Entrar

Simulado: Teoria da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Teoria da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
30% acertos
Difícil
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.

Uma obra abstrata tem como principal característica a


A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função


Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:


A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.
II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.
III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.
IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.
V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:


A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:


Federico Fellini desenhava imagens que serviam na elaboração de seus filmes. Luis Arrieta realizou uma pesquisa e escreveu sobre mitos ao elaborar e transmitir para os bailarinos sua versão coreográfica da Sagração da Primavera (In: Salles, 2007).

Essas ações, segundo uma perspectiva dos processos de criação, indicam que


Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete “concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo”.

Para as autoras, seria importante – para todos – a apropriação das questões que se referem


Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são


Segundo Maria Carolina Nani, na abordagem em Análise Psico-Orgânica (APO) “busca-se acolher a Sensação (o que vem do corpo), o Sentimento (o que vem da alma) e o Sentido (o que vem do espírito)”. Para tanto, o trabalho caminha nas seguintes três direções:


Segundo a arteterapeuta Deolinda Fabietti, no ateliê arteterapêutico, o uso do lápis de cor, cuja variedade de tons é muito grande, é para:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
ImpressionismoEnsino Médio1
Museus de ArteEnsino Médio1
Arte IndígenaEnsino Médio1
Arte AbstrataEnsino Médio1
Arquitetura contemporâneaEnsino Médio1
Design gráfico contemporâneoEnsino Médio1
Renascimento ArtísticoEnsino Médio1
Teoria da ArteEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.