Entrar

Simulado: Exercícios sobre Polímeros: 10 questões com gabarito - Química - ENEM

10 questões | Química, Polímeros, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Polímeros: 10 questões com gabarito - Química - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
40% acertos
Difícil
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

(Unisinos - RS) Polímeros (do grego poli, muitas, meros, partes) são compostos naturais ou artificiais formados por macromoléculas que, por sua vez, são constituídas por unidades estruturais repetitivas, denominadas ___________. Assim, entre outros exemplos, podemos citar que o amido é um polímero originado a partir da glicose, que o polietileno se obtém do etileno, que a borracha natural, extraída da espécie vegetal Hevea brasiliensis (seringueira), tem como unidade o _________ e que o polipropileno é resultado da polimerização do___________.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:


(FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre uma ligação dupla entre dois átomos de carbono, formando-se apenas o polímero. (O polietileno é um exemplo de polímero formado por reação de adição). Considere as seguintes substâncias:

I. 3-bromopropeno-1 (C3H5Br)

II. tetrafluoretano (C2H2F4)

III. propanol-1 (C3H7OH)

IV. cloroeteno (C2H3Cl)

As que poderiam sofrer polimerização por adição são:


(UFSC - adaptado) As reações químicas podem levar à formação de produtos de interesse comercial. Qual alternativa está correta em relação à veracidade das proposições abaixo?

01. A trimerização completa de 3 mol de acetileno produz 2,5 mol de benzeno.

02. Ésteres de ácidos carboxílicos são os componentes principais do óleo de soja.

04. São exemplos de polímeros naturais o PVC, a sacarose e o poliéster.

08. O teflon, quimicamente, é o politetrafluoretileno.

16. A vulcanização da borracha baseia-se na reação do látex natural com quantidades controladas de ozônio.

32. A baquelite, o mais antigo polímero sintético, é obtida pela condensação do fenol comum com aldeído fórmico.


(FUNDATEC - 2023 - IF-RS) São polímeros considerados como os principais polímeros produzidos comercialmente na forma expandida, EXCETO:


(FUNDATEC - 2023 - IF-RS) Os polímeros expandidos ou espumas plásticas podem ser considerados materiais compostos de polímero com outro material de densidade menor, que predominantemente é um gás. A inserção do gás no material pode ser feita de diversas formas, mas sempre seguindo uma das seguintes vias: física ou química. As espumas têm propriedades que as tornam de grande interesse técnico, como:


(EMESCAM) A embalagem conhecida como “longa vida” é composta por camadas de papel, polietileno de baixa densidade e alumínio. Essas camadas criam uma barreira que impede a entrada de luz, ar, água e microorganismos.

Considerando-se os materiais citados, é CORRETO afirmar que:


(Fuvest) Quando começaram a ser produzidos em larga escala, em meados do século XX, objetos de plástico eram considerados substitutos de qualidade inferior para objetos feitos de outros materiais. Com o tempo, essa concepção mudou bastante. Por exemplo, canecas eram feitas de folha de flandres, uma liga metálica, mas, hoje, também são feitas de louça ou de plástico. Esses materiais podem apresentar vantagens e desvantagens para sua utilização em canecas, como as listadas a seguir:

I. ter boa resistência a impactos, mas não poder ser levado diretamente ao fogo;

II. poder ser levado diretamente ao fogo, mas estar sujeito a corrosão;

III. apresentar pouca reatividade química, mas ter pouca resistência a impactos.

Os materiais utilizados na confecção de canecas os quais apresentam as propriedades I, II e III são, respectivamente,


(U. PASSO FUNDO – RS) Os plásticos constituem uma classe de materiais que confere conforto ao homem. Sob o ponto de vista químico, os plásticos e suas unidades constituintes são, respectivamente:


(UNEMAT) Os polímeros sintéticos estão presentes em nossa sociedade de forma bastante intensa. Atualmente, os polímeros de adição dominam a economia das indústrias químicas. Cinco deles, cujos monômeros estão listados na tabela abaixo, estão envolvidos em mais da metade da produção mundial de plásticos.

Assinale a alternativa incorreta.


(UFSCar) A borracha natural é um elastômero (polímero elástico), que é obtida do látex coagulado da Hevea brasiliensis. Suas propriedades elásticas melhoram quando aquecida com enxofre, processo inventado por Charles Goodyear, que recebe o nome de:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
EstequiometriaEnsino Médio2
Ligações QuímicasEnsino Médio2
Soluções QuímicasEnsino Médio2
Tabela PeriódicaEnsino Médio2
EletroquímicaEnsino Médio2
Distribuição EletrônicaEnsino Médio1
Cinética QuímicaEnsino Médio1
Tipos de reações orgânicasEnsino Médio1
PolímerosEnsino Médio1
AminoácidosEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.