Entrar

Simulado: Exercício sobre Química Analítica: 9 questões com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercício sobre Química Analítica: 9 questões com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

 (CESGRANRIO-1993) Em uma pilha em que se processa a reação 2 Ag + + Cu → Cu 2+ + 2Ag, o valor da força eletromotriz, em condições-padrão, é:

Dados:

Cu → Cu2+ + 2 e-    E°= - 0,34 V
Ag → Ag++ 1 e-        E°= - 0,80 V


(ENEM - 2017) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCl), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais. Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela:

FONTE: . Acesso em: 28 maio 2019.


(NUCEPE - 2008 - adaptado) Um algicida comercial, contendo um composto organocobre, foi tratado com ácido nítrico concentrado e evaporado até à secura. Após a dissolução do resíduo, o cobre foi precipitado com benzoína-D-oxima. Se a amostra de algicida pesou 23,75g e o precipitado de Cu(C14H12NO2) pesou 0,95g, qual a porcentagem de cobre no algicida.

Dados:

Massa molar Cu = 63,5 mol-1

Massa molar Cu(C14H12NO2) = 285,0 g mol


(UNIASSELVI) Sobre análise química quantitativa de amostra sólida que contenha mistura de sólidos, assinale a alternativa CORRETA:


(CETREDI - 2019) A metodologia que está envolvida na dosagem da quantidade de luz transmitida (e cálculo da luz absorvida) pelas partículas de suspensão para determinar a concentração da substância a ser analisada, ou seja, a quantidade de luz absorvida e, consequentemente, sua concentração dependem do número e tamanho das partículas, é:


(INSTITUTO AOCP - 2021) Na Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), o fator de retenção é definido como


(FGV - 2022) Em seu laboratório existem 200 mL de uma solução de cloreto de sódio a uma concentração de 40 g/200 mL. É preciso preparar 50 mL de outra solução mais diluída (5%), a partir desta solução inicial. O solvente utilizado será água.

Assinale a opção que apresenta o procedimento correto para a obtenção da solução final. 


(CPCON - 2023) Nos protetores solares químicos, os processos de proteção solar envolvem tanto a absorção quanto o espalhamento da radiação, apresentando inespecificidade quanto às radiações UVAe UVB, enquanto os protetores solares físicos agem como uma barreira física que não permite a passagem da radiação.

Fonte: Araújo. T. S.; Souza, S. O. Protetores solares e os efeitos da radiação ultravioleta. Scientia Plena, v. 4 (11), p. 1-7, 2008. (Adaptado)

Identifique, nas alternativas abaixo, qual delas corresponde a um protetor solar físico?


(FGV - 2023) O registro, ou a renovação do registro, de medicamentos comercializados no Brasil requer a apresentação de ensaios de equivalência farmacêutica e bioequivalência.

Assinale a opção que apresenta o conceito de bioequivalência, segundo a RDC nº 60/2014.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
Distribuição EletrônicaEnsino Médio1
Cinética QuímicaEnsino Médio1
Tipos de reações orgânicasEnsino Médio1
PolímerosEnsino Médio1
AminoácidosEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.