Simulado: Ensino da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM

10 questões de Artes, Ensino da Arte, Ensino Médio

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "Ensino da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.

Estatísticas:
0 resolveram
0% média site
Dificuldade n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo


“A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.” (PCN de Arte, 1998, p. 36 e 37) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles:

“Toda arte é expressão, seja ela teatro, música, pintura, escultura, cinema ou dança. Trata-se de expressar, de modo concreto, a criatividade que existe em todo ser humano.” (REVERBEL, 1997, p. 24)
Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA:


“As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Não se trata de um discurso linear sobre objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos. Antes, a forma artística é uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados pela objetividade da matéria articulada à lógica do imaginário.” (PCN de Artes, 1998, p.32)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte falam sobre o conhecimento artístico como produção e fruição, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


“A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.
Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, produto cultural de uma determinada época e criação singular da imaginação humana, cujo sentido é construído pelos indivíduos a partir de sua experiência.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)

Com relação ao ensino e aprendizagem de Arte e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, assinale a alternativa CORRETA:


Leia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA:

“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:


Passou a ser bastante frequente nas escolas usar as linguagens artísticas como recursos didáticos e como material nas diversas áreas do conhecimento. 

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de linguagens artísticas.


Ana Mae Barbosa faz a seguinte afirmação em seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil, ao abordar sobre a reforma educacional de 1971: “Esses cursos de graduação chamados ‘Licenciatura Curta em Educação Artística’ estão produzindo professores inóculos, uma vez que os administradores pretendem formar em dois anos um professor que, por lei (lei número 5.692,1971) ensinará, obrigatoriamente e ao mesmo tempo, artes visuais, música e teatro a alunos da primeira à oitava série e até mesmo alunos do segundo grau. Esse fato é, contudo, um exemplo bastante claro da cópia de modelos estrangeiros. A chamada ________ é, na verdade, uma versão reduzida incorreta do princípio da interdisciplinaridade, ou artes relacionadas, muito popular nas escolas americanas nos últimos dez anos”. (BARBOSA, 2001. p.51)

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a reflexão da autora.


Na música, ______ é o parâmetro relacionado à criação de linhas melódicas, melodias e harmonias. _________ conecta-se com a organização do ritmo; ____________ encontra correspondente musical na expressão dinâmica e também no ritmo; e ______ personaliza, da cor, caráter.

Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros sonoro-musicais de acordo com o texto anterior de modo a preencher CORRETAMENTE as lacunas.


Chamamos de _______ todo e qualquer material produtor ou propagador de sons: produzidos pelo corpo humano, pela voz, por objetos do cotidiano, por instrumentos musicais acústicos, elétricos etc.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Teca de Alencar Brito em seu livro Música na educação infantil (2003).


Os arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Como resultado, desenvolveu-se aulas de arte algo como uma colagem desconexa e irrefletidas de atividades, baseada em uma oscilação, sem planejamento, entre o desenvolver habilidade e o _____________.

Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna.


🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.