Entrar

Simulado: Simulado Filosofia (Fenomenologia): lista de 10 questões com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Simulado Filosofia (Fenomenologia): lista de 10 questões com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


1 resolveram
50% acertos
Difícil
0 ótimo
1 bom
0 regular
0 péssimo

(IF-RS 2015) Acerca da fenomenologia de Edmund Husserl, analise as afirmativas abaixo e marque “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.

( ) Enquanto saber fundado nas essências, é um conhecimento absolutamente necessário, em oposição ao conhecimento baseado na experiência empírica dos fatos contingentes.

( ) Analisa dados externos à consciência, ou seja, funda-se na essência dos fenômenos e na objetividade transcendental, pois as essências existem na consciência e no mundo exterior.

( ) O método fenomenológico deriva de uma atitude, presumidamente sem pressupostos, objetivando proporcionar ao conhecimento filosófico as bases sólidas de uma ciência de rigor.

( ) Busca a raiz de toda atividade filosófica e científica. Além disso, conduz à certeza do conhecimento e, por conseguinte, é ela uma disciplina a priori.

( ) O método fenomenológico é analítico, conduzindo a resultados específicos e cumulativos, como no caso de investigações científicas, fazendo inferências e conduzindo a teorias metafísicas.

 A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?


(Avança SP - 2022) A Fenomenologia é o estudo dos fenômenos. A fenomenologia questiona metafísica na unicidade da verdade e no conhecimento absoluto, bem como reconhece a relatividade da perspectiva do saber e da verdade. Este campo foi inicialmente estruturado por: 


(UNICENTRO/2010) Qual o postulado básico da fenomenologia?


(VUNESP 2015) A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, nesta perspectiva, tornam a definir essências, como por exemplo: a essência da percepção, a essência da consciência. A fenomenologia representa uma tendência filosófica que, inclusive, questionou os conhecimentos do positivismo, elevando a importância do sujeito no processo 


(UEM/2011 - MODIFICADA) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale as alternativas corretas.

I - A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. 

II - Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. 

III - Os filósofo da Fenomenologia, entre eles o francês Maurice Merleau-Ponty, defendem uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência.


(UEM/2010 - MODIFICADA) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, são corretas as alternativas: 

I - Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. 

II - Edmund Husserl buscou nos cursos de filosofia positiva, de Auguste Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. 

III - Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. 

IV - A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. 

V - O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade. 


(CEPERJ - 2013) Jean-Paul Sartre, em O ser e o nada, faz uma fenomenologia das dimensões temporais. Tendo em vista essa descrição fenomenológica sobre o passado e o presente, ele conclui que:


(FCC - 2015) Em relação à fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959), é correto afirmar:


(IDHTEC 2019) Faz parte dos conceitos da Teoria Fenomenológica, exceto:


(FEPESE - 2021) O final do século XIX e início do século XX foi marcado por uma série de pensadores que promoveram uma profunda crítica ao racionalismo.
Nesse contexto surge a fenomenologia, que desenvolveu a defesa de que:


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Filosofia ContemporâneaEnsino Médio2
Racionalismo ModernoEnsino Médio1
Filosofia AntigaEnsino Médio1
Conceitos FilosóficosEnsino Médio1
Escola de FrankfurtEnsino Médio1
Filosofia PolíticaEnsino Médio1
Sócrates e PlatãoEnsino Médio1
Filosofia modernaEnsino Médio1
Filosofia da CiênciaEnsino Médio1
AristótelesEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.