Simulado: Ensino da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM 10 questões | Artes, Ensino da Arte, Ensino Médio Marque todas as questões do simulado desta página "Ensino da Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF. 0 resolveram 0% acertosn/d 0 ótimo 0 bom 0 regular 0 péssimo 1 Questão 673228 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino Médio“A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.” (PCN de Arte, 1998, p. 36 e 37) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. São eles: a) A experiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo nessa ação criadora; a experiência de fruir formas artísticas; a experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento. b) A experiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo nessa ação criadora; a experiência de construir formas artísticas; a experiência de treinar técnicas artísticas. c) A experiência de fruir formas artísticas; a experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento; a experiência de conhecer a história da arte. d) A experiência de fruir formas artísticas; a experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento; a experiência de imitar grandes artistas da arte. 2 Questão 673229 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino Médio“Toda arte é expressão, seja ela teatro, música, pintura, escultura, cinema ou dança. Trata-se de expressar, de modo concreto, a criatividade que existe em todo ser humano.” (REVERBEL, 1997, p. 24) Leia as assertivas abaixo sobre teatro na escola e assinale a alternativa CORRETA: a) A melhor forma de fazer teatro na escola é trazendo textos dramatúrgicos infantis como os textos de Maria Clara Machado, ensaiar e apresentar para a comunidade escolar. b) A criança aprende atuando, para tanto o professor precisa oferecer oportunidades de atuação. O clima adequado para a criança atuar deve oferecer ampla liberdade e respeito, levando em consideração principalmente o nível de desenvolvimento em que a criança se encontra. c) Apenas através dos jogos de criação e imitação, é que a criança é estimulada a descobrir gradualmente a si própria, ao outro e ao mundo que a rodeia. d) É importante que se atribua notas ou conceitos das apresentações de teatro, para que os alunos possam acompanhar seu desenvolvimento artístico. 3 Questão 673303 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino Médio“As formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Não se trata de um discurso linear sobre objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos. Antes, a forma artística é uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados pela objetividade da matéria articulada à lógica do imaginário.” (PCN de Artes, 1998, p.32) Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte falam sobre o conhecimento artístico como produção e fruição, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: a) A obra de arte pode significar coisas diferentes, resultantes apenas da experiência do artista. Além da objetividade da obra, revelada em forma de alegoria, de formulação crítica, de identificação ideológica, de elaboração poética ela não ganha outros significados no contato com cada espectador. b) Diante de uma obra de arte, o espectador pode realizar interpretações que têm tanto a dimensão subjetiva como a objetiva. Porém, a experiência do apreciador não é relevante para a significação da obra de arte. c) O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos, transformando-os, porém, não deve criar novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde, aludir com sons à ideia de uma catedral. A arte representa ou apenas reflete a realidade. d) Diante de uma obra de arte, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista como no espectador. A experiência da percepção rege o processo de conhecimento da arte, ou seja, a compreensão estética e artística. O processo de conhecimento advém, então, de significações que partem da percepção das qualidades de linhas, texturas, cores, sons, movimentos, temas, assuntos, apresentados e/ou construídos na relação entre obra e receptor. 4 Questão 673304 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino Médio“A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos. Cada obra de arte é, ao mesmo tempo, produto cultural de uma determinada época e criação singular da imaginação humana, cujo sentido é construído pelos indivíduos a partir de sua experiência.” (PCN de Arte, 1998, p. 35) Com relação ao ensino e aprendizagem de Arte e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, assinale a alternativa CORRETA: a) Fazer arte e pensar sobre o trabalho artístico que realiza, assim como pensar sobre a arte que vem sendo produzida na história, não garante ao aluno uma aprendizagem contextualizada em relação aos valores e modos de produção artística nos diversos meios socioculturais. b) Entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também compreender o que fazem e o que os outros fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, no contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura na história humana e como conjunto de relações. c) Os alunos não precisam compreender o sentido do fazer artístico, ou seja, suas experiências de desenhar, cantar, dançar, filmar, videogravar ou dramatizar são atividades que visam a distraí-los da “seriedade” das outras áreas. d) Sabe-se que, ao fazer e conhecer arte, o aluno aprende técnicas artísticas e conhecimentos teóricos que propiciarão conhecimentos para que os alunos se tornem artistas no futuro. 5 Questão 673305 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioLeia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA: “A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35) Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA: a) Divergência, culturas, estéticas, centralizador e estético. b) Aproximação, ciências, estéticas, humanizador e artístico. c) Divergência, ciências, estéticas, humanizador e artístico. d) Aproximação, culturas, estéticas, humanizador e artístico. 6 Questão 673306 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioPassou a ser bastante frequente nas escolas usar as linguagens artísticas como recursos didáticos e como material nas diversas áreas do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de linguagens artísticas. a) Reisado, recital, poesia, telejornal. b) Colagem, cinema, instalação artística, palestra. c) Telejornal, escultura, canção, monólogo. d) Concerto, balé, monólogo, escultura. 7 Questão 673307 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioAna Mae Barbosa faz a seguinte afirmação em seu livro John Dewey e o ensino da arte no Brasil, ao abordar sobre a reforma educacional de 1971: “Esses cursos de graduação chamados ‘Licenciatura Curta em Educação Artística’ estão produzindo professores inóculos, uma vez que os administradores pretendem formar em dois anos um professor que, por lei (lei número 5.692,1971) ensinará, obrigatoriamente e ao mesmo tempo, artes visuais, música e teatro a alunos da primeira à oitava série e até mesmo alunos do segundo grau. Esse fato é, contudo, um exemplo bastante claro da cópia de modelos estrangeiros. A chamada ________ é, na verdade, uma versão reduzida incorreta do princípio da interdisciplinaridade, ou artes relacionadas, muito popular nas escolas americanas nos últimos dez anos”. (BARBOSA, 2001. p.51) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a reflexão da autora. a) Disciplina. b) Arte. c) Tecnocracia. d) Polivalência. 8 Questão 673308 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioNa música, ______ é o parâmetro relacionado à criação de linhas melódicas, melodias e harmonias. _________ conecta-se com a organização do ritmo; ____________ encontra correspondente musical na expressão dinâmica e também no ritmo; e ______ personaliza, da cor, caráter. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros sonoro-musicais de acordo com o texto anterior de modo a preencher CORRETAMENTE as lacunas. a) A duração, a altura, o timbre, a intensidade. b) A altura, a intensidade, o timbre, a duração c) A intensidade, a duração, a altura, o timbre. d) A altura, a duração, a intensidade, o timbre. 9 Questão 673309 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioChamamos de _______ todo e qualquer material produtor ou propagador de sons: produzidos pelo corpo humano, pela voz, por objetos do cotidiano, por instrumentos musicais acústicos, elétricos etc. Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Teca de Alencar Brito em seu livro Música na educação infantil (2003). a) Instrumento musical. b) Fonte sonora. c) Ruído. d) Som. 10 Questão 673310 | Artes, Ensino da Arte, ENEM, Ensino MédioOs arte-educadores “modernos” no Brasil veem os objetivos da educação artística como uma espécie de determinação burocrática ser obrigatoriamente incluída em projetos escolares, sem que tais objetivos mereçam ser postos racionalmente em operação. Como resultado, desenvolveu-se aulas de arte algo como uma colagem desconexa e irrefletidas de atividades, baseada em uma oscilação, sem planejamento, entre o desenvolver habilidade e o _____________. Assinale a assertiva que preenche CORRETAMENTE a lacuna. a) Tecnicismo. b) Desenho de observação. c) Laissez-faire. d) Paisagismo. Corrigir o simuladoSalvar PDF Deixe seu comentário (0) Participe, faça um comentário.