Entrar

Simulado: Museus de Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM

Marque todas as questões do simulado desta página "Museus de Arte - Exercícios com Gabarito - ENEM" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


0 resolveram
0% acertos
n/d
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

Nas últimas décadas os museus de arte adotaram projetos expositivos voltados para o desenvolvimento das habilidades sensíveis, cognitivas e reflexivas do público fruídor.
As opções a seguir apresentam estratégias compatíveis com esta nova proposta, à exceção de uma. Assinale-a.


“Em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e o surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o País.” (PCN’s, pág.23). Qual peça de teatro de Nelson Rodrigues introduziu o teatro brasileiro na Modernidade?


Atribuir ao museu a função de agente educativo ocasionou uma redefinição e um alargamento social de suas práticas, bem como uma abertura para repensar o seu papel na sociedade contemporânea.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente funções socioeducativas dos museus de arte na atualidade, à exceção de uma. Assinale-a.


“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/

O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a) 


Nos últimos anos temos observado um fenômeno de transformação do papel dos museus no mundo contemporâneo, que pode ser sintetizado em três exemplos:

I – A incorporação das técnicas de mercado na difusão e promoção das atividades museológicas;
II – A edificação do museu como obra de arte;
III – O turismo utilizando o museu como lugar privilegiado.

Considerando a relação entre museus e turismo cultural, expostas nas sentenças II e III, selecione a instituição que mais se aproxima destas qualidades:


Leia o texto a seguir.

Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.

LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n. 87, 3/2018, p. 133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018

A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos.
( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático.
( ) Arte é um conceito indígena.
( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade. 


Eram objetivos da organização das coleções em exposição nas Galerias Nacionais e Museus Nacionais de Arte criados no século XIX, EXCETO:


Um curador de uma coleção de Mastozoologia está organizando uma nova exposição temática para o museu de história natural. Idealmente, ele deverá ter uma formação:


Em 1965, as primeiras imagens geradas por computador são expostas em Nova York e Stuttgart, na Alemanha. A primeira exposição de arte computadorizada tem lugar em Paris em 1971. Apesar da simplicidade, as imagens exibidas dão início a uma nova categoria da arte contemporânea que não cessa de incorporar cada vez mais possibilidades: a arte digital.

Assinale a alternativa que define corretamente arte digital.


Até a década de 1920, a arte brasileira exibida nos circuitos oficiais se restringia à arte acadêmica. A Semana de Arte de 1922, realizada no Teatro Municipal em São Paulo, é considerada por alguns críticos de arte como o marco divisor da arte no Brasil por apresentar novas tendências à produção artística nacional.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Semana de Arte de 1922.

( ) Visava traçar um perfil mais livre, com a quebra de cânones que impediam a renovação da criatividade artística: renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país, dominado pelas reproduções de obras acadêmicas impressionistas.
( ) Necessidade de “descobrir” ou “redescobrir” o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente, das amarras que ainda o prendiam à Europa.
( ) As obras mostradas no saguão do Teatro Municipal suscitaram reações divididas, inclusive a indignação dos visitantes.
( ) Foi uma semana que possibilitou a divulgação de diversos meios artísticos como música, arquitetura, pintura, escultura e design de produtos inspirados no neoconcretismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 


Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Arte ContemporâneaEnsino Médio2
Movimentos Artísticos do Século XXEnsino Médio2
Arte AsiáticaEnsino Médio1
Arte RupestreEnsino Médio1
Literatura do século XXEnsino Médio1
Arte abstrata expressionistaEnsino Médio1
Artes PlásticasEnsino Médio1
Escultura e ArquiteturaEnsino Médio1
Arte ModernaEnsino Médio1
Grandes Mestres da PinturaEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.