Entrar

Simulado: Teorias Sociológicas Clássicas: 10 questões ENEM com gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Teorias Sociológicas Clássicas: 10 questões ENEM com gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

(Unespar 2015) Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram, cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179.

É sabido que cada autor clássico da sociologia, apontado no texto acima, buscou um objeto para que pudesse, com seu método, observar a realidade social. Nesse sentido, enumere a segunda coluna a partir da primeira e, posteriormente, marque a alternativa correta:

1) Karl Marx                   ( ) Fatos Sociais

2) Êmille Durkheim        ( ) Classes Sociais

3) Max weber                 ( ) Ação Social


(UEG/2016) – O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada:


(UNICENTRO - 2016) De acordo com as teorias sociológicas clássicas acerca do papel do Estado, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Karl Marx concordava com as análises teóricas de John Locke e defendia valores, como o individualismo, a família e a propriedade privada.

( ) Émile Durkheim viu o Estado como fundamental na organização social, afirmando que esse deveria ficar hierarquicamente acima de todas as outras instituições.

( ) Max Weber, a partir de uma perspectiva universalizante, demonstrou que o recurso usual, porém não único, do Estado, é a dominação baseada na violência física legítima.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a


(UEMA) No conjunto da sua Sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação


Texto associado.

(UEA - SIS) Leia o texto para responder à questão.

O melhor método de análise social deve começar pelo real e pelo concreto. Em economia, começar-se-ia pela população, que é a base da produção como um todo. Mas, numa observação atenta, apercebemo-nos de que há aqui um erro. A população é uma abstração se desprezarmos as classes de que se compõe. Entretanto, essas classes são uma palavra oca se ignorarmos os elementos em que repousam, como o trabalho assalariado, o capital etc. O capital, sem o trabalho assalariado, sem o dinheiro, não é nada. Assim, se começássemos pela população teríamos uma visão caótica do todo e, através de uma análise, chegaríamos a conceitos e a determinações mais simples. Partindo daqui, seria necessário caminhar em sentido contrário até chegar finalmente de novo à população, que será, desta vez, uma totalidade de relações numerosas.

(Karl Marx. “Introdução à crítica da economia política”. Contribuição à crítica da economia política, 2015. Adaptado.)

A perspectiva metodológica do marxismo recebeu a denominação de


(UEL) A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.


(Unioeste 2013) – A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos. 

Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que 


(Unespar 2015) Enumere a segunda coluna a partir dos seus respectivos autores, ou seja, da primeira coluna. Posteriormente, marque a sequência correta:

1. Karl Marx

2. Max Weber

3. Êmille Durkheim

4. Auguste Comte

( ) Curso de Filosofia Positiva

( ) As Formas Elementares da Vida Religiosa

( ) Lições de Sociologia

( ) Apelo aos conservadores


(UPE) Leia o texto a seguir sobre a concepção do Estado Democrático.

Segundo Karl Marx, o Estado é o organismo de dominação de classe, de opressão de uma classe por outra. O Estado representa a violência estabelecida e organizada, a violência legal. Ele é um instrumento, não de conciliação, mas sim de luta das classes.

(POLITZER, Georges. Princípios Fundamentais de Filosofia. São Paulo: Hemus, 1954, p. 328.)

Na citação acima, o autor configura uma leitura crítico-reflexiva sobre a concepção do Estado na perspectiva da filosofia de Karl Marx. Com relação a essa temática, é CORRETO afirmar que


(UENP) O autor clássico da Sociologia Max Weber, diante da complexidade e multiplicidade das ações sociais presentes na sociedade, utiliza o denominado “tipo ideal” ou “tipo puro” em suas análises sociológicas. Com base nos conhecimentos prévios sobre o tipo ideal, na sociologia compreensiva de Max Weber, assinale a alternativa correta.


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Sociologia ContemporâneaEnsino Médio1
Teorias Sociológicas ClássicasEnsino Médio1
Identidade e DiversidadeEnsino Médio1
CapitalismoEnsino Médio1
Cultura e SociedadeEnsino Médio1
CidadaniaEnsino Médio1
Estratificação Social e DesigualdadeEnsino Médio1
Sociologia da EducaçãoEnsino Médio1
Economia e SociedadeEnsino Médio1
Divisão social do trabalhoEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.