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Simulado: Questões de Química sobre Ácidos e Bases com gabarito

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(FGV SP) A água participa em reações com diversas espécies químicas, o que faz com que ela seja empregada como solvente e reagente; além disso, ela toma parte em muitos processos, formando espécies intermediárias e mais reativas.

I. HNO2 + H2O → NO2– + H3O+

II. NH3 + H2O → NH4+ + OH

III. O2– + H2O → OH + OH

De acordo com a teoria de ácidos e bases de Brönsted-Lowry, a classificação correta da água nas equações I, II e III é, respectivamente:


(PUC-MG) A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos:

Nome do ácido Aplicações e características
Ácido muriático Limpeza doméstica e de peças metálicas (decapagem)
Ácido fosfórico Usado como acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar
Ácido sulfúrico Desidratante, solução de bateria
Ácido nítrico Indústria de explosivos e corantes

As fórmulas dos ácidos da tabela são, respectivamente:


(UPE) O pH é um parâmetro fundamental para a escolha de xampu e condicionador, sobretudo para quem tem o cabelo cacheado ou crespo, cujo pH se situa entre 4,5 e 5,5. Se o pH dos produtos for muito diferente, o cabelo pode ficar seco, sem brilho e quebradiço. Ao comprar xampu e condicionador, Dandara mediu o pH de cada um com um pHmetro portátil e obteve os valores 7,8 e 6,0, respectivamente.

Algumas afirmações são listadas a seguir:

I. O xampu utilizado por Dandara é ácido, enquanto o condicionador é básico.

II. A concentração de íons hidrônio (H3O+) no condicionador é 1μmol/L, sendo um valor maior que a concentração de íons hidrônio para o xampu.

III. Para ajustar o pH dos produtos ao pH do seu cabelo, Dandara poderia adicionar um ácido fraco, como o ácido cítrico, ao xampu e ao condicionador.

IV. Ao adicionar hidróxido de sódio aos dois produtos, o valor apontado no pHmetro será maior que os valores obtidos na medição inicial dos produtos.

Estão CORRETAS


(Esal-MG) Uma solução aquosa de H3PO4 é ácida devido à presença de:


(UFTM) Para estudar o caráter ácido-base dos óxidos, um professor de química realizou cuidadosamente, seguindo as regras de segurança, um experimento demonstrativo no laboratório. Misturou aparas de cobre com ácido nítrico. O gás liberado na reação, dióxido de nitrogênio, foi borbulhado em um recipiente contendo água destilada, com pH 7,0. O professor pediu para que um aluno transferisse uma amostra da água do recipiente para um tubo de ensaio e que na mesma fossem adicionadas 2 gotas de indicador alaranjado de metila. O indicador utilizado apresentase na coloração vermelha em meio ácido e na amarela em meio básico. O aluno concluiu corretamente que o pH da solução do tubo de ensaio era


(Mack) O hipoclorito de sódio é um sal utilizado frequentemente em soluções aquosas como desinfetante e/ou agente alvejante. Esse sal pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida sob resfriamento, de modo a prevenir a formação de clorato de sódio. As soluções comerciais de hipoclorito de sódio sempre contêm quantidade significativa de cloreto de sódio, obtido como subproduto durante a formação do hipoclorito.

Assim, é correto afirmar que as fórmulas químicas do hipoclorito de sódio, clorato de sódio e cloreto de sódio são, respectivamente,


(UEA) Azul de bromotimol é um indicador ácido-base que apresenta cor amarela em meio ácido, verde em meio neutro e azul em meio alcalino. Esse indicador foi acrescentado a três tubos de ensaio (1, 2 e 3) contendo apenas água destilada e apresentou-se com a cor verde em todos eles. Em seguida, foi acrescentado, até a saturação da solução, óxido de cálcio sólido (CaO) ao tubo 1, dióxido de carbono gasoso (CO2) ao tubo 2 e monóxido de dinitrogênio gasoso (N2O) ao tubo 3.

Após a adição dos reagentes, as cores apresentadas pelo indicador nos tubos 1, 2 e 3 foram, respectivamente,


(UEFS) O ácido sulfúrico, H2SO4(aq), o óxido de cálcio, CaO(s), o etileno, C2H4(g) e o cloro, Cl2(g), estão entre as substâncias mais produzidas pela indústria química porque são intermediários para a produção de fertilizantes, detergentes, plásticos e desinfetantes.

Considerando-se as informações, a estrutura e as propriedades dessas substâncias químicas, é correto afirmar:


(FATEC) O gás amônia se dissolve em água segundo a reação em equilíbrio

NH3 (g) + H2O (l) NH4+ (aq) + OH– (aq) ΔH0 < 0 Segundo a teoria proposta por Arrhenius, a solução aquosa resultante da dissolução da amônia em água é classificada como


(FGV SP) A amônia é um composto muito versátil, pois seu comportamento químico possibilita seu emprego em várias reações químicas em diversos mecanismos reacionais, como em

I- HBr(g) + NH3(aq) → NH4+(aq) + Br–(aq)
II- NH3(g) + CH3–(g) → CH4(g) + NH2–(g)

De acordo com o conceito ácido-base de Lewis, em I a amônia é classificada como _______. De acordo com o conceito ácido-base de Brösnted-Lowry, a amônia é classificada em I e II, respectivamente, como _______ e _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.


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