Entrar

Simulado: Equilíbrio Químico: seleção de 10 exercícios com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Equilíbrio Químico: seleção de 10 exercícios com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(UFRS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:


(UFAL) Na expressão da constante de equilíbrio da reação H2(g) + Br2(g) D 2 HBr(g) estão presentes as concentrações em mol/L das três substâncias envolvidas. Isto porque a reação:


(PUC-RS) Um equilíbrio envolvido na formação da chuva ácida está representado pela equação:

2 SO2(g) + O2 (g) → 2 SO3 (g)

Em um recipiente de 1 litro, foram misturados 6 mols de dióxido de enxofre e 5 mols de oxigênio. Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de trióxido de enxofre medido foi 4. O valor aproximado da constante de equilíbrio é:


(UFES) Numa dada temperatura, as pressões parciais de cada componente da reação: N2(g) + O2(g) ⇄ 2 NO no equilíbrio valem, respectivamente, 0,8 atm, 2 atm e 1 atm. Qual será o valor do Kp?


(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:


(FUVEST) Algumas argilas do solo têm a capacidade de trocar cátions de sua estrutura por cátions de soluções aquosas do solo. A troca iônica pode ser representada pelo equilíbrio:

R–Na+(s) + NH4+(aq) ↔ R–NH4+(s) + Na+ (aq),

onde R representa parte de uma argila.

Se o solo for regado com uma solução aquosa de uma adubo contendo NH4NO3, o que ocorre com o equilíbrio anterior?


(FAAP – SP) Foi aquecido a 250°C um recipiente de 12 litros contendo certa quantidade de PCl5. Sabe-se que, no equilíbrio, o recipiente contém 0,21 mol de PCl5, 0,32 mol de PCl3 e 0,32 mol de Cl2. A constante de equilíbrio, para a dissociação térmica do PCl5, em mol/litro, é:


(ITA – SP) Um mol de hidrogênio é misturado com um mol de iodo num recipiente de um litro a 500°C, onde se estabelece o equilíbrio H2(g) + I2(g) D 2 HI(g). Se o valor da constante de equilíbrio (Kc) for 49, a concentração de HI no equilíbrio em mol/litro valerá:


(UFC) Uma das reações que podem ocorrer em uma atmosfera poluída é representada pelo equilíbrio químico a seguir: 2NO(g) + O2(g) ↔ 2NO2(g); ∆H > 0. 

Considerando tratar-se de uma reação simples e elementar, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. 


(FUVEST) No sistema em equilíbrio: 

2NO(g) + O2(g) —> 2NO2(g)       ΔH = -27

A quantidade de NO2 aumenta com a: 


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
Distribuição EletrônicaEnsino Médio1
Cinética QuímicaEnsino Médio1
Tipos de reações orgânicasEnsino Médio1
PolímerosEnsino Médio1
AminoácidosEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.