, 56 g de nitrogênio e 1,2 • 1024 átomos de oxigênio. A fórmula molecular da cafeína é [N = 14).


(Unesp) O ferro é um elemento químico usado na confecção de utensílios há séculos. Um dos problemas para sua utilização é a tendência à oxidação. Dentre os produtos de oxidação possíveis, dois óxidos - óxido 1 e óxido 2 - apresentam, respectivamente, 70,0% e 77,8% em ferro.

Dadas as massas molares Fe = 56 g · mol-1 e O = 16 g · mol-1, as fórmulas mínimas para os óxidos 1 e 2 são, respectivamente:


(Unifesp) Estanho e iodo reagem quantitativamente formando um produto, cuja fórmula pode ser determinada reagindo-se quantidades conhecidas de iodo (dissolvido em um solvente) com excesso de estanho e determinando-se a massa do metal remanescente após a reação. Os resultados de uma experiência foram:

• massa de iodo utilizado: 5,08 g;

• massa inicial de estanho: 4, 18 g;

• massa final de estanho: 3,00 g.

Dadas as massas molares, em g/mol, Sn = 118 e 1 = 127, pode-se concluir que a fórmula mínima do composto obtido é:


(Unesp) A massa de 1 mal de vanilina, uma substância utilizada para dar sabor aos alimentos, é constituída por 96 g de carbono, 8 g de hidrogênio e 48 g de oxigênio. São dadas as massas molares, em g/mol: vanilina = 152; H = 1; C = 12; O = 16. As fórmulas empírica e molecular da vanilina são, respectivamente:


(Fatec-SP) Eugenol, o componente ativo do óleo do cravo-da-índia, tem massa molar 164 g/mol e fórmula empírica C5H60.

(Dados: massas molares (g/mol): H = 1; C = 12; O = 16.)

A porcentagem em massa de carbono no eugenol é, aproximadamente:


(PUC-PR) Está registrado na Bíblia, em Levíticos, que as folhas e galhos do salgueiro que nasce nos riachos são medicinais. Há 2400 anos, Hipócrates já recomendava folhas de salgueiro para doenças e trabalhos de parto. Hoje, a aspirina - ácido acetilsalicílico - é a droga mais popular em todo o mundo. Estima-se que já tenham sido consumidos 1 • 1012 tabletes de aspirina. A cada ano, 50000 tabletes de aspirina são vendidos mundialmente - isto sem contar as outras marcas da aspirina ou, ainda, combinado com outros analgésicos, cafeínas ou vitaminas C. Registradas sob a patente n° 36 433 de Berlim, em 1899, a aspirina superou gerações e continua sendo a droga mais utilizada no combate à dor - e a cada ano surgem mais indicações para esse fármaco.

Fonte: <www.qmcweb.org>

A aspirina tem 60% de carbono, 4,5% de hidrogênio e 35,5% de oxigênio.

Sua fórmula mínima (ou empírica) será:

(Dados: C = 12; H = 1; O= 16.)


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Equilíbrio químicoEnsino Médio1
Química inorgânicaEnsino Médio1
NanotecnologiaEnsino Médio1
Reações QuímicasEnsino Médio1
Ácidos e BasesEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.